terça-feira, 7 de outubro de 2008

Receitas Cheirosas

Um cheiro convidativo e uma alquimia bem cuidada de sabores, cores e formas contam muito na hora de preparar uma refeição, por mais simples que seja. "O aroma estimula a salivação e prepara o organismo para receber e digerir os alimentos", explica a chef mineira Vãnia Amaral, especializada em culinária vibracional, uma fusão de princípios da filosofia oriental com fitoterapia e gastronomia. "Essa festa para os sentidos alegra o espirito".
Ervas e flores tranformam sal, açúcar, azeite e vinagre em verdadeiras surpresas para o paladar. E para o olfato também!

Veja agora algumas receitas aromáticas:

Sal Com Manjericão
500g de sal grosso e cerca de 100 folhas de manjerona. Em um pote com tampa, alterne camadas de sal grosso e folhas, terminando com o sal.Tampe bem. Deixe descansar por três semanas, atpe ficar aromatizado. Use na água para cozinhar o macarrão. Essa técnica é usada há séculos pelos napolitanos, dá um gosto especial a massa.

Açúcar com Baunilha
Em um pote com tampa, coloque meio quilo de açúcar refinado e uma fava de baunilha. Feche bem. Espere até o açúcar desprender o novo aroma(uma semana). Esse açúcar é ideal no preparo de bolos, doces e sobremesas.. Feche bem.

Vinagre Aromático
Depois de lavar e secar uma garrafa de vidro com capacidade de 1 litro, coloque um vinagre de boa qualidade e as ervas na quantidade indicada abaixo. Tampe e espere duas semanas. Fica ótimo para temperar saladas e carnes.

Vinagre de Sálvia: 10 folhas da erva fresca para 1 litro de vinagre.

Vinagre de Hortelã: 10 folhas frescas para 1 litro de vinagre.

Vinagre de Pimenta com Louro: 2 pimentas dedo-de-moça inteiras, com cabinho, e 2 folhas secas de folhas secas de louro para 1 litro de vinagre.

Azeite temperado:

Depois de lavar e secar uma garrafa de vidro com capacidade de 1 litro, coloque o azeite extra virgem e acrescente as ervas, como indicado abaixo. Tempere e espere duas semanas.

Manjerona com Alho: 5 galhinhos de manjerona fresca e 1 dente de alho para 1 litro de azeite.

Alcaparra:15 alcaparras para 1 litro de azeite.

Alecrim com orégano: 3 ramos de alecrim fresco e a mesma quantidade de orégano fresco para 1 litro de azeite.

Flor Adocicada
Essas flores ganham o sabor doce e enchem os olhos. Escolha uma flor (rosa, amor-perfeito, margarida) com pétalas ou mesmo um raminho, cultivada sem produtos químicos. Passe na clara de ovo e depois polvilhe com açúcar de confeiterio. Deixe secar bem.


5 comentários:

Mari disse...

Oi amiga, que delicia de post... muito interessante mesmo! Vou tratar de adotar esses costumes, pois o aroma e o sabor das ervas e flores na comida faz toda a diferença né?
Beijosss

BETO disse...

Bete, obrigado pelas palavras carinhosas no meu blog. Agora que conheci o seu blog vou visitá-lo sempre também. Abraços.

Nela disse...

Bete, como vai? á tanto tempo que näo nos falamos! está zangadinha comigo? sabe tive pc. com avaria, e como desgraca nunca vem só se avariou o portátil também, e amiga näo sei que se passa tenho tentado comentá la e seu blog näo deixa,várias vezes mesmo.Espero voltar a reconquistar a minha amiga, que eu já tinha grande carinho. Beijos e um ´ptimo dia.

ATEFAR disse...

O Ibama apreende madeira ilegal e deixa apodrecer... Mais detalhe na última postagem.

Abraços,
Nice.

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Bete querida!!!! Amei estas dicas e vou fazê-las com certeza!!!
bjks,
Fernanda
http://mamocomacucar.sampasite.com

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA