quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Bolo de Banana Inteligente com Aveia + Farinha de Trigo + Farinha de Milho +Iogurte Natural



Porque bolo inteligente? Eu explico:

Eu usei alimentos funcionais que são aqueles alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que forneça beneficio à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças. De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

Milho e o Trigo - Previne as doenças cardiovasculares, também previne e controla doenças auto- imunes e doenças inflamatórias.

Aveia - Entre os cereais integrais, a aveia tem um destaque especial pelas inúmeras funções que apresenta para o organismo humano. A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras. Atualmente, ela está em evidência pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.

O Iogurte -O iogurte é produzido a partir da ação de dois microorganismos: o Streptococcus thermophilus e o Lactobacillus bulgaricus no leite. Essas bactérias consomem a lactose, o açúcar do leite, para obterem energia e em contrapartida eliminam o ácido lático que coalha o leite. O iogurte então preserva a gordura, os minerais e as vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose, se tornando um alimento de muito mais fácil digestão que este.

Estes microorganismos presentes no iogurte ajudam a regular o funcionamento intestinal e auxiliam na prevenção do crescimento de bactérias e outros agentes infecciosos causadores de doenças. Também é um importante alimento na produção de energia, oxigenação das células, fortalecendo os neurotransmissores e equilibrando as funções neurológicas.

Possui importantes nutrientes como proteínas, vitaminas A e do Complexo B e sais minerais importantes como o cálcio e o zinco. Com estes elementos ajuda na construção e reparação dos tecidos do corpo(pele,unhas e cabelos) e dos ossos;cria anticorpos, hormônios e enzimas;ajuda a combater acnes, furúnculos,abcessos e a queda de cabelos e fortalece o sistema imunológico,combatendo os radicais livres e ajudando a retardar o envelhecimento.

A banana é uma ótima fonte de energia muscular pois é um concentrado de carboidratos, razão porque os atletas recorrem a esse aporte, após grande esforço físico.
Este fruto da bananeira possui muitos minerais, como potássio que é revitalizante do sistema muscular, o fósforo que fortalece os ossos; e o sódio e o ferro que dão vigor ao organismo.Pessoas que fazem dieta, geralmente, cortam a banana de sua alimentação, achando que ela faz engordar, mas ao contrário, são poucas suas proteínas e o fruto tem apenas 90 calorias. Esta fruta tem muita fibra que sacia rapidamente o apetite.

Sendo muito aconselhável para problemas gástrico, sobretudo para diarreias, quando ainda está verde; e para constipação (prisão de ventre), quando está madura.Outra qualidade da banana é a de tranquilizante, embora sua ingestão seja também recomendada para facilitar o bom funcionamento dos rins ou também para enriquecer o leite materno.

A banana não contém colesterol e possui vitaminas A, B e C, por isso imunizando o corpo.Ela possui ainda outra vantagem, pois, seu açúcar é tolerado pelas pessoas diabéticas, podendo deste modo adoçar a alimentação monótona e rotineira deste grupo de pessoas.
Vamos ao que interessa a receita que é fácil e super saudável.


Ingredientes:
3 bananas nanicas (dágua)
2 xícaras de açúcar
4 colheres (sopa) margarina
3 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de aveia
1 xícara (chá) de fubá (Farinha de milho)
1 copo de iogurte natural
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
açúcar com canela à gosto para polvilhar


Preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Amasse as bananas com um garfo e reserve também. A seguir bata bem as gemas com o açúcar e a margarina. Acrescente o iogurte a farinha, o fubá e a aveia. Misture bem. Coloque as bananas amassadas, a canela em pó, as claras em neve ,mexendo delicadamente. Por último acrescente o pó royal e misture delicadamente. Coloque em uma forma untada e enfarinhada, asse em forno médio por mais ou menos uns 40 minutos ou até que ao enfiar um palito este saia limpo. retire do forno e jogue por cima a canela com açúcar.



A massa fica super cremosa e o bolo fica macio, úmido e super cheiroso. Pode fazer que não vai se arrepender. É um bolo super saudável e se quiser pode trocar o açúcar branco pelo mascavo.



9 comentários:

risonha disse...

já tenho a receita anotada para fazer assim que possa.
este bolo deve ficar delicioso.

Nani disse...

Do blog da Bete também é cultura!
Parabéns pelo bolo amiga, esse é de comer com prazer!! E fica bonito ele!
Beijos

Nela disse...

Bete querida, tem razão bolo inteligente, sabe eu tb, uso muito ,sempre usei aliás, mas agora com a máquina de fazer o pão utilizo muito a farinha de milho a integral, assim como até o farelo, faz bem a tudo até aos intistinos faz tão bem, alimentação saudável mesmo, mas gostei de aprender consigo amiga, beijinhos espero que esteja a correr tudo bem com o filho e a sua sogra, beijinho.

Anônimo disse...

Puxa, gostei da dica. Por acaso vc conseguiu testar a pipoca doce? Bjs

Betechef disse...

Vou testar amanhã sem falta e coloco aqui o resultado. Você tem algum blog?
Aguardo resposta.
Bjs!

Rose Oliveira disse...

Amei a receita e as dicas...
vim te oferecer um selinho Bete, passe lá na minha cozinha.
Beijos.

Linda disse...

Olá!
O bolo deve ser muito saboroso.Quando visito o seu cantinho saio sempre a saber mais qualquer coisa.Hoje foi um desses dias.
Desejo que tenhas um bom fim de semana.
Bjs.
Linda

Unknown disse...

Olá Bete adorei essa receita ja anotei para experimentar, sou fã de receitas como essa beijos. Bom fim de semana

Elisa* disse...

É uma delícia! Fiz com açúcar mascavo. Por cima dois pedaços de chocolate amargo com amêndoas. O chocolate amargo têm antioxidantes e menos gordura. A amêndoa é rica em Fósforo, Ferro, Cálcio e vitaminas do Complexo B. Eu não tinha farinha de milho e usei a de arroz. Coloquei em forminhas de muffim, assim fica fácil para colocar na lancheira das crianças e nas nossas bolsas também.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA