domingo, 10 de julho de 2011

Bolo Vapt Vupt de Casca de Banana em duas Versões


 Já fiz esse bolo duas vezes e o sucesso foi enormel. Hoje fiz na versão chick e mais uma vez ficou um espetáculo...me delculpe a falta de modestia, mas realmente este bolo é sensacional, uma verdeira gostosura. É super simples, não dá trabalho, é só bater tudo no liquidificador. O bom é que estamos aproveitando a casca da banana que é rica em Vitamina A, Complexo B, Sódio, Fóforo e o mais importante a casca de banana tem o dobro de potássio, 0,9 g, em relação ao encontrado na polpa da fruta, com 0,4 g. A carência de potássio causa fraqueza, desorientação mental e fadiga muscular.


Receita deste Bolo Simples:














Ingredientes: 
1 xícara (chá ) de óleo
3 ovos inteirios
2 xícaras (chá) de casca de banana lavadas e picadinha
2 xícaras (chá )de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de farinha de fermento em pó

Preparo:
Coloque  o óleo, os ovos e as cascas da banana no liquidificador. Bata bem e vá colocando o restante dos ingredientes. Eu bati tudo  no liquidificador, se você achar necessário despeje a parte liquida em uma vasilha e misture a farinha e o fermento em pó. Coloque a masa em uma forma de tamanho médio untada e enfarinhada. Leve ao forno médio por uns  40 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.

 Receita deste Bolo:












Ingredientes:
1 xícara (chá ) de óleo
3 ovos inteirios
Casca de  3 bananas lavadas e picadinhas (use as bananas
para decorar o bolo)
2 xícaras (chá )de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de farinha de fermento em pó
margarina para untar a forma
canela em pó e açúcar cristal para polvilhar a forma

Preparo:
Unte uma forma com a margarina, polvilhe com açúcar cristal e canela. A seguir lave bem as bananas, descasque-as e corte-as  em rodelas, decore a forma. Reserve. Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque na forma reservada.


É Bom Saber: 

Nutrição: 

O valor do alimento que é jogado fora
As pessoas costumam jogar no lixo cascas de frutas e folhas e talos de hortaliças, que muitas vezes contêm nutrientes como vitamina C, carboidratos, proteínas e fibras em quantidades maiores do que as encontradas nas partes consumidas desses produtos.

O valor nutricional de frutas e legumes não é nenhuma novidade. O que as pessoas não sabiam é que as cascas, folhas e talos de alguns desses alimentos possuem nutrientes como vitamina C, carboidratos, cálcio e fibras, muitas vezes em quantidades superiores às da própria polpa. Essa descoberta faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Biociências (IB), campus de Botucatu, que avaliou o valor nutricional, em cada 100 gramas, de 20 espécies de frutas e hortaliças das mais consumidas pelos brasileiros. 

O estudo integra o projeto Alimente-se Bem, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) de São Paulo, que ensina donas-de-casa de comunidades carentes a preparar receitas baratas e nutritivas. (Leia texto na página ao lado.) “Sempre soubemos que as cascas também contêm vitaminas e nutrientes, mas não conhecíamos a quantidade dessas substâncias”, comenta Tereza Watanabe, diretora de Alimentação do Sesi-SP, que solicitou a ajuda da UNESP para a realização do projeto.

“Por falta de conhecimento da população sobre o valor nutricional dos talos, folhas e cascas e como aproveitá-los nos pratos, eles acabam indo para o lixo, algo inadmissível em um país em que a desnutrição atinge cerca de 22 milhões de pessoas”, comenta Giuseppina Lima, docente do Departamento de Química e Bioquímica do IB e coordenadora da pesquisa. 

Presença da vitamina C
A folha da couve-flor foi o produto que mais surpreendeu os pesquisadores. Embora geralmente não seja aproveitada no preparo de pratos, o estudo constatou que 100 g da folha contêm 122 mg de vitamina C, quantidade quatro vezes
maior do que no mesmo volume da polpa da laranja, por exemplo. A casca do mamão, por sua vez, registrou 52 mg. “Esses dois alimentos possuem níveis acima da dose diária de 45 mg da vitamina, recomendada pelos médicos”, aponta Giuseppina.
A vitamina C é um dos nutrientes mais importantes para o organismo. Sua carência pode levar a distúrbios neurológicos, dores musculares, perda de dentes e ao escorbuto, doença que provoca hemorragia nas gengivas. Outra função importante é a de neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas associadas ao envelhecimento e à formação de tumores. Goiaba, acerola, morango, tomate, pimentão, manga, caju e limão também têm bons níveis da vitamina. 

Já em 100 g de casca de laranja, os pesquisadores acharam 107 mg de fósforo, volume bem superior ao verificado na polpa da fruta (18 mg). Esse elemento químico é utilizado pelas células humanas para armazenar e transportar energia em forma de calorias. “O fósforo potencializa os efeitos de algumas vitaminas, especialmente as do complexo B, que ajudam a transformar os carboidratos, lipídios e proteínas em energia, fortalecendo os sistemas neurológico, dermatológico e gastrintestinal”, revela Giuseppina. No estudo, essa substância foi encontrada ainda na casca do mamão, no talo do espinafre, na folha e no talo da salsinha.

Na casca da laranja, também foi detectado cálcio na concentração de 362 mg. Outro destaque foram as folhas do salsão, com 66 mg dessa substância, que faz parte da constituição dos ossos, dentes e músculos. “É um mineral que controla a atividade hormonal, evita contraturas musculares e cãibras, além de auxiliar a transmissão de impulsos nervosos”, esclarece Suraya Rocha, que realizou, com esse estudo, a sua dissertação de mestrado no IB. 

Níveis de carotenóides
Em quantidade de 68 mg, o cálcio também é encontrado na rama da cenoura, cuja polpa é rica em carotenóides (119 mg). Esses pigmentos, responsáveis pela cor dos alimentos, auxiliam o crescimento ósseo e estão relacionados à vitamina A, sendo antioxidantes associados à prevenção do câncer de pulmão, pele e estômago. São recomendados, ainda, em casos de doenças cardiovasculares, aids e processos ligados ao envelhecimento, como o mal de Alzheimer. As cascas de abóbora, goiaba e mamão são outros produtos que apresentam esses pigmentos. “Nos vegetais, os níveis de carotenóides aumentam à medida que eles amadurecem”, observa Suraya. 

Na rama da cenoura, as análises identificaram teor de 25 mg de ferro, quantidade necessária para suplementação diária de homens e mulheres. A deficiência desse elemento, responsável pelo transporte do oxigênio na hemoglobina do sangue, costuma causar anemia. “Trata-se de um dos minerais mais importantes na absorção de substâncias fundamentais para a vida”, afirma Pedro Magalhães Padilha, que integrou o grupo do IB.
Outro produto rico em nutrientes é a casca de limão, que possui 3 g de proteínas a cada 100 g, o maior volume entre as frutas estudadas. “Compostas por vários aminoácidos que ajudam a formação de novas proteínas, elas são ligadas ao bom funcionamento do sistema de defesa, que combate bactérias e vírus”, aponta Padilha.

As cascas de limão também se mostraram as mais ricas em fibras, com 6,7 g. O baixo consumo de fibras pode originar problemas que vão de prisão de ventre a câncer de cólon. Seu consumo reduz os índices de glicemia e colesterol no sangue, o que previne as doenças do coração. Componentes de muitas frutas, hortaliças e cereais, as fibras são encontradas ainda nas cascas de laranja
(6,4 g) e maracujá (5,2 g). “Os indivíduos adultos devem ingerir de 30 g a 35 g de fibras por dia”, alerta Giuseppina.

Dieta mais saudável
O estudo demonstra que as camadas externas de várias frutas são ricas em carboidratos, que fornecem energia às células, fortalecem a parede celular e servem de reserva energética. As cascas do abacaxi (4 g), da maçã (4,7 g) e da laranja (12 g) podem ser aproveitadas em várias receitas de bolos e sobremesas. De qualquer forma, a polpa da banana superou todos os demais produtos analisados, com 14 g de carboidratos. Um grama de carboidrato possui 3,7 calorias – valor utilizado para medir o valor energético dos alimentos.
Outro componente importante das cascas de algumas frutas são os lipídios, encontrados principalmente no limão (0,9 g), na laranja (0,7 g) e na maçã (0,7 g). “Cada grama dessas moléculas de gordura possui 9 calorias de energia”, destaca Giuseppina. “Eles fazem parte da membrana celular e exercem no organismo um importante papel de transportar elétrons, hormônios e vitaminas A, D, E e K.” A pesquisadora ressalta que é recomendável o consumo de 80 g de lipídios por dia.

Um dos nutrientes mais importantes para a formação dos dentes e ossos nas crianças, o potássio foi encontrado (2,3 mg) nas folhas do salsão. A substância também aparece em quantidades expressivas na rama da cenoura (1,1 mg), na casca do limão (1,9 mg) e no talo do espinafre (1,0 mg). A casca de banana tem o dobro de potássio, 0,9 g, em relação ao encontrado na polpa da fruta, com 0,4 g. A carência de potássio causa fraqueza, desorientação mental e fadiga muscular. 

Segundo Giuseppina, os próximos passos da pesquisa serão ampliar o número de espécies vegetais analisadas e comparar os valores nutricionais com as formas de cultivo e armazenamento dos alimentos. “Vamos continuar a estudar partes geralmente descartadas dos vegetais, para proporcionar à população uma dieta mais saudável; afinal de contas, uma alimentação balanceada é o primeiro passo para uma vida saudável”, argumenta.

Fonte da Pesquisa: Portal Unispe






14 comentários:

Gina disse...

Oi, Bete!
Já fiz algumas vezes e confirmo que é muito bom. Até ensinei para mães carentes, como forma de aproveitamento integral e por ser nutritivo mesmo.
Boa semana!

Ana disse...

Olá Bete!
Adorei a receita,parece bem fofa a massa,já anotei.Obrigada por compartilhar mais esta delícia.
boa noite e abençoada semana pra vc.

Sonia disse...

Cada vez que você faz esse bolo,mais gostoso ele fica, sem contar a maciez que é!

Betechef disse...

Obrigada norinha querida, mas este bolo é realmente uma maravilha.
Bjs! Volte Sempre!

Fla disse...

Que delícia!
Eu já comi a casca da banana frita como bife a milanesa e é uma delícia.
Vou fazer teu bolo com certeza.
Beijos

Salles disse...

Entrei e fiquei a vontade como vc sugeriu. Adorei as receitas, tanto que trouxe umas p/ meu blog. vou voltar muitas outras vezes. Vem cá depois me fazer uma visitinha. bijos
receitasesabores_s.blogspot.com
profmarinalda.blogspot.com
e-mail: salles_l@hotmail.com

Pense e evolua disse...

bom dia! Parabéns pela receita, mas tu precisa arrumar a palavra 'modestia' no texto, que escreve-se modéstia na forma correta.

Unknown disse...

Amei essas receitas, a mtt tempo procurava uma que se parecia cm uma q minha fazia... Aí achei seu blog, fiz o bolo invertido decorado cm as bananas, mh família amou , ficou fofo, delicioso ����... Farei hoje novamente !!! Bjjs������

Unknown disse...

Delícia, fiz no microondas 11minutos apenas

Unknown disse...

Delícia, fiz no microondas 11minutos apenas

Betechef disse...

Ótimo saber que fica bom no micro-ondas. Adoro cozinhar no micro-ondas também.
O próximo farei no micro. Obrigada pela dica meninas. Amei!
Voltem sempre!

Unknown disse...

Será que com apenas 2 ovos da certo?

Anônimo disse...

Parece ficar bom..as gostaria de saber se não vai leite???

Unknown disse...

Muito bom já fiz mto esse bolo d casca de banana uma delícia , já passei até a receita p amiga, parabéns obrigada

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA