Há muito se sabe que os ovos são um dos ingredientes mais valiosos para qualquer cozinheiro. Além de ficarem uma delícia quando preparados das formas mais simples – cozidos, mexidos etc. –, são indispensáveis numa infinidade de receitas. Além disso, trazem benefícios para a saúde e são uma das fontes de proteína mais baratas que existem.
1 – Cozinhar - Ponha um ovo médio (em temperatura ambiente) numa panela com água morna suficiente para cobri -lo. Espere ferver e depois reduza o fogo. Deixe cozinhar em fogo brando por 3 ou 4 minutos se quiser ovos quentes com gemas moles e 7 minutos se preferir ovos quentes com gemas duras. Retire o ovo com uma escumadeira. Se quiser a gema mole, corte a parte de cima para conter o processo de cozimento. Coloque o ovo quente com gema dura numa tigela com água fria para esfriá -lo (isso evita a formação de um anel escuro em volta da gema). Descasque-o quando não estiver mais tão quente.
2 - Misturar (ovos mexidos) - Quebre os ovos numa tigela e acrescente 1 colher de sopa de leite semidesnatado por ovo, sal e pimenta a gosto. Misture bem. Derreta um pouco de manteiga numa panela antiaderente em fogo brando. Quando a manteiga estiver quente, acrescente a mistura e mexa até os ovos ficarem mais firmes, mas ainda moles e brilhosos. Retire -os da panela para que não continuem cozinhando. Tome cuidado para não cozinhar demais e tornar os ovos secos e granulosos. Também é possível preparar ovos mexidos numa panela própria para tal ou numa tigela refratária colocada sobre uma panela com água quente: o tradicional banho-maria.
4 – Fritar - Derreta um pedaço pequeno de manteiga numa frigideira antiaderente em fogo médio. Quebre os ovos na frigideira, baixe o fogo e tampe a panela. Frite por 4 a 6 minutos ou até os ovos ficarem como você gosta. Outra opção consiste em não tampar a panela. Se fizer desse modo, quando a clara ficar pronta, vire o ovo com cuidado usando uma escumadeira e frite por mais 30 segundos.
Fonte: yahoo! Mulher Brasil
É Bom Saber:
Finalmente uma boa notícia – Um epidemiologista nutricional da Escola de Saúde Pública de Harvard disse ter confirmado que comer um ovo por dia não aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame. Foi anunciada também uma vacina que aumenta em 35% o nível no sangue de HDL, o bom colesterol e diminui m cerca de 40% o LDL, o ruim. Testada primeiro em animais, já está pronta para entrar no mercado. Um ovo grande contém cerca de 215 miligramas de colesterol, mais do que qualquer outro alimento com a mesma quantidade de calorias. Ao avaliar por um período de 10 anos cerca de 120 mil homens e mulheres, o referido cientista concluiu que não havia diferença significativa de risco entre os que consumiam 7 ovos por semana e os que consumiam apenas
1. Outros nutrientes benéficos existentes no ovo compensam o perigo. A Associação Americana do Coração não desmereceu o estudo da Harvard, mas fez questão de frizar que continua a recomendar que não se consuma mais de 300 miligramas de colesterol por dia. Até o momento, a melhor forma que a ciência oferece para reduzir o colesterol ruim é aumentando o bom, com a velha dupla: dieta e exercícios moderados, mas freqüentes. Os poucos remédios existentes tem apresentado resultados pouco satisfatórios e consequentemente são abandonados. O tratamento com a vacina deverá ser feito com 2 a 3 doses por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário