domingo, 16 de outubro de 2011

Colesterol e Ovos


Há muito se sabe que os ovos são um dos ingredientes mais valiosos para qualquer cozinheiro. Além de ficarem uma delícia quando preparados das formas mais simples – cozidos, mexidos etc. –, são indispensáveis numa infinidade de receitas. Além disso, trazem benefícios para a saúde e são uma das fontes de proteína mais baratas que existem.

Existem diversas formas de preparar os ovos e torná-los uma refeição saborosa e inesquecível. Saiba por onde começar:

1 – Cozinhar - Ponha um ovo médio (em temperatura ambiente) numa panela com água morna suficiente para cobri -lo. Espere ferver e depois reduza o fogo. Deixe cozinhar em fogo brando por 3 ou 4 minutos se quiser ovos quentes com gemas moles e 7 minutos se preferir ovos quentes com gemas duras. Retire o ovo com uma escumadeira. Se quiser a gema mole, corte a parte de cima para conter o processo de cozimento. Coloque o ovo quente com gema dura numa tigela com água fria para esfriá -lo (isso evita a formação de um anel escuro em volta da gema). Descasque-o quando não estiver mais tão quente.

2 - Misturar (ovos mexidos) - Quebre os ovos numa tigela e acrescente 1 colher de sopa de leite semidesnatado por ovo, sal e pimenta a gosto. Misture bem. Derreta um pouco de manteiga numa panela antiaderente em fogo brando. Quando a manteiga estiver quente, acrescente a mistura e mexa até os ovos ficarem mais firmes, mas ainda moles e brilhosos. Retire -os da panela para que não continuem cozinhando. Tome cuidado para não cozinhar demais e tornar os ovos secos e granulosos. Também é possível preparar ovos mexidos numa panela própria para tal ou numa tigela refratária colocada sobre uma panela com água quente: o tradicional banho-maria.

3 - Assar (en cocotte) - Unte alguns ramequins com um pouco de óleo ou manteiga e quebre um ovo no interior de cada um. (Se quiser um prato mais substancial, acrescente aos potinhos pedaços de salmão defumado, espinafre ou cogumelos levemente cozidos.) Tempere com um pouco de manteiga. Coloque os ramequins numa assadeira e despeje água fervente na assadeira até cobrir os potinhos pela metade. Asse no forno pré -aquecido a 180oC por 10 a 15 minutos ou até formar uma crosta. Sirva quente.



4 – Fritar - Derreta um pedaço pequeno de manteiga numa frigideira antiaderente em fogo médio. Quebre os ovos na frigideira, baixe o fogo e tampe a panela. Frite por 4 a 6 minutos ou até os ovos ficarem como você gosta. Outra opção consiste em não tampar a panela. Se fizer desse modo, quando a clara ficar pronta, vire o ovo com cuidado usando uma escumadeira e frite por mais 30 segundos.

Fonte: yahoo! Mulher Brasil 

É Bom Saber:

Finalmente uma boa notícia – Um epidemiologista nutricional da Escola de Saúde Pública de Harvard disse ter confirmado que comer um ovo por dia não aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame. Foi anunciada também uma vacina que aumenta em 35% o nível no sangue de HDL, o bom colesterol e diminui m cerca de 40% o LDL, o ruim. Testada primeiro em animais, já está pronta para entrar no mercado. Um ovo grande contém cerca de 215 miligramas de colesterol, mais do que qualquer outro alimento com a mesma quantidade de calorias. Ao avaliar por um período de 10 anos cerca de 120 mil homens e mulheres, o referido cientista concluiu que não havia diferença significativa de risco entre os que consumiam 7 ovos por semana e os que consumiam apenas

1. Outros nutrientes benéficos existentes no ovo compensam o perigo. A Associação Americana do Coração não desmereceu o estudo da Harvard, mas fez questão de frizar que continua a recomendar que não se consuma mais de 300 miligramas de colesterol por dia. Até o momento, a melhor forma que a ciência oferece para reduzir o colesterol ruim é aumentando o bom, com a velha dupla: dieta e exercícios moderados, mas freqüentes. Os poucos remédios existentes tem apresentado resultados pouco satisfatórios e consequentemente são abandonados. O tratamento com a vacina deverá ser feito com 2 a 3 doses por ano.

Fonte: http://pt.shvoong.com




Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA