segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

As Especiarias ajudam a controlar o colesterol e, de quebra, retardar o envelhecimento

                                     











 Canela e Açafrão


O médico e pesquisador americano Nicholas Perricone estudou os benefícios dessas duas especiarias e garante que ambas produzem efeitos benéficos à saúde:  algumas pitadas de açafrão, por exemplo, produzem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes significativos- o que ajuda a retardar o envelhecimento. Tem mais: o simples fato de mexer o cafezinho com um pau de canela já é o suficiente para diminuir o nível de açúcar no sangue. Veja mais benefícios:


Canela
- Ajuda a aumentar a capacidade das células para utilizar a glicose, podendo, portanto, normalizar o nível de açúcar no sangue. Menos da metade de uma colher (chá) de canela por dia diminui em 20% o nível de açúcar no sangue, reduz entre 7% e 27% o colesterol e baixa os triglicérides entre 23% e 30%. 


- Os óleos essenciais de canela ajudam a impedir o crescimento de bactérias e fungos, como o Candida albicans, que provoca a candidíase.


- Até o perfume da canela proporciona benefícios: melhora o processamento cognitivo do cérebro, estimulando a atenção, a memória e a agilidade visual e motora. Por isso, velas e aromatizantes de canela em casa são indicadas.


Açafrão
- A especiaria também pode ser considerada uma fonte de antioxidantes poderosos contra o câncer e doenças cardiovasculares.

- Outra substância, a curcumina, também é encontrada no açafrão e traz benefícios à saúde.  Ela constitui apenas 3% a 5% do açafrão, mas esse pouquinho já representa um grande impacto positivo.
- O médico Perricone recomenda o uso do açafrão até mesmo para quem está preocupado com a estética. “Isso pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento e promover rejuvenescimento em todo o organismo, inclusive na pele”, afirma.

-  Atua na prevenção da doença de Alzheimer.

- Protege o fígado.

- Amplia os benefícios terapêuticos quando usada em conjunto com peixes de águas geladas ou óleo de peixe (ricos em ácidos graxos essenciais ômega-3).


Fonte:Blog da Karlinha

Curiosidades:
Os árabes tanto utilizavam o açafrão na cozinha - ainda hoje tomam café com cardamomo e açafrão - como na medicina, graças às suas propriedades anestésicas e anti-espasmódicas. Mas uma das primeiras referências históricas provém de um texto egípcio escrito cerca de 1500 a.C., que refere o cultivo de açafrão em Luxor.

Não deve pois andar longe da verdade a história segundo a qual Cleópatra utilizava a essência de açafrão para seduzir.

Sabe-se, por exemplo, que os fenícios tinham a tradição de passar a noite de núpcias em lençóis coloridos com açafrão e que os gregos antigos, além de o utilizarem para combater as insónias e curar as ressacas, o consideravam um afrodisíaco poderoso, quando misturado no banho.

Hipócrates, o pai da medicina, descreve-o como um medicamento e Celsus, na Roma pré-cristã, utilizava o açafrão na composição de vários medicamentos contra as dores, a letargia, as cataratas e os venenos.

Uma referência ainda mais distante, um livro de medicina chinesa datado de 2600 a.C., considera o açafrão um fortificante e estimulante sexual.

2 comentários:

Nilson disse...

OLÁ EU GOSTO MUITO DO SEU BLOG ESTOU SEMPRE VISITANDO ELE. EU COMECEI A POUCO TEMPO COM O MEU BLOG MAS JÁ TENHO UM NÚMERO BOM DE VISITAS DIARIAS SE A GENTE PODER SER PARCEIRO
MEU E-MAIL: nilsonbrasil1@hotmail.com
MEU BLOG: vl35.blogspot.com

Gina disse...

Gosto demais de especiarias. Uma pitada delas e o sabor do prato se modifica completamente.
Tenha um 2012 de paz e saúde, com muitos momentos felizes, querida!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA