quarta-feira, 2 de maio de 2012

Flores "Quaresmeira de Jardim, Camarão Amarelo e Vermelho"

A natureza é realmente deslumbrante não?!... Achei linda essas flores, fotografei, ai estão com suas curiosidades e histórias. Espero que aprecie! Boa Noite, Bom Dia!


Quaresmeira de jardim" A flor que anuncia a Páscoa"



A Quaresmeira também é conhecida como cuipeúna, manacá-da-serra, flor-de-maio, flor-da-quaresma, jacatirão-de-capote e pau-de-flor. As espécies de maior ocorrência na Mata Atlântica são a Tibouchina mutabilise a Tibouchina sellowiana. Nas fotos abaixo, além dessas duas espécies, estão representadas várias outras, entre árvores, arvoretas e arbustos.
Elas têm esse nome porque parte da floração mais intensa é próxima ao período religioso da Quaresma, que vai da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa, período de reflexão que antecede a Páscoa para os católicos. Outra coincidência: a cor símbolo da Páscoa é o roxo, mesma tonalidade de cor das flores da quaresmeira. 



As flores são solitárias, grandes, vistosas e duráveis. Desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. 

Sua madeira apesar de ser de qualidade inferior é indicada para a construção de vigas, caibros, obra internas, postes, esteios e moirões para lugares secos. 

Camarão Vermelho
Nome científico: Justicia brandegeana

Nomes populares: Camarão-vermelho e camarão

Nativo do México, o camarão-vermelho é uma herbácea ereta muito ramificada a partir do solo e com ramos finos, alongados e flexíveis. Embora o nome científico mais utilizado seja Justicia brandegeana, em alguns lugares é conhecido pelo sinônimo Beloperone guttata.
Apresenta folhas pilosas, opostas, com pontas curtas e face dorsal verde-pálido. As inflorescências são o grande destaque pelo colorido e pela forma diferenciada, pois são longas e com brácteas vermelho-escuras quando adultas e verdes quando jovens.
Aliás, acredita-se que essas estruturas sejam as responsáveis por seu nome popular. Deve ter originado pelo fato da inflorescência se assemelhar a um camarão, pelo formato e pela cor avermelhada das brácteas. Em países da América hispânica e nos Estados Unidos, a espécie tem nomes populares com o mesmo significado, em suas respectivas línguas é chamada de camarón e shrimp.
As flores brancas e diminutas (medem de 3 a 8 cm de comprimento) aparecem em espigas terminais pendentes durante quase o ano todo. Mas murcham rapidamente. Há ainda uma variedade com flores amarelas. Por acolherem grande quantidade de néctar, são muito visitadas por borboletas, além dos beija-flores, seus polinizadores.
Apropriado para bordaduras e ao longo dos muros e paredes ou em conjunto, compondo canteiros, o camarão-vermelho também é plantado em vasos. Por ser proveniente de regiões tropicais, desenvolve-se melhor em temperaturas elevadas e amenas, não resistindo a geadas. Embora seja de pleno sol, cresce bem à meia sombra, gosta de solo rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido sempre úmido, mas sem excesso de água.




Também conhecido por camarão-amarelo, tem sua origem no Peru.Floresce na primavera e no verão, pode medir de 0,50 cm a 1 metro de altura.

Arbusto semi-herbáceo de ramagem ereta e ramificada. Apresenta vistosas flores amarelas, muito visitadas por beija-flores, e deve ser cultivado em sol-pleno ou meia-sombra em solo úmido e rico em nutrientes. Prefere clima quente e úmido e não suporta temperaturas muito baixas. Pode ser cultivado em vasos, em canteiros formando conjuntos ou contornando muros e paredes, se propaga por meio de estacas de ponta de ramos.

Essa planta é visitada por beija-flores, que a polinizam, e por isso, é disposta em canteiros ou mesmo embaixo de árvores. Também podem ser plantadas em vasos, grupos ou renques, acompanhando muros e paredes. Além disso é apropriada para jardins tropicais.



4 comentários:

Fá disse...

Muito lindooo !!! Amei !!!
Bjs

A Paixão da Isa disse...

gostei mt da cor das primeiras é mt bonita e depois das outras pois eu adoro flores bjs

Betechef disse...

Obrigada Fá pela visita e pelo comentário!Amei sua visita! Volte Sempre!
Bjs!

Elisabeth disse...

amo as flores eu tenho elas em meu jardim, mas não sabia i nome agora sei camarão eu tenho amarelobjss o muito obrigada por tudo, gostaria de postar no facebook mas não achei

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA