quinta-feira, 21 de junho de 2012

Coalhada e seus benefícios para a saúde

Você adora iogurte, mas faz nariz torto para a coalhada? Pois saiba que este alimento, além de ser uma delícia e não conter conservantes, faz bem para a pele, para o funcionamento do intestino e, até mesmo, ajuda a reduzir o mau colesterol.

Segundo a nutricionista Andrezza Botelho da Silva, a coalhada é a parte sólida resultante da coagulação do leite. A parte líquida, por sua vez, é chamada de soro do leite. “A preparação de leites fermentados é uma forma natural de conservação do leite, já que a acidificação funciona como um conservante natural contra o desenvolvimento de muitas bactérias nocivas aos seres humanos”, garante a nutricionista.

Benefícios do consumo da coalhada:

Andrezza Botelho explica que a coalhada é um alimento de altíssimo valor nutritivo, mas destaca o elevado valor biológico das proteínas existentes no leite fermentado. “Estas proteínas proporcionam o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino humano, o que resulta na melhor absorção de cálcio pelo organismo”, explica.

O consumo regular de coalhada, graças aos lactobacilos (microorganismos do bem) presentes no alimento, também recupera e equilibra a flora intestinal, melhorando as suas funções e ajudando em casos de prisão de ventre ou de diarréias. “Por esta característica, a coalhada ajuda a modular diarréias causadas por antibióticos, quimioterapias, radioterapias e situações de estresse, sendo muito receitada em hospitais e tratamentos médicos”, complementa Andrezza Botelho.

A qualidade microbiológica da coalhada também auxilia na prevenção do crescimento de microorganismos patogênicos e agentes causadores de doenças, o que a faz ser conhecida como um alimento probiótico e imunomodulador, com capacidade até mesmo de ajudar a evitar cânceres
.
A presença de grandes quantidades de ácidos graxos (gorduras), provenientes do leite, faz da coalhada um alimento capaz de ajudar na redução do mau colesterol e, conseqüentemente, diminui os riscos de infarto. O leite coalho é, também, um alimento rico em cálcio, com cerca de 490mg para cada 100g e fósforo. Por isso, ela costuma ser indicada em dietas para pessoas com deficiência destes nutrientes e também para crianças em fase de crescimento.

Apesar de proveniente do leite, a coalhada ajuda em casos de intolerância à lactose, já que, no processo de fermentação, as bactérias transformam a lactose em ácido láctico, que é facilmente digerível até pelos estômagos mais sensíveis. “O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose que o leite. Quando elaborada a partir do leite desnatado, por exemplo, a coalhada chega a ser seis vezes mais digerível que o leite comum in natura”, garante a especialista.
Como consumir:
A coalhada, apesar de fazer muito bem para a saúde em diversos aspectos, é grande fonte de energia, por isso deve ser consumida com moderação. Para se ter uma idéia, 100 g de coalhada contém 256 calorias.

Segundo Andrezza Botelho, o ideal é consumir na ceia ou antes de dormir, pois nesse horário acontece o pico do hormônio PTH, responsável pelo transporte do cálcio para os ossos. “Ela também pode ser saboreada no café da manhã, doce ou salgada, líquida ou pastosa, fresca, seca ou cozida. Serve como acompanhamento, tempero, base para outros pratos e como refresco, se diluída em água”, afirma.

“A combinação coalhada e frutas frescas ou secas é um ótimo casamento porque une os benefícios da coalhada, que melhora a saúde intestinal, entre outros, e das frutas, que contém fibras, que, entre outros benefícios, servem de alimentos para essas bactérias do bem. O resultado disso é a acidificação do ambiente intestinal com o aumento dessas bactérias facilitando a biodisponibilidade das vitaminas e minerais da dieta”, completa a nutricionista Andrezza Botelho.
Para fazer em casa:

Coalhada fresca: separe um litro de leite e um copo de iogurte natural. Numa panela, leve o leite ao fogo alto. Quando ferver, desligue e deixe amornar até que não haja mais vapor. Adicione o iogurte e misture com uma colher, mexendo sempre no mesmo sentido. Transfira para uma tigela e tampe com um prato. Embrulhe com um pano de prato e guarde no forno desligado ou dentro de um armário. Depois de oito horas, leve a coalhada à geladeira. O ideal é fazer da noite para o dia. Assim não tem perigo de ficar chacoalhando, tira daqui, passa pra lá, o que pode desandar todo o processo.

Lembre-se que, no período de fermentação, que dura em média oito horas, o leite deve se manter rigorosamente entre 33 e 35ºC de temperatura. Caso queira uma coalhada adoçada, basta adicionar açúcar ao leite antes de aquecê-lo.

Coalhada seca: para fazer a coalhada seca basta deixar a coalhada fresca escorrer durante um dia inteiro dentro de um coador descartável de papel. Coloque o coador de café dentro do suporte de cafeteira e deixe o soro escorrendo em um copo. Descarte o soro e leve a coalhadaà geladeira. Para consumi-la tempere-a com sal e azeite de oliva. Fica uma delícia.


Fonte:
Cristiana Arcangeli.
http://www.portaleducacao.com.br

8 comentários:

Unknown disse...

Comadre... tudo super educativo, inspirador... mas eu sinto uns arrepios medonhos só com o cheiro da coalhada... =( Cheiro pior só melão.
Comadre... feito então com o leite recém tirado da vaca, bahh.. minha falecida tia fazia coalhadas com frequencia, ela tinha uma vaca que dava uns 7 litros por dia, coisa de louco!
Você tem uma receita pra gente passar a gostar de leite? =)

Adorei toda a informação!
Bjokas mágicas da Bruh!

Anônimo disse...

Ola, gostei das dicas sobre coalhada, meu proposito ao acessar o blog, que achei muito bacana. Facço e tomo todos os dias, ha cerca de um mes, e, mesmo sem saber antes dos beneficios agora vistos, sempre tomo antes de doqrmir. me tira a fome, naao pesa, e eu duprmo mlehor.
obrigado a voce e a quem te inspirou eou inspira...

Paulo fernando disse...

ET email paulofc@adv.oabsp.org.br comentou sobre colhada agorinha mesmo, hehe

Anônimo disse...

Muito boa as dicas e esclarecimentos. Eu já tomava a coahada de comprada no mercado, agora fiz em casa, além de muita mais barata ficou tambem mais saborosa, tomo com mel, fica ótimo.
Célia

Anônimo disse...

Ok valeu eu adoRO coalhada faz bem para a saúde.

Unknown disse...

Gostaria de saber se faz mal eu espremer um limão inteiro em um copo de leite desnatado ? Faco isso quase todos os dias e adoro fica como se fosse uma coalhada por favor gostaria de saber se e maléfico ou benefíco
heversonr@yahoo.com.br

Unknown disse...

Gostaria de saber se faz mal eu espremer um limão inteiro em um copo de leite desnatado ? Faco isso quase todos os dias e adoro fica como se fosse uma coalhada por favor gostaria de saber se e maléfico ou benefíco
heversonr@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Eu comecei a ingerir a coalhada há quase um mês, tomo todos os dias logo de manhã antes de ir para academia, a minha mãe coalha o leite da vaca é coalhado da maneira natural sem nenhum preparo químico. Eu tomo a coalhada juntamente com o soro acho uma delícia tomar bem geladinha logo de manhã. Gostaria de saber se a proteína existente irá influenciar no ganho de massa muscular magra ou não será suficiente?

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA