terça-feira, 4 de setembro de 2012

BOLO DE CASCA DE BANANA COM FARINHA INTEGRAL INTEGRAL DA BETECHEF







Esse bolo ficou simplesmente um escândalo de gostoso, repare bem na massa como esta fofinho. Esqueça aquela ideia de que receita que é integral é ruim, não é verdade. A farinha integral  é rica em fibras, vitaminas e sais minerais com:  cálcio, ferro e potássio. Ajuda no bom funcionamento de intestino e ajudar a controlar o colestrerol.

 Aveia que é  um cereal rico em fibras e proteínas e naturalmente fonte de vitaminas, principalmente do complexo B1. O maior destaque da aveia são as fibras que possuem várias funções para o organismo.As fibras são divididas em fibras solúveis e insolúveis. 

Na aveia em flocos e flocos finos estão mais presentes as fibras insolúveis. Elas têm a função de regular as funções intestinais e de dar saciedade da fome, permitindoque numa próxima refeição seja ingerido menos alimento. 

Além disso, a aveia também é rica em fibras solúveis que permitem reduzir a absorção de açúcar e de colesterol e ajudam no tratamento de hipertensão, diabetes e redução de peso.

As embalagens de aveia possuem o Selo Funcor por conter alto teor de fibras. Isso significa que a Sociedade Brasileira de Cardiologia indica o consumo de aveia para pacientes cardíacos que possuem problemas coronarianos de aterosclerose (artérias obstruídas por colesterol). Nesse caso as fibras solúveis da aveia ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo evitando o depósito de colesterol nas veias. Fonte:http://www.quaker.com.br

Ingredientes: 
1 xícara (chá ) de óleo
3 ovos inteiros
2 xícaras (chá) de casca de banana lavadas e picadinha
2 xícaras (chá ) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de canela em pó
1 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara(chá) de farinha de trigo  integral fina
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de farinha de fermento em pó

Preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Coloque no liquidificador  o óleo, o açúcar, as gemas e as cascas da banana. Bata bem. Depois de tudo bem batido despeje em uma vasilha e misture as farinhas, a aveia, a canela, o fermento em pó  e por último as claras em neve delicadamente. Coloque a massa em uma forma de tamanho médio untada e enfarinhada. Leve ao forno médio por uns 35  minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.

Calda de Chocolate:
5 colheres  (sopa) de  nescau
5 colheres  (sopa) de açúcar
1 caixinha de creme de leite (200 g)

Preparo:
Pegue uma panela e coloque o nescau e o açúcar,  misture bem. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até formar uma calda espessa e brilhante. Retire do fogo e acrescente o creme de leite mexendo bem. Se  achar necessário leve novamente ao fogo e mexa mais um pouco. Essa calda fica cremosa e brilhante. Espalhe por cima do bolo pronto. Bom Apetite!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, vou fazer depois digo se ficou bom, se deu certo... Ah, uma dúvida: não usa as bananas nesse bolo?

Unknown disse...

Fiz o bolo, ficou ótimo, mas fiz algumas alterações:
Usei 1 x de farinha integral 1/2 de farinha branca, usei açúcar mascavo no lugar do branco, usei 5 bananas, liquidifiquei as 5 cascas + 3 bananas, as outras 1 piquei na massa e as 2 coloquei num caramelo, (aliás foi a única coisa que não deu certo - fazer caramelo e untar a forma) Mas a textura, sabor, ficou PERFEITO!!!!
iNSTAGRAM: @JAKCASADO

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA