.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Abobrinha Recheada com Aveia






Usei um pedacinho de papel alumínio e  cobri cada abertura das  abobrinhas. Assim evito que o recheio  derrame na hora do cozimento.




Aveia ajuda a emagrecer e auxilia no funcionamento do intestino. Pode  ser consumido com frutas no café da manhã e em pratos variados.

Ingredientes:
- 3 abobrinhas médias lavadas (390 g)
- ½ cebola picada em cubos pequenos
- ½ tomate picado em cubos pequenos
- folhas lavadas de 6 ramos de tomilho
- 3 colheres (chá) de Aveia em Flocos
- sal e pimenta-do-reino recém-moída
- óleo para untar

Preparo:

Corte as abobrinhas ao meio, no sentido do comprimento e, com uma faca pequena e afiada, corte a polpa de cada uma, retirando-a com uma colher e picando em seguida. Reserve as cavidades de abobrinha e a polpa picada em recipientes separados. Em uma  frigideira antiaderente, coloque a cebola, o tomate e as folhas de tomilho. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 1 a 2 minutos. Adicione a abobrinha picada, a aveia e refogue por mais dois 2 minutos, ou até que todos os ingredientes fiquem macios. Tempere com sal e pimenta a gosto e apague o fogo. Preencha a cavidade de cada abobrinha com este recheio, disponha em uma assadeira untada e leve ao forno médio (180ºC), previamente aquecido. Asse por cerca de 10 minutos, ou até que as abobrinhas estejam macias.

Informações:
Valor Calórico   -558 kcal
Fibras                 -3,87g
Colesterol             -0 mg


Alimento pode ser consumido com frutas no café da manhã e em pratos variados Dentre os cereais, todos muito importantes para a dieta e a saúde, a aveia é o mais rico em fibras e o mais barato. Alguns de seus benefícios são prolongamento da sensação de saciedade, diminuição do colesterol ruim (LDL) e melhora no funcionamento do intestino. Além disso, está disponível em grande parte dos supermercados, tem um gosto agradável para a maioria dos paladares e possui versões em flocos, farelo e farinha, o que permite variar o consumo.

Dicas:

−    Para ganhar tempo, cozinhe as abobrinhas no micro-ondas: 4 minutos na potência média são suficientes para que elas fiquem macias.

−    Para saber se as abobrinhas estão assadas no ponto certo, espete-as com a ponta de um garfo: ele deve sair com facilidade, mantendo o formato do legume.

Dica da Betechef:

Estou com meu micro  no conserto, então fiz o seguinte, coloquei  abobrinhas em uma panela de pressão de 6  litros e as cobri de água. Tampei  a panela e assim que percebi que ia começar a chiar, desliguei a panela.Usei um pedacinho de papel alumínio e  cobri cada abertura das  abobrinhas. Assim evito que o recheio  derrame na hora do cozimento.


É Bom Saber:


Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar. Segundo a nutricionista Elisa Yaemiiam Jo, do Hospital São Luiz Maria, mais vale comer uma porção de aveia, um carboidrato complexo, que um pão francês, um carboidrato simples. "O pãozinho possui somente a farinha de trigo, que não é suficiente para saciar o organismo durante muito tempo. Já a aveia é cheia de fibras", explica. 



As fibras que combatem o colesterol alto também são as responsáveis pelos impactos positivos da aveia na função intestinal. "É no intestino que os nutrientes necessários ao organismo são absorvidos e que aqueles que não servem para nada são eliminados", diz a especialista da Setha Consultora Nutricional, Selva Sierro. Mas, para possibilitar esse trabalho das fibras, é necessário beber bastante água



Consumo: 

Romani aconselha ingerir aproximadamente 75 gramas de aveia por dia para que o organismo possa tirar o melhor proveito possível desse alimento. Para se ter uma ideia, uma colher de sopa cheia tem em média 20 g. Para saber quanto uma criança deve ingerir diariamente, some a idade dela ao número cinco. Se seu filho tem dois anos, por exemplo, deve consumir sete gramas todos os dias. "A ingestão deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica", orienta Selva. 
As formas em que o cereal é encontrado são tão variadas quanto suas vantagens para a saúde. De acordo com Selva, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha. "Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições?.
Independente da versão, a aveia pode entrar em cena já no café da manhã. Acrescente duas colheres de sopa de aveia no leite, no iogurte ou sobre frutas, como mamão, banana e abacate. Ao longo do dia, é possível introduzir a aveia nas refeições sem que ela mude muito o sabor da comida. Uma boa pedida é usar a farinha de aveia no lugar da farinha de trigo nas receitas. 




2 comentários:

Receitas de Sedução disse...

Que delicia! Adoro! Aqui em Portugal damos-lhe o nome de Courgete. Recheada com aveia deve ficar divinal!

Beijinhos e boa semana;

Aurea Sá

Betechef disse...

A turma aqui em casa gostou muito! Obrigada pela visita querida! Volte Sempre!