sábado, 16 de fevereiro de 2013

Compota de Goiaba Vapt Vupt na Panela de Pressão





 Essa compota esta mesmo deliciosa, as goiabas todas tiradas do pé goiaba  da amiguinha Geny. Tudo feito com as frutas fresquinhas tem um sabor todo especial. 

Vamos a nossa receitinha:

Ingredientes:
1. 200 Kg de goiaba vermelha
1/2 Kg de açúcar
1 pau de canela
1 colher (café) de cravo
½ xícara (chá) de água

Modo de preparo:
Lave bem as goiabas, descasque, retire a polpa e corte ao meio. Em uma panela de pressão de kg  misture a goiaba, o açúcar e a água. Tampe a panela, leve ao fogo e quando iniciar a pressão, coloque no fogo brando e cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo e deixe a calda encorpar  pouco pouco a calda . Transfira a compota para uma vasilha bem  limpa. Agora é conferir que delícia, principalmente acompanhada de queijinho. Bjs e um ótimo domingo! 

Obs.: Não faça em uma panela menor porque senão vai vasar pela válvula de segurança.

É Bom Saber:

Sem contar que essa fruta é riquíssima em fibras, por isso, gera saciedade, diminuindo a fome. Também é pouco calórica: 100 g da versão branca tem 52 calorias e da vermelha, 54 calorias. Que tal incluí-la em sua dieta? 

Além de auxiliar na perda de peso, a goiaba também reforça o sistema imunológico, diminui os níveis de colesterol, previne a degeneração macular e ajuda a combater o HPV, o papilomavírus, causador do câncer de colo de útero.


O destaque da goiaba branca é a alta concentração de vitamina C. Esse nutriente é uma arma potente que aniquila os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e vários tipos de doenças. “Resfriados frequentes sinalizam sua deficiência”, alerta a nutricionista Karine Daud, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, em São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!.
Já a goiaba vermelha esbanja licopeno, uma substância que afasta o câncer e diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Fonte: mdemulher.abril.com.b

Cravo-da-índia é o melhor antioxidante natural que se conhece

Redação do Diário da Saúde

Uma pesquisa realizada na Universidade Miguel Hernández, na Espanha, demonstrou que a indústria poderá fabricar alimentos mais saudáveis se tirar proveito dos antioxidantes naturais presentes sobretudo no cravo-da-índia.

Os cientistas identificaram o cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) como o melhor tempero antioxidante, devido ao fato de que ele contém altos níveis de compostos fenólicos, além de ter outras propriedades beneficas à saúde.


"Das cinco propriedades antioxidantes testadas, o cravo-da-índia apresentou a maior capacidade de liberar hidrogênio, reduzir a peroxidação lipídica, e foi o melhor redutor de ferro," explica a Dra. Juana Fernández-López, coautora do estudo.

Estes resultados colocam o cravo-da-índia como o melhor antioxidante natural que se conhece.


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA