quarta-feira, 27 de abril de 2016

Pão Doce Light










O homem come pão há mais de 10 mil anos. Segundo historiadores, ele teria sido um dos primeiros alimentos preparados no fogo, mas era achatado e duro. Apenas no Egito, milhares de anos depois, é que foi descoberto o processo de fermentação, e ele cresceu e se tornou mais macio. Os gregos levaram a descoberta egípcia para a Europa e aperfeiçoaram a técnica, já os romanos espalharam o costume para o restante do continente.

Ao longo dessa história, ele se tornou item tão importante na alimentação que virou metáfora para comida na mesa e fartura, e foi alçado a símbolo de diversas religiões. Está presente nos livros sagrados e se destaca em festas e celebrações religiosas. É o alimento que se multiplica para sustentar a todos, é o corpo de Cristo na comunhão e o presente de Deus aos judeus. Um alimento essencial.

Eu sempre gostei muito de fazer pães, pra mim é como uma terapia e quando vejo os pães prontos, quentinhos e deliciosos  fico ainda  mais feliz. É claro que é um pouquinho trabalhoso, mas depois que você pega o jeitinho...ah!... você se apaixona. Nesta receita fiz algumas alterações como  a troca de 1 xícara de farinha de trigo comum por integral, tirei o açúcar e coloquei adoçante dietético, enfim fiz algumas alterações para deixar a receita mais saudável. Espero que goste!!!

Ingredientes:
1 sachê de fermento biológico
1 xícara (chá) de água
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (Chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (sopa) de margarina light de preferência
1 ovo inteiro
1 gema
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
5 colheres (sopa) de uvas passas sem caroços
1/2 xícara (chá) sucralose (adoçante dietético p/ forno e fogão) ou o de sua preferência

Modo de preparo:
Misture o fermento com 1/2 xícaras (chá) de água e a metade da farinha. Junte a margarina, o ovo e o sal. Mexa bem. Vá acrescentando mais farinha e amassando suavemente, até que a massa se desgrude das mãos, mas não totalmente. Deixe-a descansar por meia hora, junte as frutas cristalizadas e as uvas passas. Molde seus pãezinhos e coloque-os numa fôrma untada e polvilhada. Pincele com gema de ovo. Deixe-a crescer por mais 30 minutos.  Leve-a ao forno  por aproximadamente 30 minutos ou até ficarem dourados e assados.  Tire os pães do forno e regue-os, ainda quente, com água quente adoçada com a sucralose e gotas de baunilha.

Rendimento: 12 porções

Fonte da receita original: http://www.minhavida.com.br/receitas/materias/189-pao-doce-light            


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA