domingo, 30 de novembro de 2014

Soufflé de Abóbora e Batata Doce

Uma refeição leve e muito saudável. É ótimo para ser servido com com uma salada verde, um arroz branco e peito de frango grelhado. Para esses dias quentes é uma ótima opção! Bom Apetite!

Suflê [Do francês Soufflér] iguaria de origem francesa, preparada com farinha de trigo, a que ser adicionam outros ingredientes (queijo, camarão, legumes, frutas, etc.) reduzidos a purê, tudo ligado com gema de ovo e claras batidas em neve,e levado ao forno.



Suflê de Abóbora:
Ingredientes:
1/2 Abóbora baiana ou sergipana(750g)
1/2 caixinha de creme de leite de soja
2 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de orégano
3 ovos
Salsa e cebolinha à gosto
Sal à gosto

Preparo do soufflé de Abóbora:


Descasque, lave bem e pique as abóboras em pedaços regulares. Coloque em vasilha própria para ir ao ao micro-ondas. Tempere com  um pouquinho de sal,  cozinhe por 20 minutos semi tampado  em potência alta (P 10) mexa na metade do tempo.  Depois da abóbora cozida,  amasse com um garfo juntando a ela, a maisena, o creme de leite, o orégano, a salsa e a cebolinha. Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata mais um pouco. Agora misture as claras batidas ao purê de abóbora reservado. Por último  coloque o fermento em pó mexendo delicadamente. Coloque em um refratário tamanho médio untado com margarina. Reserve. 


Soufflé de Batatas Doce:

Ingredientes:




4 batatas doce tamanho médio
1 copo de requeijão cremoso vigor (200g)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
2 ovos


Preparo:

Comece descascando e lavando bem suas batatas. Pique-as em rodelas não muito grossas. Leve para cozinhar em panela com água o suficiente para cobri-las e um pouco de sal. Assim que que estiverem bem cozidas, escorra e passe-as  ainda quentes  pelo espremedor de batatas. A seguir misture bem o requeijão. Bata as claras em neve, adicione as gemas e bata mais um pouco. Agora misture as as claras batidas ao purê de batatas reservado. Por último coloque o fermento em pó mexendo delicadamente. Coloque por cima do creme de abóbora reservado. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até ficar firme e  douradinho. Bom Apetite!

Dica:
Coloque o refratário dentro de um tabuleiro, isso evita que seu soufflé queime na parte de baixo, já que o refratário sendo de vidro aquece mais bem mais  do que uma forma de alumínio.

É Bom Saber:
Dicas de como Preparar um Bom Suflê
 
1. Os ovos.
Para um bom suflê os ovos devem ser frescos e estarem à temperatura ambiente.
2. As claras em neve.
Se forem batidas em excesso, elas perdem a capacidade de expandir e o suflê não vai crescer bem. O ideal é que as claras em neve mantenham o brilho quando batidas. Se ficarem opacas é porque passaram do ponto.
Elas devem ser batidas com uma pitada de sal que faz com que as claras obtenham maior firmeza.
3. O recipiente.
Para o suflê crescer direitinho é importante o tamanho e formato do recipiente onde ele será preparado. Ele deve ser sempre proporcional à quantidade da massa. Se o recipiente for muito raso e largo, o suflê não crescerá corretamente.
O ideal é utilizar os ramequins (formas), individuais de cerâmica, que são recipientes próprios para suflê, depois untar bem.
4. Temperatura do forno.
A temperatura do forno é de primordial importância.
Temperatura muito alta o suflê queima na superfície e fica cru por dentro.
Temperatura muito baixa o suflê não terá aquela leveza tradicional, vai ficar baixo e pesado. Assim é necessário encontrar uma temperatura média para assar o delicado suflê e ele não murchar quando sair do forno.
5. Creme base.
O suflê deve estar entre morno e temperatura ambiente, quando as claras forem adicionadas.
6. Antecipar o preparo.
Caso queira adiantar parte do suflê pode prepará-lo antecipadamente o creme e 25 minutos antes de servir, bater as claras, juntar ao creme e levar ao forno.
7. Ramequins.
São recipientes refratários específicos para preparação de suflê, há-os de diversos diâmetros desde desde 7  até 22 centímetros, também nas mais variadas cores.


Petit Gateau ...Simples e Delicioso



Há tempos estou aguardando para fazer esta receita e hoje chegou o grande dia. É muito simples a receita, mas  tem tomar muito cuidado para não passar do ponto no forno. É simplesmente divina a receita! Uma delícia...de arrasar mesmo!!! É difícil resistir!!! Essa receita eu peguei no site do http://gshow.globo.com/receitas

Petit Gâteau significa ‘pequeno bolo’ e, ao contrário do que muitos pensam, sua origem não é francesa, mas sim, norte americana.

Foi nos Estados Unidos, mais precisamente na década de 90, que surgiu essa deliciosa sobremesa.

O que poucos sabem é que o ‘pequeno bolo’ é fruto de uma receita mal executada. Conta-se que um auxiliar de cozinheiro aumentou demais a temperatura do forno, fazendo com que a massa ficasse crocante e o recheio cremoso.

Ninguém imaginava, mas o doce ficou uma delícia e todos do restaurante aprovaram o que, anos depois, se tornaria popular em todo o mundo. Fonte:http://www.casadimassa.com.br/







Ingredientes:

  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de manteiga sem sal
  • 1/4 de xícara de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
  • 2 ovos inteiros(tirar a pele da gema)
  • 2 gemas


Preparo:


  • Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria ou por 1 minuto no micro-ondas na potência 10 (P10)
  • Bater os ovos e as gemas com açúcar na batedeira até ficar bem claro
  • Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula delicadamente
  • Depois, unte as forminhas de empadinha, passe trigo e coloque a massa
  • Pré-aqueça o forno e leve para assar de 6 a 8 minutos em fogo alto até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho
  • Espere 5 minutinhos e desenforme ainda morno
  • Sirva  acompanhado com sorvete de creme
Obs.: Tome muito cuidado para não passar do ponto, senão vai ficar apenas um bolo sem a parte molinha interna. Quando crescer e ficar assado por fora uma dica e retirar um verificar se esta no ponto, cortando um ao meio para testar. Com 8 minutos estará no ponto.

Rendimento: 17 forminhas de empadinhas tamanho médio.


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Torta Salgada Rápida de Liquidificador




Essa receita é bem legal, ideal para quando se está com pressa e precisa de uma receita saborosa, nutritiva, mas bem rapidinha. Não é muito elaborada, os ingredientes são simples, geralmente temos em casa, na falta de algum não tem o menor problema. Pode substituir a sardinha por ricota, queijo minas ou mesmo só por legumes. O segredo está no toque dos temperos.


Ingredientes da Massa:
2 copos de leite (200 ml cada)
1 xícara de chá de óleo
4 ovos inteiros
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara  (chá) de aveia em flocos finos
1 xícara  (chá) de amido de milho (maisena)
Sal a gosto
1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes do Recheio:
1 cebola picadinha
2 tomates picadinhos
1 colher (chá) de orégano
1 ramo de salsa e cebolinha bem lavadinho separados  do talo e picadinho
1 lata de sardinha
Sal a gosto

Preparo do Recheio:
Coloque todos os ingredientes em vasilha misture bem. Prove o sal e reserve.

Preparo da Massa:
Vá colocando  os ingredientes pela ordem no liquididificador e batendo aos poucos. Deixando o fermento por último. Coloque a massa já batida em uma vasilha redonda e misture o recheio delicadamente. Unte e enfarinhe um tabuleiro retangular, coloque a massa e leve para assar em forno moderado por aproximadamente 40 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.


terça-feira, 18 de novembro de 2014

Arroz Com Casca de Abóbora Ralada

Essa receita é bem simples, muito nutritiva e deliciosa. Depois de pronta ninguém diz que tem casca de abóbora na receita. Vale a pena preparar essa delícia. 




 Usei esse lado do ralo




Os benefícios da casca de abóbora


Enquanto preparamos nossas refeições, muitas vezes nos desfazemos de diversas partes de alimentos por pressa ou por desconhecer os valores nutritivos que partes como sementes e cascas de alimentos contem. Essas “sobras” são na verdade muito ricas em nutrientes e fibras, e por isso podem ser reaproveitadas e utilizadas como ingredientes culinários, como adubos e também em tratamentos de beleza caseiros.


A abóbora é um exemplo de legume muito utilizado nos lares brasileiros e que pode ter todas as suas partes reaproveitadas. As receitas que se utilizam da abóbora, geralmente não utiliza a casca, o que é um erro, já que elas são uma boa fonte de fibras e o sabor final da receita quase não á alterado pela sua presença. 

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz parboilizado
2 xícaras (chá) de casca de abóbora ralada 
3 dentes de alho socados ou espremidos
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
5 xícaras (chá) de água fervente

Preparo:

Coloque uma panela no fogo com o óleo, deixe esquentar. Adicione o alho e assim que começar a dourar coloque  o arroz, o sal e refogue bem. Acrescente as cascas de abóbora já ralada, misture mais um pouco e coloque água fervente. Deixe cozinhar com a panela semi tampada em fogo médio até a água secar. 


sábado, 15 de novembro de 2014

Iogurte Caseiro Por Betechef


Boa opção para economizar dinheiro e ganhar saúde! Já fiz essa receita outras vezes, mas como adoro e também preciso comer iogurte todos os dias, prefiro eu mesma fazer. Assim fica mais saudável e mais em conta também. A bebida pode substituir o creme de leite em algumas receitas. Além de manter o sabor, tem a vantagem de diminuir o teor de gorduras e, consequentemente, o valor calórico dos pratos.


Ingredientes:
1 litro de leite longa vida ou  1 litro de leite de saquinho A ou B
1 pote de iogurte (170g) de iogurte natural

Preparo:
Em uma leiteira, coloque o leite e leve ao fogo baixo e deixe amonar. O ponto certo é quando você coloca seu dedo indicador no leite e a temperatura estiver morna que no ponto seu dedo suporte. Ou se tiver termômetro culinário a temperatura ideal é de 45°graus. Misture o iogurte delicadamente, mexendo com uma colher de pau. Despeje em uma vasilha cubra com papel filme plástico. Embrulhe com uma toalha e deixe descansar por 12 horas em lugar fora de corrente de ar. Ou se tiver iogurteira assim como eu faça uso dela.  Dura 5 dias se mantido na geladeira.


Rendimento:10 potinhos de 120ml cada um.


É Bom Saber:

O iogurte  ajuda a prevenir e combater doenças. Seu maior mérito é proteger o aparelho digestivo e consumi-lo regularmente é garantia de manter afastadas tanto a prisão de ventre quanto a diarreia. Estudos também comprovam que o alimento é capaz de prevenir o surgimento de certos tipos de câncer no estômago e no intestino.

Esse é o iogurte, um leite fermentado produzido a partir da adição de lactobacilos, tipo de bacteria benéfica.

Esses micro-organismos utilizam o açúcar do leite (lactose) para produzir energia e se proliferar e eliminam ácido láctico, substância que aumenta a acidez da flora intestinal e inibe a proliferação das bactérias nocivas. Os lactobacilos são resistentes ao ácido gástrico e à bile e, por isso, chegam ao intestino. Acredita-se que o alimento começou a ser consumido há mais de 3 mil anos pelos povos nômades, que utilizavam conhecimentos milenares para conservar alimentos perecíveis.

De sabor levemente azedo, o iogurte caiu no gosto de boa parcela dos consumidores quando passou a ser aromatizado. "A adição de frutas aumenta de maneira eficaz a aceitação do produto, pois nem todos os consumidores preferem o iogurte na sua forma natural", conta Julieta Regina Moraes, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Benefícios a cada colherada
O iogurte é um excelente alimento para todas as fases da vida. Protege contra o desgaste dos ossos, garante o bom funcionamento do intestino e geralmente tem baixo teor ou é isento de gordura. "Como faz parte do grupo de lácteos, seu consumo diário não deve ultrapassar três porções, somando a outros alimentos como leite e queijos", explica Elaine Cristina de Oliveira, nutricionista do HIAE.

Confira os nutrientes encontrados nessa iguaria.
Proteínas: necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do organismo. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

Cálcio: mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.

Vitamina A: restauração e construção de novos tecidos. É fundamental na saúde da visão e da pele, auxilia no tratamento de acne e da queda de cabelo.

Vitaminas do complexo B: participam do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos. Têm papel importante na produção de energia, na oxidação das células, na produção de neurotransmissores e nas funções neurológicas normais.

Probióticos: amigos do intestino
Outro benefício do iogurte é a grande quantidade de probióticos, que contém lactobacillus e bifidobacterias. Esses microorganismos estão presentes, ainda, nos leites fermentados, sobremesas lácteas, sorvetes e diversos tipos de queijo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os probióticos têm efeitos benéficos à saúde.

Como faz parte do grupo de lácteos, seu consumo diário não deve ultrapassar três porções, somando a outros alimentos como leite e queijos

Diversos estudos científicos sugerem que os probióticos desempenham papel importante na saúde do intestino. Um dos quais, realizado pela Dra. Rosemary L. Walzem, professora de nutrição da Universidade do Texas, afirma que o consumo da substância proporciona maior resistência a doenças infecciosas, principalmente as do intestino e menor duração de casos de diarreia.

Também têm efeito anti-inflamatório e de controle da função intestinal", explica Julieta. Mas a nutricionista adverte: a ingestão não é cumulativa. Portanto, os efeitos dos probióticos não aumentam com um maior consumo de alimentos com a substância.

Mais saúde e sabor
De duas décadas para cá a produção de iogurtes no Brasil cresceu significativamente. São em média 400 mil toneladas por ano: 76% do total de produtos lácteos produzidos no país. A versão light está entre as preferidas. Na gôndola do supermercado há diversos tipos e sabores.

Conheça os vários tipos de iogurte e decida qual é o melhor para você.

Natural: resultado da fermentação do leite, não tem adições além das culturas microbianas e dos ingredientes previstos na embalagem.

Com aromas, polpas ou pedaços de frutas: é incrementado com frutas das mais diversas formas: frescas, congeladas, em conservadas ou em compota, além de mel, café, cacau e especiarias. Alguns iogurtes também recebem adição de sementes ou parte de sementes, como as do maracujá.

Para beber: depois de coagulado, fica menos consistente.

Light: tem 25% de redução em algum de seus componentes, contribuindo para diminuir o valor calórico total.

Diet: sua composição apresenta restrição total de açúcares ou de outros componentes.

Desnatado: considerado iogurte magro, tem teor reduzido de lipídios.

Fonte:http://www.einstein.br/

Pesquisadores da USP conseguiram produzir um iogurte que previne doenças coronárias, câncer de intestinos

Novo iogurte previne câncer e doenças coronárias

Pesquisadores da USP conseguiram produzir um iogurte que previne doenças coronárias, câncer de intestino e cólon, além de diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), prisão de ventre e intolerância à lactose. A bebida previne as doenças porque agrega, além de bactérias típicas de iogurtes, três microorganismos que fazem bem a saúde.

Leia mais no:


Portal da Educação Física


Leia mais no:
Portal da Educação Física

Pão de Forma Com Karo






Bom Dia,

Essa  é uma receita do folheto de maisena que ganhei já um bom tempo no supermercado. Sempre temos revistinhas, folhetos e neles encontramos boas receitas não é mesmo?!...Essa aqui é uma delas que ficou ótima e acompanha muito bem um chazinho ou mesmo um café quentinho. Pode ser feito como o nome já diz na forma  própria para pão de forma, já que o nome da receita é Pão de forma com karo. Eu fiz também no tabuleiro e tudo bem também...o resultado é o mesmo também... Uma delícia!!!

Ingredientes
50 g de fermento de pão
1 xícara (chá) de leite morno
3 ¹/² xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de maisena
1 ¹/² xícara (chá) de açúcar
3 ovos
3 colheres (sopa) de margarina
1/2 colher (sopa) de sal
1 xícara (chá) de leite frio
1/2 xícara (chá) de karo

Modo de Preparar
Desmanche o fermento no leite e junte 1 ¹/² xícara de farinha de trigo. Misture bem. Cubra com um pano e deixe crescer cerca de 1/2 hora. Adicione a farinha restante e os demais ingredientes, menos o Karo. Coloque a massa numa forma de bolo inglês (grande), untada e enfarinhada. Cubra com um pano e deixe descansar por 2 horas, em lugar seco. Leve ao forno médio, cerca de 35 a 40 minutos . Retire e pincele com Karo. Leve novamente ao forno quente, porém desligado, até ficar com cor de caramelo.


domingo, 9 de novembro de 2014

Geléia Deliciosa de Manga



A manga  têm betacaroteno, antioxidante que diminui o risco de câncer e doenças cardiovasculares. O betacaroteno dá cor alaranjada a estes alimentos. A geléia é simples de fazer e é uma ótima opção para passar em torradas ou também  ser servida com um belo pedaço de queijo minas. 


Ingredientes:
1 xícara (chá) de manga
1/2 xícara de chá de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 xícara de água

Preparo:
Em uma panela coloque a manga em pedaços e os outros ingredientes. Cozinhe por 7 minutos. Apague o fogo. Coloque no liquidificador e bata bem. Volte com o creme que se formou para a panela e leve novamente ao fogo mexendo até ficar brilhante, mas em ponto de geléia. Eu mostro na figura abaixo como ficou. Tudo muito fácil, rápido e delicioso










domingo, 2 de novembro de 2014

Pudim de Pão com Leite de Soja + Leite de Coco Supimpa!!!


Não pense que ficou ruim só  porque o leite condensado é de soja, porque não ficou. Eu já fiz essa receita aqui em casa mais de uma vez e fica muito boa, deliciosa. Hoje minha nora comeu sem saber que tinha leite de soja e gostou muito. Faça ai me conte se gostou.


Essa é uma ótima sobremesa  para os intolerantes a lactose. Um simples copo de leite ou um pedaço de queijo pode fazer mal para quem tem intolerância à lactose. A pessoa sente náusea, gases, inchaço, diarreia e assadura na região anal. A doença ocorre porque o indivíduo nasce sem uma enzima que quebra a lactose, o açúcar do leite, ou porque deixa de produzi-la ao longo da vida, seja pelo envelhecimento ou por lesões no intestino.





Ingredientes do Pudim:
1 vidro  de leite de coco
a mesma medida de leite de soja (Ades Zero) use o vidro de leite de coco como medida
4 ovos
1 lata de leite condensado de soja soymilke  (330g)
1 pão francês picadinho

Ingredientes da Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água fervendo

Preparo da Calda:
Em uma panela coloque o açúcar e deixe dourar. Em seguida coloque a água fervendo. Deixe ferver até derreter o caramelo e formar uma calda não muito grossa. Pegue uma forma redonda, despeje a calda e unte os lados da forma.


Preparo do Pudim:
Coloque todos os ingredientes do pudim no liquidificador e bata bem. A seguir despeje na forma caramelizada. Leve ao banho maria coberto com uma tampa ou papel alumínio por 50 a minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo. Deixe amornar, desinforme e leve a geladeira. Bom Apetite!

Por Betechef




É Bom Saber:

SOYMILKE CONDENSADO é sem lactose, sem glúten, sem colesterol e livre de gordura trans.

Foi desenvolvido para pessoas que não podem tomar leite animal (intolerantes à lactose ou com alergia à caseína), pessoas com intolerância ao glúten, que possuam dietas com restrição no consumo de colesterol ou que queiram uma alimentação mais saudável.




.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA