terça-feira, 30 de junho de 2015

Macarrão ao Creme de Espinafre





Com baixo índice glicêmico e maior quantidade de fibras que o tradicional, ele leva mais tempo para ser absorvido e digerido pelo organismo. Por conta disso, prolonga a sensação de saciedade.Uma receita simples, mas super enrgética e saudavel, já que o espinafre tem CálcioFósforo e vitaminas A e B.

Ingredientes:


250g de macarrão parafuso
2,5 litro de  água
3 ovos inteiros
2 maços de espinafre  (somente folhas e os talos fininhos)
2 colheres (sobremesa) de aveia em flocos finos
2 dentes de alho
1 cebola tamanho médio
Sal a gosto
1 colher (sopa) de óleo de canola

Sal  a gosto

1 lata de creme de leite com soro
salsa e cebolinha a gosto

Preparo:
Em uma panela grande coloque água para ferver, para que a massa cozinhe por igual e não grude. Use 2,5 litro de  água. Coloque uma pitada de sal e um fio de óleo ou azeite. Enquanto isso, coloque o espinafre lavado  com uma pitada de sal em banho maria até murchar ou por 15 minutos no micro-ondas em Potência Alta (P10), deixe-o cozinhar em seu próprio suco, mexendo de vez em quando. Esprema o espinafre para retirar o excesso de água. No liquidificador, bata o espinafre, a cebola, a aveia e o sal. Em uma panela coloque o óleo, deixe esquentar um pouco e coloque o alho. Assim que começar a dourar coloquue o creme batido no liquidificador no fogo brando, mexendo sem parar até engrossar. Desligue o fogo e junte a salsa, a cebolinha e o creme de leite. Mexa bem. Coloque sobre a massa.


É Bom Saber:

espinafre é uma verdura com uma alta carga nutritiva, pois traz em seu interior substâncias como Ferro,  CálcioFósforo e vitaminas A e B.


"Não devemos utilizá-lo com alimentos ricos em cálcio, pois ele pode atrapalhar a absorção do mineral". Apesar das propriedades, o médico lembra que o ácido oxalato, presente no espinafre e responsável pela manutenção dos níveis de cálcio dentro da folha, pode se ligar ao cálcio consumido durante a alimentação e dificultar a absorção do mineral pelo organismo.

"O espinafre é uma das verduras mais ricas nesse ácido. Outra precaução com relação a esse ácido é com relação a cálculos renais, que ele teoricamente poderia aumentar a formação, mas isso não é consenso científico." A hortaliça pode ser consumida crua ou cozida. Para evitar a perda de suas propriedades nutricionais e de seu sabor durante o cozimento, o ideal é prepará-la apenas no vapor.


Curiosidades - As histórias do espinafre estão espalhadas pelo mundo. Acredita-se que foi na Pérsia (atual Irã) que ele foi cultivado pela primeira vez. No século VII o rei do Nepal manda algumas de suas sementes como presente para a China. Quatrocentos anos depois, os mouros invadem a Espanha e introduzem o plantio na região e daí em diante os espanhóis se encarregam de espalhar as sementes no Novo Continente. Tanto que os ingleses chamam o espinafre de The spanish vegetable ( o vegetal espanhol).

Muito popular na Europa, o espinafre era refogado com açúcar e consumido como sobremesa. Seu sabor conquistou povos e uma mulher em especial do século XVI: Catherine de Médici, que deixou Florença para se casar com o rei Henrique II, da França.

A rainha gostava tanto de espinafre, que os cozinheiros do palácio foram obrigados a inventar diferentes pratos com a hortaliça. Assim, nasceu o termo a la Florentini para designar alguns pratos que levam o espinafre como ingrediente principal. Já no século XX, a verdura começa a fazer sucesso entre as crianças e os adultos aficionados por quadrinhos. Em 1929, E. C. Segar cria o marinheiro Popeye, que come uma lata de espinafre para ganhar força e proteger sua namorada Olívia do rabugento Brutus.

Fonte:http://www.cantinhovegetariano.com.br


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA