sexta-feira, 5 de junho de 2015

Rocambole de arroz com recheio de soja texturizada e frango



Uma massa bem leve e super pratica...Aproveitando as sobras de arroz se faz delícias na cozinha e uma delas é esse rocambole.Já com a adição da soja  você aumenta o   valor nutricional, contendo proteínas, algumas vitaminas e minerais em quantidades superiores a outros grãos. Uma excelente opção quando se quer aumentar a quantidade de proteínas da alimentação sem aumentar o consumo de alimentos de origem animal.

Ingredientes da Massa:
1 xícara de arroz cozido
2 ovos
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermento
1/2 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Preparo da Massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Em seguida unte um tabuleiro com óleo e polvilhe bastante farinha de trigo. Leve ao forno verificando sempre para não dourar em cima e apenas embaixo deve ficar moreninho. Após tirar do forno desenforme em cima de um pano de prato úmido e reserve

Ingredientes do Recheio:
Recheio:
4 filezinhos de frangos cozidos e desfiados
1 xícara de soja texturizada
4 xícaras (chá) de água
1/2 copo de requeijão light
3 dentes de alho socados ou espremidos
1 cebola média
1 tomate sem pele e sem semente
sal e pimenta do reino a gosto
salsa e cebolinha a gosto
1 colher (sopa) de óleo

Preparo do Recheio:

Coloque o recheio  a seu gosto que pode ser de carne, camarão ou frango. O que fiz foi de frango com soja texturizada. 

Faça o seguinte:
Coloque a soja de molho com as  quatro xícaras de água por 30 minutos. Enquanto isso coloque uma panela no fogo com o óleo, assim que esquentar refogue o alho e a cebola, coloque a soja que já foi lavada e  escorrida.  Agora adicione  o frango e refogue por 10 minutos. Tempere com  sal e pimenta do reino a gosto. Mexa  por 5 minutos, finalize com a salsa e a cebolinha. Para que seu recheio fique  ainda mais gostoso e cremoso, coloque o requeijão depois do recheio já pronto. Desenforme a massa sobre o pano úmido e coloque o recheio ainda morno, no lado menos moreno e enrole até formar um rocambole. Para enfeitar você pode reservar um pouco do recheio escolhido e colocar em cima do rocambole já na travessa para servir.

É Bom Saber:

A quantidade de gordura presente na soja é superior aos outros grãos, embora seja uma gordura vegetal (isenta de colesterol) e não prejudique nosso perfil lipídico.
Pode ser encontrada para consumo em diferentes formas, como soja em grão, farinha de soja (para o preparo de bolos e pães), extrato de soja (“leite de soja” em pó ou fluido), proteína texturizada (a chamada “carne de soja”), além de estar presente em uma série de outros produtos, como óleos vegetais, massas e biscoitos.
A quantidade de ferro presente na soja, embora seja razoável não é muito biodisponível, ou seja, não é  tão bem absorvido pelo organismo quanto o ferro presente nas carnes. Por isso, a soja pode ser um bom substituto para a carne quando se pensa no valor protéico da mesma, porém deve ser suplementada ou associada com outros alimentos para que os outros nutrientes sejam fornecidos ao organismo de maneira adequada.
O consumo diário de soja tem sido associado à prevenção e ao tratamento de algumas doenças devido a presença de fito-hormônios (hormônio de origem vegetal) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides.

Alguns benefícios de seu consumo são:
- Reduz o risco de doenças cardíacas : Tais substâncias atuam como um elemento antioxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
- Reduz o risco de câncer: Pequenas quantidades de soja ou seus  derivados por dia parecem prevenir alguns tipos de câncer como  o de mama, pulmão, cólon, reto, estômago e próstata.
- Ajuda a prevenir a osteoporose : A ingestão de derivados da soja é uma boa maneira de manter ossos saudáveis e fortalecidos. Os mecanismos de proteção são: o cálcio presente nos derivados ( tofu , leite de soja enriquecido). A proteína da soja ajuda a conservar o cálcio do organismo. As isoflavonas, particularmente a daidezeína, diminuem o processo de reabsorção óssea.

- Controle do diabetes : O diabetes é caracterizado por níveis elevados de açúcar no sangue, em decorrência da falta de insulina ou da utilização inadequada desse hormônio. Os pacientes com a doença apresentam risco elevado de doenças cardíacas, lesões oculares, renais, neurológicas e nos membros. A  soja ajuda no combate à doença de duas formas: Reduzem a absorção de glicose para a circulação sangüínea. Tendo em vista que são ricos em fibras, esses alimentos apresentam um baixo índice glicêmico, ou seja, causam uma elevação apenas discreta na concentração de glicose no sangue. São particularmente úteis por facilitarem a ação da insulina. Reduzem os níveis de colesterol e, portanto, ajudam a evitar ou controlar algumas complicações da doença, como a aterosclerose (”entupimento” das artérias).

- Melhora dos sintomas da menopausa: As mulheres que ingerem produtos da soja diariamente apresentam menos episódios de calor e  sudorese noturna. Os fitoestrógenos apresentam propriedades semelhantes ao estrógeno humano, embora com menor efeito, melhorando os sintomas da menopausa. Hoje em dia há muitas mulheres utilizando as isoflavonas no lugar de hormônios sintéticos. Há várias pesquisas recentes comprovando a eficácia destas na terapia de reposição hormonal.

Resumindo, a soja é um alimento de alto valor nutricional, possível de ser utilizado nas mais diferentes formas, além de ser uma excelente opção para pessoas que não podem consumir proteínas de origem animal (leite, carnes, ovos etc) por doenças ou alergias alimentares, ou mesmo para aqueles que fazem a opção por uma alimentação vegetariana. Porém, é necessário um bom equilíbrio alimentar ou mesmo uma suplementação quando a soja representa a principal fonte de proteínas da dieta, uma vez que a falta ou a quantidade insuficiente de alguns importantes nutrientes pode causar graves deficiências ao organismo. Procure um nutricionista pois ele poderá ajudá-lo.

Fonte:  A Nutricionista.Com - Tatiane Trevilato de Brito - CRN3 26450 -Nutricionista em Ribeirão Preto.

2 comentários:

grupo unido de roda fogo disse...

Querido (a) amigo (a) estou dando uma passadinha no teu Blog. E gostei muito e voltarei sempre. U abraço: Manoel Limoeiro de Recife - PE.Brasil.Visite o Blog por favor: http://www.grupounidoderodafogo.blogspot.com.br/

Recife -PE. 06 de junho de 2015.

Betechef disse...

Obrigada Manoel! Volte Sempre!
É sempre bom receber visitas em casa.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA