terça-feira, 15 de setembro de 2015

Bolo Zero Lactose


Bolo  para niver do maridão. Porque seis claras? É que tinha feito uma receita apenas com as gemas de quatro ovos,então guardei as claras que usei para fazer esta delícia de bolo que fez o maior sucesso aqui em casa.



Ingredientes:
2 gemas
6 claras de ovos batidos em neve
3 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1/2 xícara de óleo
1 xícara (chá) de leite  zero lactose
1 ¹/² xícara (chá) de fermento em pó1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Ingredientes do Recheio:

Baba de Moça:

2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
3 gemas
2 colheres (sobremesa) de maisena
1 garrafinha de 200ml de leite de coco

1 caneca (chá) de leite zero lactose
Canela em pó a gosto




Calda de Baunilha:

1 ¹/² de leite zero lactose
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Para Decoração:

1 caixa de morangos lavados e esterelizados

Preparo da Massa:

Bata as claras  as claras em neve. Reserve. Em uma batedeira coloque as gemas, o açúcar e bata bem. Acrescente o óleo, a farinha e a maisena misturando sempre. Adicione o leite aos poucos mexendo sempre.. Unte e enfarinhe uma forma redonda, coloque a massa batida e leve ao forno médio por aproximadamente 50 minutos ou até até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.

Preparo da Baba de Moça
Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo brando, durante 10 minutos até formar uma calda rala. Retire a calda do fogo e deixe esfriar um pouco. Em outra vasilha misture a maisena com o leite de coco, o leite zero lactose  e as gemas peneiradas. Depois de bem misturado junte com a calda de açúcar reservada. Leve ao fogo baixo mexendo até ferver. Cozinhe por mais uns 5 minutos ou  até engrossar. Reserve. A baba de moça deve ser usada em temperatura ambiente.

Preparo da Calda:
Em uma panela ou canecão misture o leite e a baunilha. Leve ao fogo e assim que levantar fervura apague o fogo.

Montagem do Bolo:

Desenforme o bolo e corte-o ao meio. Coloque uma das partes na travessa em que vai ser servido. Regue-o com a metade da calda. Espalhe a metade da baba de moça. Coloque a outra metade do bolo e regue com o restante da calda. Feito isso, espalhe o restante da cobertura e decore com morangos.

É Bom Saber:
“O Baba de Moça é um doce de origem portuguesa.'' Ovos Moles de Aveiro'', como é chamado em Portugal,  tem sua receita típica só de gema e calda de açúcar. E somente quando chegou ao Brasil, foi acrescentado o leite de coco se transformando assim no “Baba de Moça”, doce preferido da Princesa Isabel. Outra curiosidade,  é que nos doces portugueses  se usa muita  gema de ovo, isso porque naquela época,  as freiras usavam as claras para engomar seus hábitos. Com as gemas que sobravam, elas faziam doces. Por isso, os doces Portugueses, em geral, usam muita gema de ovo''.


Fonte da informação: http://bakeoffbrasil.blogosfera.uol.com.br/


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA