.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

sábado, 31 de outubro de 2015

Nutricionista dá dicas para ficar de bem com a balança após a gravidez




Quando uma mulher engravida, inicia-se uma série de transformações em seu organismo, para que ele se torne um ambiente seguro para a geração de uma nova vida. São nove meses de mudanças fisiológicas, psicológicas e, principalmente, anatômicas. No entanto, após dar a luz, uma das dúvidas mais frequentes das novas mamães é: “quando meu corpo voltará ao que era antes?”.


Para auxiliar as mamães nessa luta contínua com a balança, a nutricionista Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, lista oito dicas que podem ajudar na retomada do peso ideal. Confira:


1) ALIMENTE-SE BEMPara a mulher que acabou de ganhar neném, a alimentação precisa ser equilibrada, não só para emagrecer como também para garantir a qualidade da amamentação. Para isso, não são recomendadas dietas drásticas e restritivas. Faça de 5 a 6 refeições ao dia, priorizado os cereais integrais, as frutas, verduras e legumes. As gorduras vegetais, como o azeite e o óleo de linhaça, aumentam a saciedade e melhoram a qualidade do leite e por isso devem aparecer no cardápio.
 
2) AMAMENTEA mulher que amamenta gasta aproximadamente 600 calorias a mais por dia, então nada melhor para acelerar o emagrecimento que amamentar. É possível perder até dois quilos em um mês com alimentação saudável e amamentação.

3) FAÇA PEQUENOS LANCHES AO LONGO DO DIAPara os lanches do meio da manhã e meio de tarde as oleaginosas, como nozes e amêndoas e as frutas, são boas opções. Além de aumentar a saciedade são ricas em nutrientes importantes para a mãe e para o bebê. Lembre-se, que se você se alimentar a cada 3 horas, não vai sentir fome excessiva no almoço ou jantar.
 
4) TENHA FOCO
Evite a gula, principalmente se durante a gestação você "comeu por dois". Evite alimentos industrializados, refinados e cheios de açúcar, pois eles são fontes de calorias vazias, ou seja, engordam e não têm nutrientes. Isso não é bom para você e nem para a criança.
 
5) APOSTE NOS SUPERALIMENTOS
Inclua no cardápio os superalimentos como a chia, que é rica em fibras e aumenta a sensação de saciedade, e os peixes, como sardinha, rico em Ômega 3 e DHA, um tipo de gordura importante para o desenvolvimento cognitivo do bebê.

6) HIDRATE-SESe mantenha hidratada. Beber pelo menos 2 litros de líquidos ao dia, como água, água de coco ou suco de uva, é importantíssimo, tanto para ajudar na produção de leite como também para manter a forma.
 
7) FAÇA EXERCÍCIOS
Assim que houver liberação médica, saia para caminhar. Atividade física, mesmo que leve, aumenta o gasto calórico e facilita a perda de peso. Além do que melhora o humor e a qualidade do sono, também importantes para o emagrecimento.
 
8) PEÇA AJUDA
Se você está lutando para perder peso, conte com a ajuda de um nutricionista e do seu médico. O nutricionista pode ajudar você a criar um plano alimentar, que lhe permitirá perder peso com segurança e eficácia, enquanto o médico pode orientá-lo sobre cuidados e quando você pode começar a se exercitar.

Fonte: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/


Um comentário:

Meu Cantinho Culinário disse...

Adorei o seu blog e já estou seguindo, se vc. quiser seguir o meu serás muito bem vinda!
Abraços
Angela Azevedo