sábado, 16 de janeiro de 2016

Carne Seca Acebolada Por Betechef


CARNE SECA
Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa. A quantidade de sal usada será maior, e o tempo de cura também. As mantas de carne são empilhadas em local seco para desidratarem-se, e depois são levadas para varais no sol para finalizar a secagem.

Por todos esses motivos, a carne seca é bem mais seca que o charque e a carne de sol, pois o método de produção faz com que a evaporação da água na carne e o tempo ao ar livre secando sejam bem maiores. Ou seja, a carne seca sofre uma mudança de cor maior, é bem mais seca, possui uma textura mais firme, e tem um maior prazo de validade  por conta da desidratação. Fonte: https://www.petitgastro.com


Ingredientes:

500 g de carne seca dessalgada
1 xícara (chá) de água
1 cebola grande descascada e picada em rodelas
4 colheres (sopa) de óleo
1 pitada de sal

Preparo:

Antes de usar a carne seca em sua receita você precisa cortá-lá em fatias não muito finas. Lave-a bem em água corrente. Feito isso pegue uma panela de pressão e coloque a carne seca picada e água o suficiente
para cobri-lá. Deixe ferver e escorra. Repita o processo. Feito isso volte com a carne seca para a panela, coloque  uma xícara de água e uma folha de louro.Tampe a panela e assim que começar a chiar conte exatamente 12  minutos. Deixe sair todo vapor, abra a panela, se por acaso ainda tiver um pouco de água deixe secar e coloque duas colheres de sopa de óleo. Deixe dourar um pouco e apague o fogo.Coloque em uma travessa. Reserve. Em uma frigideira coloque duas colheres de sopa de óleo e assim que começar a esquentar coloque a cebola cortada em rodelas e deixe dar uma leve refogada, tempere com o sal e se gostar coloque uma pitadinha de pimenta do reino. Feito isso coloque a cebola refogada sobre a carne seca reservada.


Acompanha bem um  purê de batata inglesa ou doce, purê de abóbora, abóbora picadinha, um angu ou polenta molinha ou mesmo com uma couve manteiga refogada e um arroz branquinho. Bom Apetite!



Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA