domingo, 10 de janeiro de 2016

Alimentos para dar mais disposição




Conheça os nutrientes que ajudam a aumentar o pique e dão mais energia para encarar os compromissos do dia a dia.

Você é do tipo que vive cansado? A correria do dia a dia te deixa sem disposição? Pois saiba que a falta de ânimo não está relacionada apenas ao estresse e ao excesso de atividade, mas também aos maus hábitos alimentares. Uma dieta rica em gorduras saturadas, frituras, açúcares refinados, doces e produtos industrializados pode aumentar a sensação de cansaço, fadiga, sono e falta de concentração. Isso acontece porque o organismo precisa de mais energia para metabolizar esses alimentos, tirando a disposição para as atividades rotineiras. 

Sinal verde Uma dica para começar o dia mais disposto é substituir o pão branco pelo pão integral. Fonte de fibras, fornecerá energia por mais tempo. Essa regra também é válida para outros alimentos integrais. Além do consumo inadequado de alimentos, o desânimo pode estar relacionado a fatores como falta de sono, sedentarismo, jejum prolongado e baixa ingestão de água. Por isso, procure mudar seus hábitos para ter mais energia e disposição ao longo do dia. Dica da nutricionista A tapioca é outra ótima opção, pois é isenta de glúten e pobre em gorduras. 

Quando combinada com recheios magros e alimentos ricos em fibra, torna- -se pouco calórica e promove a sensação de saciedade. A versão com banana, canela e chia, por exemplo, aumenta o pique. Folhas de cor verde-escura, como espinafre, rúcula e brócolis, são sempre bem-vindas por conterem grande quantidade de vitaminas A, D e E. Ricos em cafeína, o chá verde e o café são altamente energéticos. Mas é preciso cuidado, pois estimulam a pressão arterial. Invista também em frutas, que são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. A banana merece destaque pelo alto poder energético, ainda mais se for consumida com aveia e mel. Laranja, morango, kiwi, acerola, mexerica e limão são boas opções por serem ricos em vitamina C. Com propriedade antioxidante, o açaí possui vitaminas e minerais e ajuda na oxigenação das células. Com isso, melhora o sistema imunológico e afasta os riscos de gripes e resfriados. Castanhas, amêndoas e outras oleaginosas contêm gorduras boas, proteínas, vitaminas, minerais e fibras que melhoram o desempenho das atividades diárias. 

Dicas da Nutricionista:
Além do consumo inadequado de alimentos, o desânimo pode estar relacionado a fatores como falta de sono, sedentarismo, jejum prolongado e baixa ingestão de água. Por isso, procure mudar seus hábitos para ter mais energia e disposição ao longo do dia. 


Por: Elisabete Marques


Um comentário:

Delícias da Vó Deo disse...

Olá Bete!!
Por aqui tenho usado e abusado do chá de gengibre, limão, mel e vinagre de maçã! Tem me feito muito bem, já começo o dia com disposição!
Beijos e linda semana pra ti! =)
www.deliciasdavodeo.com.br

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA