quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

GELEIA DE CASCA DE MAMÃO FORMOSA


O que fazer com talos e cascas de alguns alimentos? Todas as partes de frutas, verduras e legumes podem ser aproveitadas para a sua nutrição. Cascas, sementes e talos são excelentes fontes de vitaminas, minerais e nutrientes fundamentais para nossa saúde.Hoje vou aproveitar a casca do mamão e fazer uma deliciosa geleia. Vamos lá...



Casca de 1 mamão formosa 
1  xícara (chá) de açúcar demerara
1¹/² xícara (chá) de água
1 pau de canela

2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

Preparo:
O mamão deve ser bem lavado e descascado.  Pique as cascas e  coloque-as numa panela. Dê três fervuras trocando de água a cada fervura. Na segunda e na terceira  fervura coloque 1 colher de  (chá) de bicarbonato de sódio, que é para não deixar sua geleia com gosto meio amargo.  Após a última fervura escorra a água e passe uma nova água nas cascas. Coloque-as  no liquidificador com uma xícara  e meia de água, bata bem. Leve ao fogo com o açúcar e a canela  mexendo sempre até que se obtenha consistência cremosa. Deixe esfriar e coloque em uma vasilha de vidro esterilizada. É uma ótima opção para comer com torradas, queijos e biscoitos. Bom Apetite!

É Bom Saber:
O mamão possui grande quantidade de vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5),que auxiliam no sistema imunológico; é rico em vitamina C e possui propriedades antioxidantes. Entre os minerais, destaca-se o fósforo. 100 g do mamão papaia tem em média 100% da recomendação de vitamina C para mulheres e quase 90% da recomendação para homens.
Contém uma substância chamada papaína,enzima encontrada na polpa do mamão que funciona como facilitadora do processo digestivo de proteínas.

O mamão ajuda ainda a regular o intestino, pois possui boa quantidade de fibras.
Contém carotenoides, pigmentos naturais responsáveis pela cor . Eles estão relacionados a funções antioxidantes ou ações biológicas nos seres humanos, como fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras.
Na culinária, o mamão é utilizado de diversas maneiras, como, para fazer vitaminas, sucos, geléias, salada de frutas, sobremesas, saladas, etc.
Cascas
Antes de descascar o mamão, higienize bem sua casca: ela é muito rica em vitamina C. Você pode utilizá-la para preparar sucos, doce em calda, geléias, bolos e sobremesas.
Também pode-se aproveitar a casca como tratamento de beleza. Massageie a pele do rosto ou corpo com a parte interna da casca do mamão, em movimentos circulares. Deixe agir por 30 minutos e enxágue. O mamão hidrata, clareia e suaviza a pele.
Sementes
As sementes são nutritivas, auxiliam a digestão e possuem propriedades vermífugas. Quando for consumir o mamão, consuma também algumas sementes, ou faça um suco batendo a polpa com água e um punhado de sementes.
Fonte:http://www.veggietal.com.br/

Um comentário:

Karina Cardoso disse...

Eu fiz essa receita uns anos atrás e achei maravilhosa! Agora, procurei no Google e ainda bem que achei! Foi uma descoberta de sabor incrível, virou uma geleia suave, saborosíssima e sustentável. Gratidão!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA