.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Risoto de Abóbora


Repare na foto a consistência desse risoto, ficou simplesmente delicioso. Super cremoso e delicioso demais. Vale a pena conferir!



O risoto que surgiu na Lombardia (norte da Itália) é apenas um desses exemplos e representa muito bem a cultura gastronômica italiana.

O Risoto que significa “pequeno arroz” é um prato italiano que surgiu no norte do país da velha bota, mais precisamente na região da Lombardia. É difícil de acreditar que mesmo na maneira que nasceu esse prato, ele possui uma alta aceitação hoje.


O grão de arroz ideal para o risoto difere do nosso arroz do dia a dia. É um tipo de arroz com forma arredondada e com alta concentração de amido na composição, proporcionando uma cremosidade única. Arbóreo, Carnaroli e o Vialone nano são os principais dentre os vários tipos de existentes. O arbóreo o mais disponível e barato, e o Carnaroli considerado o melhor pela maior quantidade de amido.Saiba mais sobre a história do Risoto

Ingredientes:
1 kg de abóbora bem madura
1 colher (sopa) de óleo
4 cebola tamanho médio picada
1¹/² litro de água fervente
sal a gosto
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
4 colheres (sopa) de manteiga
1/3 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado 

Preparo:
Descasque a abóbora e pique-a.Coloque o óleo e a cebola em uma panela média e leve ao fogo até que a cebola fique douradinha, mexendo sem parar. Adicione a abóbora e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos, mexendo sempre. Acrescente 1¹/² litro de água fervente e sal a gosto.Deixe levantar fervura em fogo forte. Diminua a chama para o minimo e cozinhe até a abóbora ficar ligeiramente macia. Aumente o fogo e, junte o arroz. Mexa bem e deixe ferver novamente.Diminua o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 18 minutos, quando o arroz deverá estar al dente, e o risoto, bem cremoso. Apague o fogo, adicione a manteiga e o queijo parmesão.Mexa até derreter completamente a manteiga, Tampe a panela e deixe descansar por 2 a 3 minutos. Sirva a seguir e, quiser com mais queijo ralado, à parte.

Dica:
Para esta receita, a abóbora deve estar bem madura. Se quiser, prefira abóbora japonesa tipo kabotchá, que dá um excelente resultado. Se o risoto não ficar cremoso, pingue um pouco mais de água quente antes de acrescentar a manteiga e o queijo. A minha receita ficou super cremosa, não precisei acrescentar mais nada. Uma delícia!




Arroz Arbóreo



Abóbora Cabotiã

Também conhecida como Abóbora Japonesa é rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Possui baixo índice glicêmico e poucas calorias. Seus benefícios incluem: maior saciedade; melhora do sistema imune, memória, pele e cabelo; combate aos radicais livres; prevenção de câncer e problemas oculares. A cabotchá é mais consistente e menos úmida, sendo a polpa ideal para preparar pratos salgados, como sopas e refogados. 




Nenhum comentário: