domingo, 29 de outubro de 2006

Beneficios das Sementes


Semente de Linhaça


Esta pequena semente marrom é originária da semente de linho é rica em ácidos graxos alfa-linolênico (n-3) - protetor das funções cardíacas e linoleico (n-6) - com funções antiinflamatórias. Ajuda na promoção e renovação das células. Ameniza os distúrbios causados pela tensão pré-menstrual. Rica em fibras a semente de linhaça ajuda na regulação do intestino. Seu consumo médio é de 1 colher de sopa por dia.Para aproveitar melhor todos seus benefícios é interessante tritura as sementes antes de comer, ou mastiga-las bem.Pode ser utilizada como complemento sobre frutas ou mesmo em algumas preparações, como pães e biscoitos.

Gergelim



A semente de gergelim é uma semente oleaginosa. Rica em proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais como o cálcio. O gergelim tem propriedades antioxidantes, são excelente fonte de energia, contem ácidos graxos poliinsaturados, alem de ter sabor bem característico.Artesanalmente, podem ser produzidos doces, gersal, pode ser colocado em pães, biscoitos entre outros.
A semente de gergelim é uma semente oleaginosa. Rica em proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais como o cálcio. O gergelim tem propriedades antioxidantes, são excelente fonte de energia, contem ácidos graxos poliinsaturados, alem de ter sabor bem característico.Artesanalmente, podem ser produzidos doces, gersal, pode ser colocado em pães, biscoitos entre outros.

Castanha do Pará



A castanha do Pará, hoje em dia bem conhecida como castanha do Brasil, é da família das oleaginosas, a castanha do Pará é principalmente rica em selênio, um mineral com características antioxidantes, que protege as células contra os radicais livres.Com apenas 2 ou 3 unidades conseguimos 100% da necessidade de selênio recomendada pela IDR para uma pessoa adulta saudável. Além disso, preserva gorduras de boa qualidade denominadas mono e poliinsaturada; mesmo assim deve ser ingerida de forma moderada, pelo seu alto valor calórico. Deve ser ingerida fresca, evitando assim, a oxidação dessa gordura presente na castanha; pode ser usada em granolas, com frutas, em preparações como pães e bolos, além de ser consumida in natura.




Levedo de cerveja


O Levedo de cerveja é extraído da fermentação natural da cevada e normalmente apresentado na forma de um pó fino, rico em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. O levedo auxilia o fígado na desintoxicação do organismo, aumenta a resistência do organismo, combatendo a fadiga física e o stress. Além disso protege a flora intestinal.Pode ser consumida em sucos, com leite ou iogurte, além de ser uma fonte de energia entre as refeições. Normalmente se usa 1 colher de chá por dia.O Levedo não deve ser levado a altas temperaturas para não perder suas propriedades.


Farelo (ou Fibra) de trigo (FINO E GROSSO)



O farelo de trigo é parte mais externa do trigo (película que envolve o grão) onde encontramos a maior concentração de fibras. Existem vários tipos de fibras, uma delas, é a fibra presente no farelo de trigo. É uma fibra insolúvel; aquela que ajuda nos movimentos intestinais (motilidade intestinal). É utilizado na prevenção da constipação (prisão de ventre), obesidade, diabetes, e hemorróidas E a eliminar toxinas do organismo. As fibras existentes nos cereais integrais como é o caso do farelo de trigo não são totalmente digeridas tendo como função primordial, aumentar o volume do conteúdo intestinal; por esse motivo, seu valor calórico não é totalmente absorvido. O farelo de trigo deve ser usado sobre alimentos sólidos, podendo também ser usado com iogurte, frutas e sucos. Existe também o farelo de trigo fino que é denominado dessa maneira por ser micronizado.


Gérmen de trigo


O gérmen (parte germinativa) do trigo é parte mais central do trigo onde encontramos a maior concentração de nutrientes. Contem proteína, minerais como o zinco e fósforo, é rico em ferro e vitaminas do complexo B, especialmente de vitamina B6. Pela presença da vitamina B6 o gérmen de trigo é caracterizado por promover vigor físico e emocional, por isso é um alimento usado principalmente por atletas e crianças, auxiliando no crescimento e desenvolvimento normal infantil. Esse alimento versátil não precisa ficar confinado ao café da manhã. Use-o em tudo, dos assados às sopas, ensopados, saladas e pães.


Aveia integral


A aveia em flocos é um tipo de cereal que provém do grão da aveia. É um cereal muito energético por isso, muito utilizado por atletas. É rica em fibras solúveis, que ajudam a controlar o mau colesterol e o bom funcionamento intestinal. Existe a aveia fina e a grossa, que tem o mesmo objetivo. Pode ser usada em preparações salgadas e doces, em mingaus, com iogurte e frutas, em sopas, ... É utilizada crua, in natura, mas recomenda-se cozinhar, assar ou tostar para facilitar sua digestão e assimilação.

Farelo de aveia (INTEGRAL, FINO)


O farelo de aveia é obtido através da moagem e é rico em vitaminas, minerais e fibras. Muitos estudos mostram a redução do MAU colesterol mediante uma ingestão diária de farelo de aveia. O farelo de aveia é composto principalmente de fibras solúveis (beta-glucano - substância classificada pelo FAO como alimento funcional desde que consumidos em quantidades proporcionais para sua idade e sexo), formando uma solução altamente viscosa que pode se associar diretamente ao colesterol no intestino, levando-o para fora do corpo. As fibras solúveis, além disso, melhoram a tolerância à glicose (diabéticos que exigem insulina precisarão de quantidades inferiores de insulina). Existe também o farelo de aveia integral, rico em fibras tanto solúvel quanto insolúvel que podem ajudar a eliminação do colesterol (fibras solúveis) e ao bom funcionamento intestinal (fibras insolúveis). Pode ser usado no café da manhã com frutas e iogurte ou mesmo nas principais refeições com almoço e jantar.


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA