.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Receita para uma Vida Saudável

A definição de “saúde” da OMS (Organização Mundial de Saúde) é o estado de bem-estar físico, mental, psíquico e social do indivíduo. Portanto, de acordo com este conceito, a saudabilidade está intimamente associada à qualidade de vida que temos. Ou seja, a base para uma vida saudável é o equilíbrio entre corpo e mente. Os avanços tecnológicos em todas as áreas, incluindo as ciências médicas, têm permitido um aumento na expectativa de vida das pessoas. Porém, esta mesma tecnologia nos proporciona facilidades que nos levam a uma vida sedentária e um intenso desgaste físico e mental. A combinação de estresse, sedentarismo e uma alimentação desequilibrada impacta diretamente sobre nossa saúde e bem-estar.

Neste contexto, é possível ter um estilo de vida saudável cultivando hábitos simples, mas que são aliados importantes na busca de viver com qualidade.

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

A influência da alimentação no bem-estar físico e na redução do risco de doenças é comprovado cientificamente. Uma alimentação balanceada deve conter nutrientes em quantidade e qualidade adequadas às necessidades de cada pessoa, considerando sua idade, atividade física, estilo de vida e

estado de saúde. Neste balanço é fundamental considerar as quantidades apropriadas de alimentos de todos os grupos – construtores (proteínas), reguladores (frutas, verduras e legumes) e energéticos (carbohidratos e gorduras), lembrando também que água é essencial e o ideal é ingerir ao menos 2 litros por dia. Os açúcares são alimentos energéticos, importantes na produção de energia necessária ao organismo, dentro de uma alimentação equilibrada.

ATIVIDADE FÍSICA

Na correria do dia-a-dia, às vezes, fica difícil arranjar tempo e disposição para praticar exercícios. Além disso, as facilidades da vida moderna nos convidam ao sedentarismo. No entanto, não é necessário ser atleta ou ir à academia todos os dias para usufruir os benefícios que a atividade física oferece à saúde. Andar 30 minutos por dia, subir escadas ao invés de pegar o elevador e dançar, são bons exemplos de atividades simples que podem ser incorporadas à nossa rotina.


DORMIR 8hrs POR DIA
Uma noite bem dormida descansa corpo e mente, recuperando nossas energias e nos devolvendo a disposição necessária para termos um bom rendimento nas atividades diárias.

Um sono reparador nos protege contra o estresse e, consequentemente, contra as doenças. Além disso, de acordo com pesquisadores, boas horas de sono podem ajudar a não engordar, pois quem dorme bem produz mais hormônios da saciedade, os quais inibem o apetite. Portanto, a busca por noites de sono melhores é fundamental para viver bem e ter mais saúde:

É importante ter horário, pois é preciso desacelerar para conseguir dormir.

Alimentos ricos em algumas substâncias podem nos auxiliar nesta busca.

Triptofano (leite, banana, manga, castanha-do-pará e ovo, por exemplo) - esta substância ajuda na produção de serotonina, que induz ao relaxamento e ao sono.

Magnésio (feijão, gergelim, ameixa) e vitaminas do complexo B (carnes e peixes) – pesquisas mostram que a deficiência destes nutrientes dificultam a manutenção das ondas normais de sono por um tempo adequado.

Maracujá, alface e chás de erva cidreira e camomila – possuem efeito calmante e ajudam na desaceleração necessária ao sono.

Um comentário: