terça-feira, 30 de outubro de 2007

Borra de Café contra mosquito da Dengue

Esta matéria foi minha colega Maria do Rosário que me enviou. Como esse assunto é de grande preocupação para todos, achei que seria legal colocar aqui.

Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto deBiociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto),durante a pesquisadasua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti.

O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatidocolocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, noprato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, e a borra de café, que éproduzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero.

O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal.Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas, estãosaudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4.

Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café pormililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seusquatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos.Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera asenzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dosefeitosverificados sobre a larva e o inseto adulto.

A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra decafé para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas,dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.

O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dosralos e de outros recipientes com água parada (pneus, garrafas, latas,caixas d'água etc.).

"A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorredepois de regar as plantas vai diluí-la.

Ou seja: ela recomenda que a borrade café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto. Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes aegypti é o aspersãodosinseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais eplantas.

Que tal colaborarmos, repassando a mensagem e aplicando a borra de café???

Um comentário:

Flavia Leite disse...

Que ótima dica, simples e espero que eficaz... irei usa-la.
Bjs

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA