terça-feira, 22 de abril de 2008

Bolo de Caqui para quem gosta e também quem não gosta de caqui. Vale a pena experimentar.

Mesmo quem não gosta de caqui vai se surpreender com este bolo. Meus dois filhos não comem caqui de jeito nenhum e este bolo eles comeram e adoraram. E quando falei de que era o bolo ficaram surpresos. Fica muito gostoso e não se percebe o sabor do caqui. Além de ser rico em vitaminas e minerais.



Caqui




Originário da China e muito popular no Japão, o caqui (dióspiro, em Portugal) é uma fruta bastante doce e que apresenta grandes quantidades de água em seu interior. As espécies mais conhecidas da fruta são o caqui-chocolate, que apresenta listras de cor escura em seu interior e é geralmente mais duro e menos doce; e o rama forte, mais doce e mole.



Comer caqui faz bem para a pele, para os olhos e para o sistema imunológico porque tem vitaminas A, B e C, além de minerais como fósforo, cálcio e ferro.


Com o caqui, é possível fazer diversas receitas. Tortas, geléias, folhados e bolos são as mais populares.


Vamos a receita do Bolo de caqui.
Ingredientes:
Para a massa:

2 caquis rama forte médios
1 copo de óleo
4 ovos
1 lata de leite condensado( eu usei o de soja)
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó

Para a calda:
2 quis rama forte médios
2 xícaras de chá de açúcar

Preparo:
Primeiro corte os caquis em quatro. Acrescente o óleo, o leite condensado, os ovos e bata por alguns minutos no liquidificador. Coloque numa vasilha e acrescente a farinha de trigo e o fermento, mexendo sempre até a massa ficar homogênea.

Numa forma untada e enfarinhada com margarina, coloque a massa. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos em temperatura média.

Enquanto isso, faça a calda: numa panela coloque os caquis picados (não é preciso descascar a fruta), acrescente o açúcar e leve ao fogo. É só mexer para que o próprio caqui solte um caldo e deixar cozinhar por uns dez minutos.

Deixe levantar fervura e ,quando a calda engrossar, estará pronta para cobrir o bolo.

Obs: No meu bolo não coloquei calda.

Receita do Globo Rural


8 comentários:

Filipa disse...

Eu gosto bastante de dióspiros (caquis) e tenho a certeza que vou adorar este bolo. Quando estiver na época deles aqui, vou experimentar este bolo sem dúvida.

Beijinhos

Fabrícia disse...

Que diferente...bolo de caqui...fiquei tentada à experimentar.
Bjs.

Laurinha disse...

Interessante, já vi mas nunca fiz nem experimentei... e agora que estamos na época deles, acho que é uma boa id´eia!
Beijinhios,

Anônimo disse...

O meu marido adora diospiros, eu nem por isso, em criança comi tantos que agora não ligo muito... gostei da ideia do bolo... quando chegar a época deles vou experimentar.
Beijos

Rosa Eliza disse...

OI Bete,passando para ver suas receitas que são bem diferentes.Esse bolo de caqui deve ficar bem gostoso,e eu adoro caqui,sera que dar para fazer geléia de caqui tambem?
BJSS

Betechef disse...

Claro que sim Rosa, e fica deliciosa.Há um tempo atrás participei de um evento e fiquei encumbida de levar geléias.Então fiz uma geléia de morango e me aventurei em fazer pela primeira vez geléia de caqui. Pra minha surpresa a geléia de caqui fêz o maior sucesso.Vou te passar a rceita.
Bjs e obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Fizemos o bolo de caqui e o sabor e surpreendente!
Obrigada!!

Laurinha disse...

Obg, vou experimentar parece delicioso������������

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA