Já deu pra perceber que adoro caqui né? É verdade, mas também estou aproveitando já que estamos em plena safra do caqui. O caqui é uma fruta deliciosa e praticamente não dá trabalho nenhum para fazer essa geléia. Também tem uma receita de mousse de caqui que é simplesmente maravilhoso.
Ingredientes:
4 caquis maduros
1 xícara (chá) de açúcar
1 pauzinho de canela
Preparo:
Coloque em uma panela, o açúcar e os caquis sem pele.
Cozinhe por cerca de 1o minutos. Coloque no liquidificador.
Bata bem, assim vai ficar uma geléia bem fininha e acetinada.
Volte com o creme batido para a panela com um pauzinho de
canela e deixe cozinhar por mais uns 10 minutinhos ou até
engrossar.
Coloque em uma vasilha , deixe esfriar.
Bom apetite!
Curiosidades sobre o caqui:
O caqui é originário da Ásia, mais precisamente da China, de onde foi levado para a Índia e para o Japão. Cresceu em seu habitat em estado silvestre desde tempos imemoriais.
No Brasil chegou no final do século IX ,com a primeira imigração japonesa, aclimatou-se muito bem e passou a frutificar ainda melhor do que em seus países de origem, tendo se tornado produto de importante exploração comercial.
Provavelmente porque, como já dizia Pero Vaz de Caminha, "nesta terra, em se plantando tudo dá"! Não foi por acaso que os imigrantes japoneses iniciaram seu cultivo no Brasil.
As crianças nipônicas ficavam fascinadas pela fruta logo cedo, porque o folclore sobre a origem "mágica" do caquizeiro faz parte das histórias infantis tradicionais no Japão. A lenda, descrita em O Livro das Frutas, de Jane Grigson (Companhia das Letras, São Paulo,1999), envolve um grande líder samurai do século XII, Yoshitsune. Com astúcia, ele derrotou o gigante Benkei num único golpe. O samurai "não era maior que uma bota", porém tinha a valentia de um tigre e desferiu um golpe certeiro que fez o gigante cair no chão, abrindo um grande buraco. Ouviu-se enorme estrondo e da fenda surgiu uma árvore alta, repleta de frutas vermelho-alaranjadas e suculentas. O samurai e o gigante saborearam, juntos, o caqui e se tornaram amigos inseparáveis.
Qualquer que seja a variedade considerada, o fruto do caquizeiro é quase só polpa. De aparência gelatinosa e fria, concentrando boas quantidades de caroteno (vitamina A) e vitaminas do complexo B e C, a polpa do caqui é constituída basicamente de mucilagem e pectina, responsáveis pela aparência característica da fruta. O seu teor de açúcar, que varia entre 14 e 18%, supera o da maioria das frutas de consumo popular. Por isso, cuidado! Não abuse caso queira manter a silhueta, ok?!
Pesquisa: Sentir Bem
14 comentários:
Nem preciso dizer que adorei a receita desta geléia não é? Estas suas receitas de caqui estão a fazer-me um jeitão que nem imagina... :)
Beijinhos
Qual caqui é mais recomendado, o chocolate? o ramaforte?
Também adoro caqui!
Beijinhos,
Meu Deus que luxo!?! Amei!! Essa bela geléia em cima de uma torrada com requeijão cremoso, não quero nem pensar muito nisso. risos
Bete, não sou muito fã de caqui, mas tenho lá em casa quem goste, já guardei a receitinha para a lista das receitas a experimentar :)
Bjo querida :)
Essa nunca provei....
Bjs.
Boa Tarde Laurinha!
Que bom que gostou da receita.
Os dois tipos de caquis são recomendados.Ai vai depender do gosto de cada um, porque o caqui-chocolate é mais firme mediamente doce e tem uns risquinhos cor de chocolate dentro,já o rama forte é mais molinho e mais doce.O rama forte é o mais usado.Essa geléia foi feita com o rama forte.
Beijinhos!
Nunca experimentei geléia de caqui deve ser muito gostosa.
Bjs!
Bete,
Vc pode me ajudar?
Hj fiz a receita mas achei que ficou 'amarrando'. Usei açúcar cristal e caqui rama!
Grata.
também fiz, mas quando provei fiquei com a lingua com sabor amargo
Achei muito legal a receita e estarei preparando para o café da manhã.Obrigado!
Achei muito legal a receita e estarei preparando para o café da manhã.Obrigado!
qual a medida para quantidades maiores de caquis, meu pé está carregado?
Fiz e minha geleia também ficou amargo e amarrando a língua...
Postar um comentário