sexta-feira, 30 de maio de 2008

Notícias - Soja preta pode diminuir risco de diabete, diz estudo.


A soja é um importantíssimo alimento funcional. Apresenta em sua composição componentes com efeitos benéficos sobre a saúde, incluindo isoflavonas, ácidos graxos ômegas 3 e 6, proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais como ferro, cálcio, fósforo e potássio.

Diversas pesquisas científicas demonstram que o consumo de soja reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, aterosclerose, colesterol elevado, alguns tipos de câncer como de mama, colo do útero e próstata, obstipação intestinal, além de auxiliar no tratamento de uma série de doenças crônicas. Também é recomendada no alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual e menopausa, bem como na prevenção da osteoporose.

Segundo pesquisa recente publicada no Journal of the Science of Food and Agriculture realizado pela Universidade Hanyang, de Seul, a Soja Preta pode ajudar a evitar o surgimento do diabetes, além de ser mais potente na redução nos níveis de colesterol total e LDL colesterol (colesterol ruim). Os pesquisadores afirmaram, ainda, que o consumo de soja preta evita o ganho de peso.

A soja preta possui em sua casca uma substância antioxidante denominada antocianina, responsável pela coloração da casca. Estudos demonstram que a antocianina presente na soja preta possui efeito anti-obesidade, reduzindo os efeitos de uma alimentação rica em gorduras no peso corporal e no perfil lipídico. Além disso, a antocianina neutraliza a ação dos radicais livres, atuando na prevenção de câncer - principalmente de mama - e do envelhecimento precoce. Possui ação benéfica no controle das taxas de colesterol, na prevenção de doenças cardíacas.

Fonte: Bruna Murta - Nutricionista Mundo Verde




5 comentários:

Nereime disse...

Eu nunca vi soja preta...talvez em casas de produtos naturais eu encontre...a outra eu já aprendi alguns pratos bem gostosos!
bjoks

Betechef disse...

Oi Nereime! Você encontra no mundo verde e em outras casas de produtos naturais.
Bjs!

Fabrícia disse...

Muito interessante...nunca provei soja preta.
Bjs.

Edy Japan disse...

nossa moro no pais da soja e não conheço,rsss.vou procurar,excelente dica,bjo

Fay van Gelder disse...

Esta soja preta não conheço, ainda.

Mas sendo soja, só pode ser boa mesmo :)

Bjo

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA