quarta-feira, 9 de julho de 2008

Brócolis passado no alho e óleo- Simples fácil, rápido e muito saboroso




Vamos primeiro conhecer seus benefícios para nossa saúde.

O brócoli é um vegetal muito rico em Cálcio e Ferro, minerais importantes para a formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue; possui ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitamina C, que se perde durante o cozimento usual.
Suas folhas são calmantes, purificadoras do sangue e ricas em minerais. O caldo das flores é calmante, diurético, além de combater as inflamações do tubo digestivo. Tanto as flores como as folhas tem efeito laxativo.
Para uma boa compra é só verificar seus talos e flores, que devem ser verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amareladas indicam que o brócoli está velho.
Ao cozinhar coloque o brócoli em pouca água fervente com sal e mantenha a panela destampada durante todo o cozimento.
O brócoli conserva-se em geladeira por uma semana e seu período de safra é de junho a outubro e janeiro.


Vamos a nossa receitinha:



Primeiro peguei o brócoli lavei bem, separei os buquezinhos de flores. As partes mais durinhas eu piquei bem fininho. Cozinhei no vapor até ficar macio, mas não muito mole. Peguei 2 dentes de alho soquei com um pouco de sal.Depois peguei uma panelinha e coloquei 2 colheres (sopa) de óleo. depois de quente adicionei o alho e deixei dourar levemente e paseio os brócolis rapidamente. Acertei o sal e estava pronto. Ficou simplesmente deliciosos e super saudável. Aqui em casa nos comemos muito legumes e verduras. Espero que gostem também.

Recados.com - orkut comentários do português, gráficos da sucata, gráficos do glitter do scrapbook e mais!


6 comentários:

risonha disse...

receita super saudável e muito rica em vitaminas e ferro.
eu adoro bróculos.

Filipa disse...

Muito saudável esta receita e parece muito boa também.

beijinhos

Marcia disse...

Um dos acompanhamentospreferidos por aqui. bj

Nela disse...

Olá Bete, está tudo certo o que diz por cima do "faça um comentário" muito certo mesmo,olhe vim visitá-la através do blog da minha amiga Carmencita, e gostei do seu blog,com pensamentos como eu também ponho e gosto, está lindo,a receita está ópitima, é um vegetal que muito uso,mesmo para cozer e acompanhar com peixe.Se me quiser visitar será bem vinda.Beijo fique bem.

Intoleglutemlactose disse...

Olá Bete,
Estou muito novinha neste assunto de "sem glutem, sem lactose e tb sem açucar". Descobri em novembro que tenho INTOLERÂNCIAS!rsrssrs. Fiquei desesperada no início, mas agora estou me sentindo uma pessoa, mais ou menos, normal.
Bom ter te encontrado pelo caminho. Gostei das dicas, o brócolis eu amo!
bj
Ester (Brasília-DF)

Betechef disse...

Oi Ester,
Obrigada pela visita e pelo comentário.Não fique triste todos temos problemas, a vida é assim mesmo e cabe a nós sabemos driblarmos todos e seguirmos em frente. Fico feliz em saber que você está conseguindo.
Bjs, volte sempre!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA