quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Kouglof Essa receita vem da Alsacia, região de fronteira entre a França e a Alemanha e, é considerado um primo distante do panetone.

Vi esta receita no programa Receita Minuto. É fácil de fazer e leva poucos ingredientes, só o preparo é que demora um pouco. A massa tem que descansar por 4 horas e depois de colocada na forma por mais 1 hora, mas o resultado é muito bom. A massa fica muito leve e airada. Fica ótimo com margarina, géleia e uma xícara de chá.
O Kouglof é originário da Áustria tem várias palavras para designá-lo: kugelhopt, kougelhof, gougelhopt ou kouglof, todas derivadas da palavra alemã 'kugel' que significa bola. Atribui-se a popularização do kouglof em Paris, à Carême que ganhou a receita do chefe do Prince Schwarzemberg da Áustria.Este pão, típico da Alsácia, é preparado na noite anterior e saboreado nas manhãs de domingo, especialmente no domingo de Páscoa com uma deliciosa xícara de chocolate quente... Uma boa sugestão para presentear seus amigos e familiares.
Ingredientes:
250g de farinha de trigo
5g de sal
35g de açúcar
2 ovos
15g de fermento biológico
150g de manteiga
100g de uvas passas pretas
50ml de rum
50ml de leite
20g de amêndoas filetada
Modo de preparo:
Misturar na batedeira com gancho, a farinha, o sal, o açúcar, os ovos e o fermento biológico. Bater bastante para dar elasticidade e corrigir a textura com o leite. Incorporar a manteiga amolecida e reservar na geladeira por 4 horas no mínimo. Amassar a massa e incorporar as uvas passas marinadas no run. Em uma forma de Kouglof untada de manteiga, colocar as amêndoas filetadas. Modelar e colocar a massa. Deixar crescer por uma hora e assar no forno a 170° C. Após desinformar, polvilhar de açúcar de confeiteiro.


4 comentários:

Claudia (Cacau) disse...

Olá Bete,
Pra variar como tudo que você faz me dá água na boca, mas esse primo do panetone me deixou mais aguada, porque eu adoooooro panetone, pra mim se quiser me ver feliz, me de um panetone, mesmo que seja os baratinhos do mercado.
Bjks
Cacau

Linda disse...

Olá!
Hoje venho desejar um feliz e santo Natal.Com muita paz e amor,para ti e familia.
Beijinhos
Linda
PS. Deve ser uma delicia, bom para a época do Natal.

Unknown disse...

Amei a receita, vou fazer, obrigada
Facebook.com/bolossil

Unknown disse...

Oi bom dia!
Já fiz e,é Mara....vilhoso,é uma mistura de sabor,parece com bolo mas é pão ao mesmo tempo...divino amei❤

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA