quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pudim de Leite Condensado de Microondas


Tem feito muito calor ultimamente, e assar pudim demora muito e a cozinha fica insuportável. Como eu já gosto mesmo de usar o microondas, não perdi tempo. O resultado foi ótimo, é conferir na foto acima. Minha sobrinha disse: nossa essa minha tia faz tudo no microondas. Na verdade eu gosto mesmo de praticidade e vivo testando algumas receitas e na maioria das vêzes o resultado é bom. Esse pudim já fiz várias vêzes aqui em casa. Faça você mesmo e me diga o resultado.

Ingredientes:
½ xícara (chá) de açúcar (100g)
1/3 xícara (chá) de água
3 ovos
1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite

Preparo:

Calda de caramelo:
Colocar o açúcar dissolvido na água em uma fôrma de anel.Levar ao Forno Microondas por 8 a 10 minutos na potência 100%. Se necessário, acrescentar mais tempo, minuto a minuto,até atingir o ponto desejável.

Preparo do pudim:
Bater no liquidificador, os ovos, o leite condensado e o leite, despejar na forma caramelizada e leve ao forno microondas por 5 minutos na potência 100%. Reduzir para a potência 70% e cozinhar por mais 1 a 3 minutos. Testar o ponto de cozimento com um palito: se sair seco, estará pronto, ainda que a superfície não tenha completado o cozimento. Cobrir e aguardar 10 minutos no tempo de espera. Desenformar frio.

Dica de recipiente:
Forma de anel, 1,5 l de capacidade. Se a forma for muito baixa pode derramar.

Rendimento: 15 porções
Fonte: Meu livro de receitas que veio com com meu primeiro microondas.


36 comentários:

Nani disse...

Menina que prático, eu tenho uma forma dessas para microondas mas nunca fiz nada nela acredita? Vou aproveitar agora pra fazer esse pudim.
Beijos

Mari disse...

Oi Bete querida!
Realmente seu pudim ficou fantástico!
Sabe que morro de medo de fazer pudim ou seja lá o que for no microondas? Ganhei da minha mãe, no ano retrasado, uma forma dessas, e só uso para fazer pudim de maria mole, coisas assim... nunca arrisquei a fazer nada no microondas.. preciso começar a arrumar outro uso para ele que não seja esquentar os alimentos.. rs
Super beijo

Mari

Nela disse...

Bete espero que esteja tudo a correr melhor amiga a nível de saude, olhe como já disse uma x tb, utilizo mto o micro ondas,e tb faço pudim nele agora está cá frio mas de Verão utilizo muito, o seu pudim ficou lindo beijinhos e as melhoras.

risonha disse...

deve ficar delicioso esse pudim
eu também sempre que possouso o meu microondas.

Dani Ayres disse...

Olá, Bete!
Muito obrigada por seu carinho em meu blog.

Eu nunca faço receitas no micro-ondas, ganhei em meu chá-de-panela uma panela de pressão própria para e vinha com um monte de receitas, mas ainda não despertei vontade em experimentá-las...
Devo ter ficado traumatizada, pois uma fez experimentei fazer um pudim de leite condensado e ficou uma bomba. Intragável, foi direto pro lixo.
Será que vou acertar com a sua receita?
A minha forma é de plástico, tem algum problema???
Beijos!!!

Val disse...

arrazou lindo,lindo esse pudim amei.

Mônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mônica disse...

Dani Aires e demais,
também tenho uma panela de pressão de microondas mas não tenho nuenhuma receita. Voces pode me enviar algumas?
meu email é monicatang@itelefonica.com.br
Grata.

Francis disse...

Muitooooo legal, adorei essa receita, acabei de fazer rapidinho!!! muito bom. Beijos!!!

Betechef disse...

Bom Dia Francis!
Fico feliz que tenha gostado e dado certo.
Obrigada pela visita e pelo carinho. Volte Sempre!

Ana Elise disse...

...só devem tomar cuidado com a forma, pois a minha era daquela de plástico e ela se derreteu ao fazer a calda. Percebi que a sua é de vidro!

Fé inabalável. disse...

Oi Bete, tudo bem?

Olha fiz a receita em uma forma de 1,2l e quase derramou mas deu certo!!! Só os tempos de preparo que foram adaptados ao meu micoondas. Por exemplo, a calda ficou pronta em 12 minutos e a primeira parte docozimento foi ok mas a segunda foram 6 minutos. Mas ficou divino!!! Muito obrigada!!!

Neucileni disse...

Olá fiz a receita hoje (29/07), deu certo, já experimentei... adorei, pois nunca consegui direito no banho maria... bjs

Betechef disse...

Parabéns Neucileni, fiquei muito feliz por vc.Obrigada pela visita e pelo comentário.
Bjs e volte sempre!

Elizabeth disse...

Oi Beth, bom dia!

Gostaria de saber se posso fazer o pudim de leite condensado em uma forma de plástico (p/microondas)

bjs
Beth
beth_spje@yahoo.com.br

Camila Rech de Freitas disse...

Oi...
Muito prática a receita... fiz ela e ficou muito boa... rss... Sempre quis aprender a fazer pudim de leite, graças a internet, achei a receita e de um modo prático. Obrigada
Camila

Rael Irene disse...

Gostei da receita, só que o meu eu fiz e mesmo depois de cozido ficou um tanto aguado :/

Anônimo disse...

depois de 3 vasilhas de microondas derretidas, e 1 refratario de vidro quebrado, consegui fazer..... o açúcar caramelizado em formas de plásticos, irá derreter também a forma! por isso, vc tem 2 opções: faça em um refratário de vidro, próprio para microondas, espere esfriar, e coloque o liquido do pudim (caso contrario, o choque térmico poderá tb quebrar sua forma de vidro) ou faça a calda no fogão, com uma panela, e depois coloque no microondas.
de resto, tudo ok.. ficou igualzinho o pudim da padaria...

Anônimo disse...

A FORMA DERRETEU RSRSRSRS!

Val de Oliveira disse...

Eu confesso que não tava acreditando, paguei pra ver e gostei.Não consegui comer um pedaço... Comi de cara logo tres...Ficou muito bom, mas fiz a calda no fogão convencional e cozinhei 5 min na potencia 100% e depois mais 5 min na potencia 80% verificando a cada min com o palito. Vai virar receita de todo final de semana.

Anônimo disse...

"depois de 3 vasilhas de microondas derretidas, e 1 refratario de vidro quebrado, consegui fazer..... "

kkk esse é fera

Betechef disse...

Que pena que para dar certo vc teve quebrar e queimar suas vasilhas. Eu já dei dicas aqui, não se faz calda caldas em vsilhas de plástico e também não se deve usar nem muita água e nem alimentos muito gordurosos porque senão as vão direto para as vasilhas e elas vão se derreter. No mais é só ver a potência do seu forno. Eu sempre faço este pudim e o resultado é sempre ótimo.
Um grande abraço e volte sempre!

LÉ@ MARINHO disse...

EU FAÇO PUDIM DO MEU JEITO E DÁ MUITO CERTO!
TEMPO DE COZIMENTO, AS VEZES MAIS, AS VEZES, MENOS TEMPO, DEPENDE DO SEU MICROONDAS.
EU FAÇO A CALDA NO FOGÃO, PEGO A METADE, COLOCO NO PIREX DE VIDRO, PONHO O CREME BATIDO E LEVO AO MICROONDAS.
DEPOIS DE ASSADO, ESPERO ESFRIAR UM POUCO E ACRESCENTO O RESTO DA CALDA JÁ FRIA.
LEVE PRA GELAR E SIRVA!

Bru disse...

Ótima receita. O pudim ficou delicioso.

Dica: Eu tirei um pouco da espuma depois que bati os ingredientes no liquidificador. Coloquei um prato em cima da fôrma para não derramar enquanto cozinhava no microondas.

Anônimo disse...

minha vó faz toda semana desse pudim!
é pratico,rapido e fica uma deliciaa

Anônimo disse...

olha eu tentei fazer mas não deu certo pq a senhora não disse q tinha q ser em forma de vidro pq eu derreti minha forma tentando caramelizar

Fadrick Paiva disse...

tem alguma alteração no caso se eu fizer numa forma retangular? aqui em casa não temos a forma propria pro pudim... o tempo no microondas muda?

Elaine disse...

Bom dia, fiquei super surpresa com o resultado do pudim de leite condensado no microondas. Agora não preciso mais ficar chateada quando esqueço de fazer o pudim com antescendência, o sabor ficou ótimo é o resultado da aprarencia também. Já comentei sobre a receita com muitos amigos. Beijos

Anônimo disse...

Eu fiz ontem...
Funciona mesmo,ficou ótimo!

Anônimo disse...

Segui a receita à risca, mas não deu certo...o pudim murchou... :(

Betechef disse...


Anônimo
Não sei o que houve na sua receita, esse pudim já fiz várias vezes e sempre dá certo. Esse tipo de pudim não costuma murchar. Lamento. Bjs!

Anônimo disse...

acabei de fazer a receita e estourei o recipiente de vidro próprio de microondas.. o que faltou??? esperar esfriar.... Escreva isto no modo de preparo... ok

Anônimo disse...

Estava fazendo a calda na forma própria de microondas, aos cinco minutos, quando olhei a calda havia queimado e derretido o pote, sugiro prestar atenção ao tempo de cozimento, que pelo jeito varia de acordo com a potência de cada microondas...

Unknown disse...

Fiz o pudim hj, ficou muito bom, fiz a calda numa panela e depois passei pra forma, só q o meu demorou 16 minutos pra ficar pronto.

Anônimo disse...

Quero saber se precisa colocar no banho maria ?

Betechef disse...

Boa Tarde,
Tirando dúvidas sobre pudim no micro-ondas: Não precisa colocar em banho maria. O mais importante é que a forma seja alta para seu pudim não transbordar e nunca faça em forma de plástico que sua forma não vai aguentar e irá derreter com certeza. Falo por experiência própria. As ondas são são atraídas pelo acúcar, gordura e água também. geralmente o tempo de cozimento também varia de marca de micr-ondas, por isso que as vezes o meu fica pronto mais rápido ou menos que rápido que o seu. Espero ter esclarecido as dúvidas de todos.
Uma ótima semana!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA