quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Torta de Cupuaçu Com Leite Condensado de Soja e Creme de Leite de Soja da Bete


 Boa Noite! Já faz um tempinho estou qurendo postar esta torta, mas, sempre acontece algo que me impede. Esta semana aconteceu um pequeno acidente comigo, fui colocar meu colírio para glaucoma (pressão alta) no olho e coloquei um remédio para fungos. Tive uma queimadura no meu olho esquerdo, e o pior é que só tenho visão 100/% neste olho.Fiquei um dia inteiro com o olho tampado e com zero de visão e uma dor horrível. Foi simplesmente horrível, mas agora já está tudo bem, graças a Deus. Minha norinha Sonia me deu a maior força e foi graças a ela quem está postagem está indo ao ar agora. Estive muito tempo fora do ar, cuidando de minha sogra, mas como não consegui ninguém de confinaça e também sua glicose estava variando muito tivemos que colocá-la em uma clínica, para que ela possa ser acompanhada de perto por médicos e enfermeiros. As coisas comecem a entar nos eixos.A minha vida está muito tumultuada e estou tentando colocar em ordem, mas tenho ido todos os dias visitá-la e também acompanho de perto todo seu tratamento, tenho muito medo de sua escara(ferida) que ela tinha nas costas volte, já que lá ela fica mais tempo deitada e o tempo esta muito quente aqui no Rio. Ela e muito apegada a mim e eu  também  gosto  muito dela. Fico emocionada quando chego perto dela e  ela diz assim: "é você minha querida" , você veio mesmo, você mora no meu coração. Mudando de assunto, quando comi esta fruta pela primeira adorei, achei simplesmente deliciosa. Meu marido trouxe do Pará, foi ai que tive a idéia de fazer a torta com o recheio de cupuaçú e para ficar ainda melhor e mais saudável usei leite condensado de soja e creme de leite de soja, mas se não lhe agradar pode usar o leite condensado e o creme de leite comum, o resultado será o mesmo.Espero que goste.



Cupuaçu, é uma fruta típica da região da floresta amazônica.

As sementes de cupuaçu, por seu alto teor de gordura, prestam-se à fabricação de chocolate e já foram utilizadas para esse fim, em lugar das sementes de cacau. Na região, costuma-se chamar o chocolate feito das sementes da fruta de cupulate. Por esse emprego, o cupuaçu recebeu no passado nomes como cacau-do-peru e cacau-de-caracas.

A fruta é rica em proteínas, cálcio e fósforo.  Com relação às vitaminas, possui vitamina A, B1, B2 e C. Além das vitaminas e sais minerais, a fruta é rica em pectina.

Bater no liquidificador. Coloque num pirex, polvilhe coco ralado e leve para gelar por, no mínimo, 4 horas.

Fonte: http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=20


Confira agora esta deliciosa receita.

 Ingredientes:

Massa:
200 g de biscoito de maisena
150 g de margarina

Recheio:
1 lata de leite condensado de soja (Soymilke- Olvebra)
2 caixinhas de creme de leite de soja (Naturis Soja - Batavo)
3 poupas de cupuaçu (congeladas)
3 gemas
1 envelope de gelatina incolor sem sabor

Preparo da massa:
Triture os biscoitos no liquidificador ou processador até obter uma farofa. Coloque em uma tigela funda, junte a margarina e amasse bem com os dedos até obter uma massa macia e que solte das mãos. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável (27 cm de diâmetro). Leve ao forno médio por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a dourar. Reserve.

Preparo do Recheio:
Pegue as polpas de cupuaçu e triture no liquidificador mas não até ficar líquido, somente para ficar triturado os pedaços. Em uma panela coloque o cupuaçu e as gemas mexa bem até ficar cremoso. A seguir coloque no liquidificador junto com o leite condensado, o creme de leite e a gelatina hidratada (com 6 colheres (sopa) de água, leve ao microondas por 40 segundos ou coloque em banho maria para dissolver bem).

Montagem da Torta:
Despeje esse creme por cima na torta já assada. Leve à geladeira e bom apetite!




11 comentários:

Gina disse...

Confesso que não conheço leite condensado de soja. Nos mercados também não encontro creme de leite de soja.
Minha sogra é amazonense e conheci há muitos anos o cupuaçu. Paixão à primeira colherada nos sorvetes que tomei na casa dela.
Fico feliz que sua vida esteja começando a se reestruturar.
Menina, que sufoco essa história. do colírio! Também aconteceu algo semelhante com meu marido, mas não foi grave. Melhoras aí, viu?
Boas noras geram boas noras, tá vendo?
Bjs.

Betechef disse...

Sabe Gina, sempre que posso coloco soja na minha alimntação e leite condensado de soja e creme de leite de soja já faço uso já faz um tempinho. Sempre compro nos supermecados Mundial. Espero que você encontre também é mais saudável.
Um grande abraço!

Mar Varela disse...

Que pinta más buena tiene esa tarta, no se si aquí encontraré algunos de los ingredientes pero sino improvisaré..
Un beso guapa desde España

Tati - Panelaterapia disse...

Nossa Bete, quantos momentos turbulentos, mas que bom que as coisas estão entrando nos eixos, fico feliz!
Quanto à torta, eu amo cupuaçu, mas nunca fiz nada com a fruta. Compro sorvete de cupuaçu sempre e aqui adoramos. Acho que essa torta deve ficar maravilhosa!
Bjs

Talita disse...

Sabores que nunca provei. Me atreveria a experimentar aquele pedaço tão apetitoso!

Pitadasdilu disse...

Bete, fiquei com a boca cheia d'água ao lembrar do saboroso gosto do cupuaçu, que frutinha deliciosa para fazer suco, mousse... e agora essa torta que deve ter ficado maravilhosa... como eu ficaria feliz com um pedaço.
Que bom que tudo agora está melhor.
Que Deus te abençoe, assim como tua sogra para que tudo fique bem.
Um ótimo fim de semana.

Bjos, Lú.

Soraia disse...

Olá Bete ! Tudo bem ?!
Por favor preste mais atenção quando for usar outro remédio !
Eu sei que sua vida está sendo bem agitada e de muitos afazeres e ainda ter que dar atenção 100 % para sua sogra querida.
O importante é que você também deve se cuidar para que estejas sempre bem para encarar esta fase de sua vida.
Cuide-se tá, você é uma pessoal especial !
Beijos de uma amiga que te admira,
Soraia.

Iliane disse...

oi Bete!!deve ser muito boa essa torta sua..cupuaçu é uma maravilha...mas..não conheço leite cond. de soja..nem o creme de leite tambem!!!amiga...quanta coisa aconteceu comvc!!que bom..que você é otima nora!!..graças a Deus..muito bom para a sua sogra e espero que ela fique bem!!!se cuida menina..bjus

Nereime disse...

Bete, que lindo o amor que vc tem por sua sogra!
Sabe que outro dia me atrevi a experimentar suco de cupuaçu com mate gelado, não sei se foi mal preparado mas fiquei frustrada...
Esta torta está com ótimo aspecto eu bem que faria uma nova tentativa!!!
Beijokas

Bete e Luciana disse...

Bete, estou com saudades de ver você no meu blog.
Beijos da Lú.

Betechef disse...

Pessoal a torta é toda nossa, pode pegar um pedacinho. Sintam-se a vontade.
Bjs e um ótimo final de semana!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA