.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA


.

sábado, 10 de março de 2012

Técnicas de Respiração Pranayama Ajudam você a evitar Dores de Cabeça



Aprender a respirar longa e profundamente garante ao ser humano a longevidade, de acordo com o mestre de yoga Selvarajan Yesudin é dado a cada indivíduo determinado número de respirações numa reencarnação, aquele que respira açodado e precipitadamente morre mais cedo. A natureza confirma essa teoria. Pomba 34 vezes por minuto, cachorro 28, gato 24, cavalo 16 , homem 12 e tartaruga 3.

O homem pode passar 40 dias sem comer, 7 dias sem beber, mas sem ar ele ficará apenas alguns minutos.

Todo o universo vibra numa cadência, temos que ritmar nossa respiração para entrar em sintonia com o cosmo. A respiração bem feita livra o homem de doenças como ansiedade, uma respiração curta e superficial traz sentimentos como insegurança, raiva e medo.



O nariz tem um lado  direito e um esquerdo; usamos ambos para inspirar e expirar.Na verdade eles são diferentes: o direito representa o Sol, o esquerdo, a Lua.
Durante uma dor de cabeça, tente fechar a narina direita e usar a esquerda para respirar. Dentro de cerca de cinco minutos a dor de cabeça deve ir embora.
  Se você se sente cansado, faço o contrário: feche a narina esquerda e respire pela direita. Num instante sentirá sua mente aliviada.
O lado direito pertence ao "quente" (Sol) por isso esquenta rapidamente, o esquerdo pertence ao "frio"(Lua)A maior parte das mulheres respira com o lado esquerdo do nariz, então se resfriam rapidamente .
A maioria  dos homens respira pela narina direita e isso os influencia.
Repare no momento em que acordamos, qual dos lados  respira  melhor, ou   mais? Direito ou esquerdo?
Se for o esquerdo você se sentirá cansado.

 Então, feche a narina esquerda e use a direita para respirar, você se sentirá aliviado rapidamente



Isso pode e  deve ser ensinado às crianças, mas é mais efetivo quando praticado por adultos. Meu amigo costumava ter fortes dores de cabeça e sempre ia ao médico.
Houve um tempo em que sofria de dores de cabeça literalmente todas as noites, ficando incapacitado para estudar.
Ele tomava analgésicos, mas  não funcionavam.
Ele decidiu tentar esta terapia de respiração: fechava a narina direita e respirava pela esquerda.Em menos de uma semana sua dor de cabeça foi-se. Continuou o exercício por um mês.
Essa terapia alternativa natural, sem medicamentos é algo em que ele tem experiência.
Então, por que não tentar?  
vilamulher.terra.com.br

2 comentários:

Sylvia disse...

nossa, adorei... estava com uma dorzinha chata de cabeça (toda vez que vou andar de avião, uma semana antes já fico assim... imagine que vou viajar depois de amanhã!)Usei o método, e deu uma aliviada... que ótimo!

Eu já havia lido em algum lugar, há um bom tempo atrás sobre os números de respirações que teríamos na vida... e eu sempre procurei me controlar nos momentos de ansiedade... agora, mais ainda!

Obrigada pelo post!

Leonira disse...

Parabéns. Excelente matéria, vou usa-la nas minhas práticas de yoga e também praticá-la com meus alunos nas aulas de yoga. A respiração é com certeza nossa aliada, vamos cuidar bem dela.