quarta-feira, 20 de março de 2013

Bolo de Banana Com Casca + Farinha de Milho Amarela e Aveia by D. Luzia


Basta olhar a foto  que se percebe a delícia que ficou 

Olha ai Viviane o bolo da mamãe Luzia, ficou delicioso não foi?!... Diga a ela que adorei! Essa receita é mais uma variação do bolo de banana que  sempre  faz  o maior sucesso. Ficou super fofinho, a farinha de milho amarela deu um toque todo especial a receita. Sem contar os benefícios que ela faz para a saúde que você pode conferir nas informações mais abaixo.

Ingredientes:
1 xícara (chá ) de óleo
3 ovos inteiros
2  bananas prata com casca  lavadas e picadinhas
1   xícaras (chá ) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de canela em pó
1 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha  de milho amarela (hidratada em um pouco de água)
5 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de fermento em pó
Canela e açúcar a gosto para polvilhar

Preparo:
Comece hidratando sua farinha com um pouco de água(o suficiente para molhar sua farinha) Coloque no liquidificador  o óleo, o açúcar, os ovos e as bananas lavadas e picadinhas. Bata bem. Depois de tudo bem batido despeje em uma vasilha e misture a farinha de trigo, a farinha de milho, a aveia, a canela e o fermento em pó. Coloque a massa em uma forma de tamanho médio untada e enfarinhada. Leve ao forno médio por uns 40  minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo. Assim que tirar do forno espalhe por cima uma mistura de canela com açúcar.


É Bom Saber:

 Aveia que é  um cereal rico em fibras e proteínas e naturalmente fonte de vitaminas, principalmente do complexo B1. O maior destaque da aveia são as fibras que possuem várias funções para o organismo. As fibras são divididas em fibras solúveis e insolúveis.

Na aveia em flocos e flocos finos estão mais presentes as fibras insolúveis. Elas têm a função de regular as funções intestinais e de dar saciedade da fome, permitindo que numa próxima refeição seja ingerido menos alimento.

Além disso, a aveia também é rica em fibras solúveis que permitem reduzir a absorção de açúcar e de colesterol e ajudam no tratamento de hipertensão, diabetes e redução de peso.

As embalagens de aveia possuem o Selo Funcor por conter alto teor de fibras. Isso significa que a Sociedade Brasileira de Cardiologia indica o consumo de aveia para pacientes cardíacos que possuem problemas coronarianos de aterosclerose (artérias obstruídas por colesterol). Nesse caso as fibras solúveis da aveia ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo evitando o depósito de colesterol nas veias.

 Fonte das informaçõesAveia Quaker






O milho é um dos cereais mais populares no Brasil, participando do cardápio de maneiras bem diversas. O alimento é consumido desde a forma de doces, entrando em receitas de pamonha, cuscuz e tortas; como um colorido ingrediente das saladas ou, ainda, transformado em cremes e recheios, apenas cozido em água e na forma de farinha para a preparação de pratos variados.

De acordo com a nutricionista Tereza Moreira, de Belo Horizonte, a farinha de milho, aliás, leva vantagem em relação à farinha branca, extraída do trigo, justamente por preservar uma série de nutrientes importantes que a farinha branca dispensa. “Um dos principais são as fibras, que ajudam o organismo a eliminar toxinas e manter a taxa de colesterol em níveis adequados”, diz Tereza.

A farinha de milho também auxilia as pessoas que precisam controlar a ingestão de glúten na dieta, já que a substância está ausente nesse tipo de farinha.

O milho é, ainda, fonte de proteínas, sais minerais, vitamina B1 e vitamina E, tida como fiel escudeira do sistema imunológico e com funções antioxidantes, ajudando a retardar o envelhecimento das células. Segundo a nutricionista, o alimento é, inclusive, um ótimo substituto do arroz branco, pois contém carboidratos de mais fácil digestão pelo organismo e maior quantidade de nutrientes.

Fonte:alimentacao.terra.com.br




Um comentário:

Valentina disse...

Oi Bete, vc pode esclarecer se usamos o conteudo da banana assim como as cascas tambêm? Achei esta receita muito interessante mas sö fiquei sem saber se usamos toda a banana.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA