sábado, 31 de maio de 2014

Bolo de Batata Doce Com Casaca By Betechef


Eu tinha que fazer um bolo para minhas queridas amigas Selma Maria e Regina Célia do meu grupo de tai chi que estavam aniversariando. Foi então que olhei para aquela  batata doce e tive a ideia de usá-la no bolo, já que fazemos bolo de quase tudo, não é mesmo?!... Para minha surpresa o bolo ficou super saboroso e não tem necessidade nenhuma de colocar recheios e nem coberturas. Ele fica ótimo para ser desgustado com um delicioso café ou chá quentinho, mas como se tratava de uma data festiva eu dei uma caprichada a mais. Que tal testar?!...






Ingredientes:
1 batata doce tamanho médio
1 ¹/² xícara (chá ) de açúcar
1 tablete de margarina (100 g)
4 ovos inteiros
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2  xícara (chá ) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
Farinha de trigo  e margarina para untar  a forma

Para Calda
1 garrafinha de leite de coco  + 1/2 xícara de açúcar
4 colheres (sopa) de açúcar

Recheio: Opcional
Geléia de Casca de Manga Criação Betechef

Cobertura: Opcional
1 lata de condensado cozido por 15 minutos na panela de pressão

Decoração: 
Use a imaginação. No meu bolo foi usado bolinhas de cereal de chocolate crocante.

Preparo da Massa:
Comece lavando bem a batata e picando-a em pedaços pequenos com a casca. Leve-a para cozinhar em uma vasilha com água o suficiente para cobri-lá. Depois de cozida coloque no liquidificador junto com a margarina, o açúcar, o leite e os ovos. Bata tudo muito bem. Pegue uma vasilha redonda coloque  a farinha de trigo e o fermento em pó e vá misturando aos poucos o liquido que foi batido no liquidificador. Feito isso unte e enfainhe um tabuleiro tamanho e coloque a massa. leve para assar em forno médio por aproximadamente 40 minutos.

Preparo da Calda:

Misture o leite de coco com leite de va e o açúcar. lever ao fogo e assim que levantar fervura apague o fogo.
Montagem:

Vire o bolo, divida no sentido do comprimento. Coloque uma das partes em cima de uma forma para bolo inglês. Fure- o com um garfo e regue-o com um pouco da calda de leite de coco. Feito isso passe o recheio por cima e coloque a outra metade do do bolo. Fure novamente e regue  o restante da calda. Agora abra a lata de leite condensado cozida e já fria e passe por cima e em volta de todo o bolo. Agora decore a gosto.

Boa Sorte!!!

É Bom Saber:


Benefícios da Batata Doce

Os principais benefícios da batata doce são fornecer energia com carboidratos saudáveis. A batata doce é também importante para:
  • ajudar a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico;
  • emagrecer pois diminuir o apetite porque é rica em fibra;
  • fortalecer o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A.

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce na dieta é de forma cozida e com casca. É necessário cuidado com a preparação devendo se evitar fritar pois a fritura vai aumentar a gordura na batata doce prejudicando a saúde. 

Os benefícios da batata doce para a musculação são fornecer energia para o treino, auxiliar na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue de forma mais lenta. É importante dosear a quantidade de batata doce porque se for consumida em excesso e não se praticar atividade física a batata doce engorda.

Receita de batata doce assada

Uma boa receita é enrolar uma batata doce num papel alumínio e colocar para assar no forno durante cerca de 30 minutos.


Um comentário:

Maurício Rodrigues disse...

Lindo e com certeza delicioso!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA