terça-feira, 3 de março de 2015

IOGURTE FEITO COM LEITE EM PÓ




Essa receita é ótima para substituir o leite (A, B ou C) ou leite de 'caixinha' ou UHT. Faça sem medos o resultado é maravilhoso... A foto abaixo mostra a consistência que fica o iogurte, cremoso e delicioso. sempre que posso prefiro fazer uso do iogurte feito em casa, ele  é muito mais saudável, pois não leva nem conservantes e muito menos aditivos químicos.


Ingredientes:
1 litro de água, mineral ou filtrada
10 colheres (sopa) de leite
1 pote de iogurte natural (170 g)


Preparo:
Prepare o leite batendo no liquidificador a água e o leite em pó para misturar bem. Aqueça o leite, temperatura de 46ºC, desligue o fogo,  A seguir coloque o iogurte e misture delicadamente.
Despeje nos potes ou  coloque-os dentro da Iogurteira ou em potinhos que tiver em casa. Pode também fazer em uma jarra de plástico. Tampe e aguarde 12  horas. Após esse período estará pronto. Leve à geladeira e utilize no preparo de deliciosas receitas ou ao natural, por um período de 1 semana.

O iogurte facilita a perda de peso, vai bem em diversas receitas e de quebra cuida da pele.

O iogurte é ideal para consumir na forma de doces com frutas, molhos para saladas e peixe, 
enriquecendo as refeições com nutrientes e vitaminas.

O iogurte era apenas conhecido por ter efeito poderosíssimo na regulação da flora intestinal, porém o que as pesquisas mais recentes nos mostram é que há muitas outras vantagens em se consumir todos os dias o alimento. Ele é ótima fonte de proteínas, minerais e vitaminas, têm baixo teor calórico, menos lactose que o leite comum e o melhor: é saboroso! Combina com diversas preparações, é prático e fácil de ser incluído na alimentação diária.

Reúne diversas vitaminas e minerais

O iogurte é uma excelente fonte de nutrientes importantes para a saúde, como potássio, fósforo, vitaminas A, B6 e B12, riboflavina, ácido fólico e niacina. Ele possui 10 vezes mais ácido fólico do que o leite utilizado em sua elaboração, por conta da atividade das bactérias envolvidas na fermentação. É bom porque... em 100 g de iogurte integral temos 99 UI de vitamina A, a mesma quantidade que pode ser encontrada em três unidades de banana. Em 100 g do iogurte integral há 95 mg de fósforo. Para ter a mesma quantidade desse mineral, vamos precisar de duas unidades grandes de tomate.



Oferece mais cálcio que o próprio leite

Você já sabe que o mineral ajuda a fortalecer ossos e dentes. Mas essa não é a única função do cálcio. Ele é responsável pela comunicação entre as células nervosas, participa
do processo de coagulação sanguínea, ajuda na cicatrização de feridas e é essencial à contração muscular. Equilibra a pressão arterial e contribui para a dilatação dos vasos: o coração fica protegido.

Reforça o sistema imunológico

Todo iogurte é produzido a partir de pelo menos dois tipos específicos de cepas bacterianas, que atendem por nomes complicadíssimos: Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Ambos reforçam o exército de bactérias benfeitoras que o intestino alberga, chamado de flora ou microbiota intestinal. É bom porque... além de aumentar a resistência do organismo, exterminando micro-organismos causadores de diversos tipos de doenças, essas bactérias melhoram a integridade da mucosa intestinal e, consequentemente, a absorção de nutrientes importantes para a manutenção da boa saúde.

É bom porque... o cálcio é mais abundante do que em muitos outros laticínios. Em 200 g de iogurte natural há 345 mg de cálcio; um copo de leite (250 ml) contém cerca de 307,5 mg do mineral. Uma fatia de 30 g de queijo branco tem 205,5 mg de cálcio.

Oferece mais cálcio que o próprio leite

Você já sabe que o mineral ajuda a fortalecer ossos e dentes. Mas essa não é a única função do cálcio. Ele é responsável pela comunicação entre as células nervosas, participa
do processo de coagulação sanguínea, ajuda na cicatrização de feridas e é essencial à contração muscular. Equilibra a pressão arterial e contribui para a dilatação dos vasos: o coração fica protegido.  É bom porque... o cálcio é mais abundante do que em muitos outros laticínios. Em 200 g de iogurte natural há 345 mg de cálcio; um copo de leite (250 ml) contém cerca de 307,5 mg do mineral. Uma fatia de 30 g de queijo branco tem 205,5 mg de cálcio.



12 comentários:

Gil Benicio disse...

Parabéns pela iniciativa. O mundo está precisando de uma reeducação alimentar.

Gil Benicio disse...

Parabéns pela iniciativa. O mundo está precisando de uma reeducação alimentar.

Elisabete Marques disse...

Obrigada Gilson pela visita.Volte sempre!Amo dividir minhas receitas e experiências com você.

Unknown disse...

Acabei de fazer o Iorgute,agora só esperar,depois eu falo como ficou e resultados

Elisabete Marques disse...

Tenho certeza que vai adorar!

Elisabete Marques disse...

Tenho certeza que vai adorar!

Monica disse...

Ola! Adorei sua receita e pretendo faze-la o quanto antes! So uma pergunta: voce usa termometro para saber a temperatura ou tem como saber sem usar algum instrumento?
Obrigada!

Rosana de oliveira machado disse...

Boa noite.gostei da sua receita vou fazer.entrei em outros blogs e tudo era complicado. Gosto de coisas simples. Volto pra dizer como ficou.obrigada

Rosana de oliveira machado disse...

Ola APIs desligar o leite espere um tempo não deixe esfriar muito.me ensinaram colocar o dedo e conseguir ficar por dez segundos. Ai VC pode por o iogurte pq se tiver muito quente mata as bactérias do iogurte. Dinheiro jogado fora

Bete Marques disse...

Eu tenho termômetro, mas de não tiver não tem problema é só colocar o dedo no e se conseguir ficar por 10 segundos com ele dentro do leite pode misturar o iogurte.

Julierme Ju disse...

Obrigada por compartilhar conosco.

Julierme Ju disse...

Obrigada por compartilhar conosco.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA