terça-feira, 19 de maio de 2015

Torta de Sobras de Arroz com Recheio de Casca de Abóbora


Não pense que esta receita, pois ela é simplesmente deliciosa, nutritiva, fácil e com muitos benefícios para nossa saúde já que nas cascas, talos, sementes e folhas dos vegetais e frutas que costumamos desprezar podem ser muito saudáveis. A casca de abóbora é rica em fibras, vitamina C e carotenoides. “O consumo deste último nutriente auxilia na prevenção de doenças cardíacas e câncer, também previne problemas de visão e de pele”, explica a nutricionista Silvia Honorato da Silva, aproveite sempre que puder!

Ingredientes:
Massa:
1  xícara (chá) de óleo
04 ovos inteiros
02 xícaras (chá) de sobras de arroz cozido
1¹/²  xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio:
1 cebola media picadinha
1 tomate picado em pedaços pequenos
orégano a gosto
1/2 xícara (chá) de salsa e cebolinha
2 dentes de alho socados
1 colher (sopa) de óleo
2 xícaras (chá) de casca de abóbora picada e triturada no liquidificador
sal a gosto, mas sem exagerar
Recheio:
Comece sempre a torta pelo recheio, que é para dar tempo dele esfriar. Coloque o óleo em uma frigideira, deixe esquentar um pouco, coloque o alho. Deixe dar uma leve douradinha e coloque a cebola, refogue um pouco e coloque os tomates picados, a casca de abóbora já triturada e o sal. Adicione  um pouco de água apenas para a casca cozinhar, mas cuidado para não ficar muito mole. Se necessário vá pingando mais água. assim que a água secar e coloque os temperos. Reserve e deixe esfriar.
Preparo da Massa:
Bata no liquidificador o óleo, o arroz e os ovos. Despeje esta mistura em uma vasilha, junte a farinha de trigo, a aveia e o iogurte. Misture bem e acrescente o fermento em pó mexendo delicadamente. A seguir misture o recheio a massa. Coloque em tabuleiro untado e enfarinhado. Leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos ou que até que ao enfiar o palito este saia limpo. Uma delícia! Pode confiar!
É Bom Saber:
Que a abóbora é excelente para a saúde não é novidade, mas com esta dica vai poder aproveitar também a sua casca e obter um poderoso alimento, visto ser rica em betacaroteno, vitaminas, sais minerais e além de tudo,  antioxidante.
Todas as cascas de vegetais são ricas em fibras, portanto, comprovadamente em estudos científicos, demonstram diminuir os níveis de colesterol e triglicérides; no trato disgestório ligam-se às gorduras em excesso e então são eliminadas nas fezes.
A casca e a parte da polpa mais próxima a ela contém vitaminas lipossolúveis (que se ligam a gorduras), como a vitamina A, as do complexo B, entre outras, essenciais à saúde. Entretanto em nosso país, por um fator cultural, a maior parte dos vegetais são consumidos cozidos e descascados.Fonte:http://www.sitioterraesaude.com.br/


Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA