terça-feira, 15 de março de 2016

Pudim de Pão By Betechef 2016



Tradicional das cozinhas de nossas avós, a receita é muito fácil, ainda que seja tão encantadora quanto irresistível. É mais um dos infindáveis pratos saudosistas, que nos levam de volta ao passado com seus aromas marcantes e sua textura inigualável.

O pudim de pão e sua origem

Como sempre, o pudim de pão nada mais é que uma variação da receita original de pudim, aquele feito com leite, ovos e açúcar. Assim como o pudim de leite condensado, nasceu da necessidade de utilizar ingredientes simples para baratear e facilitar o preparo da receita.
Apesar de ter forte ligação com a receita original, não se sabe ao certo quando e onde o pão encontrou os outros ingredientes e se transformou nesta fabulosa sobremesa, que chegou a ser a preferida de sua majestade Lady Diana, a eterna Princesa de Gales.

A Princesa e o pudim

Linda, refinada e elegante, a Princesa Diana era, e ainda é, uma das personagens mais amadas da realeza britânica. Com seu jeito tímido e sua incrível preocupação com o povo, Lady Di, como era chamada carinhosamente, sempre foi famosa por sua humanidade e seu envolvimento com incontáveis projetos sociais.
Mas, apesar de todos os seus atributos e qualidades, o que mais chamava a atenção de todos na princesa era sua simplicidade. Seu sorriso transmitia isso, além de sua bondade e dedicação. Em muitas aparições públicas e entrevistas, a princesa demonstrou que sua simplicidade não era apenas uma impressão, mas sim uma característica marcante de sua alma. Talvez por isso, e por seu amor pelas coisas triviais da vida, a princesa tivesse como sobremesa predileta o tão caseiro pudim de pão, conhecido na Inglaterra como Bread and Butter Pudding (pudim de pão e manteiga, na tradução para o português).
O amor da princesa pelo doce foi muitas vezes confirmado por seu chef de cozinha particular, Darren McGrady, que diz ter feito a receita incontáveis vezes para a princesa, no tempo em que trabalhava exclusivamente para ela no Palácio de Buckingham. Segundo ele, a princesa mantinha hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada, mas adorava o doce e o pedia para prepará-lo constantemente, dizendo que a sua receita era a melhor de todo o mundo.
Se a receita de Darren é realmente a melhor do mundo, nós não sabemos, mas que o pudim de pão é realmente uma sobremesa deliciosa, ideal para tardes chuvosas e almoços de domingo, disso temos certeza. Por isso, convidamos o chef confeiteiro Marcos André Martins, da confeitaria Senhor Pudim, em São Paulo, para nos ensinar a sua versão. Pode até não ser o melhor pudim de pão do mundo, mas com certeza está entre os melhores. Fonte: http://amo.kitchenaid.com.br/
Ingredientes do pudim:1 vidro de leite de coco4 ovos1 lata de leite condensado (395g)1 vidro de leite de coco1 pão francês picadinho
Calda de caramelo:
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara de água fervendo



Preparo da Calda:
Comece preparando a calda. Em uma panela coloque o açúcar e deixe dourar. Em seguida coloque a água fervendo. Deixe ferver até derreter o caramelo e formar uma calda não muito grossa. Pegue uma forma redonda, despeje a calda e com um pincel unte os lados da forma.


Preparo do Pudim:
Coloque todos os ingredientes do pudim no liquidificador e bata bem. A seguir despeje na forma caramelizada. Leve ao banho maria coberto com uma tampa ou papel alumínio por 40 minutos.

Obs: Para que sua forma não manche  durante o cozimento do pudim, coloque 1 colher (sopa) de vinagre ou 2 rodelas de limão na água. Cuidado também para não colocar água demais e na hora do cozimento para que  não entre na forma do pudim.

Uma sugestão: Se não quiser fazer a calda ou estiver sem tempo use karo, uma  calda pronta que é  semelhante a calda de caramelo feito em casa. Eu sempre tenho em casa para uma emergência ou seja aqueles dias que estou com muita pressa e preciso usar calda de caramelo .


Por:  Betechef

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA