segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Fique Sabendo

OS ALIMENTOS PODEM AJUDAR A RETARDAR O ENVELHECIMENTO?

O envelhecimento é um processo normal que acontece com todo mundo. Mas para alguns, este processo acontece mais lentamente. Por que será? Alguns estudos mostram que algumas pessoas retardam este processo por causa dos alimentos que consomem mais assiduamente. Estes alimentos contêm antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento.
Só para relembrar, os radicais livres são compostos derivados do oxigênio que reagem rapidamente com outras moléculas no corpo provocando além de doenças, o envelhecimento.
Os antioxidantes são compostos que se combinam com o oxigênio para evitar a sua oxidação e a formação desses radicais livres, como uma maneira de melhorar a pele e evitar o seu envelhecimento. Será que é por isto que vemos tantos artigos e propaganda sobre cremes e produtos ricos em antioxidantes para conseguirmos uma pele de pêssego e evitar o seu envelhecimento? E a orientação para se consumir alimentos ricos em antioxidantes para evitar estes problemas, é válida? Em um dos estudos realizados sobre este tema, na Austrália, com pessoas de vários países teve como objetivo, verificar se a alimentação e os nutrientes ingeridos estariam envolvidos no envelhecimento da pele. O resultado mostrou que pessoas que consumiam uma grande quantidade de vegetais, legumes e azeite de oliva estavam mais protegidos contra os danos causados à pele e por outro lado, os que consumiam muita carne, laticínios e manteiga obtiveram o resultado inverso. Assim, a melhor forma de manter sua pele saudável é consumir uma grande variedade de alimentos saudáveis. Consuma de 4 a 5 porções de hortaliças por dia e de 3 a 5 frutas por dia. E inclua alimentos ricos em vitaminas e minerais antioxidantes que vão ajudar a sua pele a lutar contra os radicais livres. Algumas frutas mostraram bons resultados no processo de retardar o envelhecimento, além de outras propriedades. Maçãs, morangos e uvas, por exemplo contém o ácido elágico, que parece retardar o crescimento de tumores no corpo. A maçã ainda está envolvida em testes que estão mostrando que ela estimula a produção de colágeno, essencial para a elasticidade da pele e evitar as rugas. No caso dos vegetais, estudos mostram que algumas substâncias encontradas na soja e no broto de alfafa também podem agir como antioxidantes.

Vamos ver mais detalhadamente os principais antioxidantes envolvidos na manutenção da saúde da nossa pele.

Beta caroteno – é um dos 50 carotenóides que são convertidos em Vitamina A, no corpo e que tem propriedades antioxidantes. Segundo alguns estudos a Vit. A tem papel importante nas doenças cardíacas, pois pode diminuir a oxidação do colesterol ruim, o LDL.
Fontes: frutas e hortaliças vermelhas e cor de laranja como os damascos, as cenouras e a abóbora, e os vegetais verde escuros como o espinafre, o agrião e o brócolis. Batata doce, melão, manga e pimentões amarelos e vermelhos também são ricos em betacaroteno.

Vitaminas do Complexo B – formado por 8 vitaminas, entre elas a B3 (niacina), B6 (pyridoxina) e a B12 (cobalamina), além da B9 (ácido fólico), que estão mais relacionadas à saúde da pele.

Fontes: grãos integrais, cereais, leite, ovos, fígado, carnes, aves, peixes e verduras.

Vitamina C - regenera a vitamina E, restaurando o potencial antioxidante desta vitamina. Também é importante para a produção de colágeno, ligado à elasticidade e saúde da pele.

Fontes: laranja, limão, tangerina, acerola, kiwi, caju, pimentões, batatas.

Vitamina E - funciona como antioxidante para as células vermelhas do sangue presentes no pulmão e que captam o oxigênio, e para as células brancas que defendem o corpo contra doenças e reforçando o sistema imunológico.

Fontes: Cereais integrais, grãos, nozes, óleos vegetais, germe de trigo e abacates

Selênio – mineral que trabalha com a vitamina E para retardar o processo de envelhecimento. Fontes: castanha do Pará, carnes, leguminosas, peixes, frutos do mar e laticínios

Zinco - mineral que desempenha um papel importante nas inflamações da pele, cicatrização de feridas e no desenvolvimento da acne.

Fontes: ostras, mariscos, carnes magras, frutas secas, pães e outros cereais integrais.

Outro ponto muito importante é que é necessário água para manter sua pele bonita e hidratada.
Tome pelo menos 2 litros de água por dia. Você pode conseguir esta quantidade também através de sucos e água de coco.

E não se esqueça também do que faz mal para a sua pele:
Excesso de doces, chocolate, queijos gordos, frituras e óleo em excesso, refrigerantes e
álcool.
Fumo
Sol em excesso, sem protetor solar

Um comentário:

Anônimo disse...

Solar eneragy is the future for the world.
[url=http://www.solarcourses.org/]solar water pump[/url]

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA