segunda-feira, 16 de junho de 2008

Bolo delicioso de aipim, macaxeira ou mandioca de liquidificador




Só esta semana já fiz essa receita duas vêzes, uma para meu filho e sua namorada levarem para um festa junina que foram no fim de semana. E outra pro pessoal aqui em casa. Essa é mais uma receitinha de uns dos meus caderninhos de estimação. E é uma receita muito usada nas tradicionais festas juninas.

Ingredientes
1 kg de aipim descascado e ralado
2 xícaras (chá) de açúcar
1 garrafinha (200 ml) de leite de coco
1 garrafinha (200 ml) de leite
1 coco de 1/2 kg ralado ou
100g de coco seco ralado
3 ovos inteiros
1 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 pitada de sal


Preparo:
Bate-se tudo no liquidificador.
Põe-se em forma untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha de trigo.
Leva-se ao forno para assar, aproximadamente 40 minutos, até dourar.


Suas as raízes comestíveis, podendo ser consumido cozido ou assado (com uma calda doce para o café da manhã ou puro como acompanhamento de carnes). É também essa variedade a utilizada para o preparo de bolos e pudins.

Conservação

O aipim deve ser consumido logo após a compra. Mesmo se as raízes estiverem inteiras, não devem ser guardadas por mais do que dois dias. Estando partidas e desejando-se conservá-las por mais tempo, deve-se descascá-las e deixá-las na geladeira em uma vasilha coberta com água. No caso do aipim embalado a vácuo, deve-se observar a validade indicada na etiqueta. O aipim pode ser congelado, tanto ainda cru, quanto depois de cozido.

Como usar
Para uso culinário, o aipim deve ser bem lavado e cortado em pedaços grandes. Em seguida faça um corte no sentido do comprimento, atingindo toda a espessura da casca. Com a ponta de uma faca afiada, desprenda a casca. Corte pedaços mais ou menos do mesmo tamanho para que cozinhem ao mesmo tempo. O aipim só deve ser posto na água para cozinhar quando esta estiver fervendo, o que reduz o tempo de cozimento, evita que ele fique encharcado e propicia melhor aproveitamento de seu valor nutritivo. O cozimento deve ser feito com a panela aberta para que perca o ácido cianídrico por meio da evaporação. Pode-se também assar o aipim em forno alto (de preferência com a casca), bem lavado e embrulhado em papel alumínio. Como o tempo de cozimento varia muito, espete o aipim com um palito de churrasco, se este atravessá-lo sem dificuldades significa que está cozido.

Fonte:Comendo Bem.


9 comentários:

Carol Arêas disse...

Que maldade.... um dos meus bolos preferidos!

E não existe macaxeira (aipim, para mim) por aqui! Que saudades!

Nereime disse...

Bete, eu também fiquei sem acesso umas horas...mas já normalizou, acho que o problema foi no servidor.
Que tentação esse teu bolo!!!
beijão

carmencita disse...

Simplismente delicioso!!Tudo a ver com as festividades juninas e este casalsinho de caipirinhas deu o maior charme no post.Bjs

Fay van Gelder disse...

Parece mesmo delicioso, mas cá em Portugal nem sei o que é aipim ou macaxeira??

Já te enviei email, para te ajudar - OK?

Bjo

Anônimo disse...

Esta receita fica uma delicia....este final de semana fiz para levar para uma festa e adivinhe qual o bolo de aipim que acabou primeiro?.... heheheh ficou excelente...
Beijos e obrigada.
Márcia
mrodrigues60@gmail.com

Adriana disse...

Oi Bete , é sempre um prazer a sua visita.
A minha mãe mora na Bahia , e ela me disse que estava levando um bolo de aipim pra minha irmã, é o meu bolo favorito , nossa quase nem dormir de raiva rssss, comprei a mandioca e domingo 18:00 hs da tarde eu tava fazendo o bolo , não ficou igual o dela , mas é uma delicia , vou fazer esse seu , pois ficou lindo.
Lindo os docinhos , eu tbm só faço brigadeiro no micro , nunca fiz beijinho.
Tenha uma fim de semana maravilhoso.
Beijos.

Maria das Graças silva disse...

Pode guardar essa delicia de bolo na geladeira?

Unknown disse...

Oi, eu tenho uma receita de bolo de aipim, mas depois do aipim ralado mandam espremer pra tirar o soro, deixa descansando 15 minutos, escorre e usa a goma que fica no fundo. Já fiz e fica muito gostoso. Na sua receita não precisa espremer, dizem que se não tirar o soro fica azedo. Será? Bjs

Betechef disse...

Boa noite Unknown,
Sempre faço meus bolos de aipim desta maneira. Já fiz na versão light, com leite de soja e nunca tive problema nenhum. É simples e saboroso. Agora, claro que estando valor você deve guardar na geladeira, por causa do coco.Mas, não tem nada a ver com espremer. Um grande abraço e obrigado pela visita.
Volte sempre,!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA