domingo, 21 de setembro de 2008

Benefícios dos legumes para nossa saúde



De acordo com o guia alimentar “pirâmide alimentar” recomendado pelaOrganização Mundial da Saúde, todos os dias deve-se comer de 4 a 5 porções de hortaliças. Verduras e legumes compõe este grupo alimentar.

Hoje vou escrever especificamente sobre os legumes, pretendo esclarecer suas dúvidas sobre os tipos, formas de preparo, nutrientes e outras curiosidades

A denominação legume se dá quando as partes comestíveis são os frutos, as sementes ou as partes que se desenvolvem na terra, exemplos mais comuns: abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, chuchu, abóbora, maxixe, nabo, brócolis, couve-flor, etc.

Os legumes fornecem vitaminas, minerais e fibras, pode-se destacar a vitamina A, C e as do complexo B, e os minerais cálcio ferro, potássio e magnésio. Já as fibras você encontra as solúveis e as insolúveis.

De forma geral todos os legumes possuem poucas calorias. Devido às fibras presentes, os legumes ajudam no trânsito intestinal, e por conter compostos funcionais, ajudam a prevenir doenças e combater o envelhecimento.

Alguns legumes e seus benefícios:
Variar o consumo dos legumes é importante, porque alguns legumes são ricos em determinados nutrientes, enquanto outros possuem mais outros tipos de nutrientes, e variando há maior possibilidade de ingerir nutrientes diferentes e em quantidades adequadas. Vou citar três tipos de legumes que considero ter alto valor nutritivo.

Cenoura
A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, beta-caroteno, responsável pela manutenção de cabelos, peles, ossos e olhos saudáveis, além de fornecer sais minerais: fósforo, cloro, potássio, cálcio, sódio e vitaminas do complexo B. Este legume se conserva por longo tempo, dessa forma é difícil que se estrague. Quando conservada em geladeira pode permanecer em boas condições por 1 a 2 semanas. Possui um sabor levemente adocicado, que faz com que combine com diversos alimentos e pode ser preparado de várias formas.

Beterraba
A beterraba é uma raiz fonte de vitamina A, B e C , sódio, potássio, zinco, magnésio, folato e ferro. Na compra, a casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes. A beterraba pode ser consumida de diversas maneiras: batida no liquidificador com suco de laranja, em sopas, refogadas com outros legumes ou crua em salada. As folhas e os talos da beterraba também devem ser aproveitados, pois além de conter vitamina A tem uma ótima quantidade de fibras e minerais. Para se ter uma idéia 100g de beterraba tem em média 0,3 mg de ferro, já 100g da folha de beterraba tem aproximadamente 3,1mg de ferro em sua composição. As folhas da beterraba podem ser preparadas como a couve, refogadas ou acrescidas em sopas.


Abóbora
Devido à presença do beta-caroteno, a abóbora também é fonte de vitamina A, com poder antioxidante, no qual de acordo com alguns estudos realizados, pode prevenir certos tipos de câncer. Além disso, você também encontra na abóbora outras vitaminas e minerais e uma ótima quantidade de fibras presentes.

Procure não armazenar as abóboras em temperatura abaixo de 10 graus C, pois isso acelera sua deterioração.

Geralmente as pessoas jogam fora as sementes, mas elas são ótimas fontes de proteínas. A semente torrada pode ser um aperitivo delicioso, e é fácil preparar: lave e deixe secar, depois asse em forma untada por uma hora a 120 graus C.

6 comentários:

Nani disse...

Eu adoro legumes e como aos montes, principalmente porque sei que é saudavel!
Beijos

Anônimo disse...

Ótimas dicas, os legumes são tudo na nossa saúde, gostei muito do seu blog, está delicioso.

ATEFAR disse...

Oi, Bete.
Adorei as dicas do seu blog, ontem meu filho perguntou quais as vitaminas da abobrinha (servi no jantar) e eu não soube dizer. Bom, aqui na sua página vou ter alguma resposta para ele, porque vi sobre a abóbora. A Abóbora tem as mesmas propriedades da abobrinha?
Obrigada pela visitinha.
Abraços,
Nice.

Cadinho RoCo disse...

Informações interessantes e nutritivas.
Cadinho RoCo

Flor de Sal disse...

Pois, o pior é convencer o meu "princeso" que os legumes são muto mais saudáveis que o chocolate ou as pizzas!
Bjnhos

ATEFAR disse...

Uau!!! Você é rápida na resposta!!! Gostei de ver!!! Depois dessa aula sobre a abobrinha vou sempre colocá-la no cardápio. Amei as informações, e sempre vou passear no seu blog.
Obrigada, já estou informando meu filho.

Até breve,
Nice.

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA