Arroz com feijão a gente aprende a fazer olhando. Mas, se por acaso você não era daqueles que costumava ficar de olho em pilotava o fogão, não problema. Vou ensinar aqui o passo a passo de como preparar os pratos que nunca faltam na mesa do brasileiro, arroz com feijão. Arroz com feijão compõem uma mistura saborosa e nutritiva, capaz de acompanhar quese todo tipo de receita. E ambos são muito fáceis de fazer.
O arroz é rico em amido, sendo uma ótima fonte de energia. Além disso, arroz fornece ferro, vitaminas B e proteínas. Já o feijão é um dos vegetais mais ricos em proteína, a qual tem a sua absorção pelo organismo facilitada pelo amido contido no arroz. O feijão também é rico em ferro e outros minerais.
Tipos de arroz
POLIDO ou BRANCO O arroz do dia-a-dia não é dos mais nutritivos, mas ainda assim é fonte de carboidratos e proteínas, diz a cientista de alimentos Priscila Zaczuk Bassinello. Seu empobrecimento se deve à retirada da casca no beneficiamento, embora já existam nos supermercados versões enriquecidas com minerais como zinco e ferro.
PARBOILIZADO Ele concentra vitaminas do complexo B, importantes para afastar doenças cardiovasculares. Essa riqueza se preserva apesar do processamento. É que esse arroz, quando ainda está na casca, passa por um tratamento com água fervente que leva os nutrientes para dentro do grão, explica Andréa.Tipos de arroz
De origem asiática, o arroz foi trazido ao Brasil pelos portugueses. Se você acredita que seus grãos são pouco nutritivos, prepare-se para algumas surpresas escondidas nas mais diferentes variedades:
POLIDO ou BRANCO O arroz do dia-a-dia não é dos mais nutritivos, mas ainda assim é fonte de carboidratos e proteínas, diz a cientista de alimentos Priscila Zaczuk Bassinello. Seu empobrecimento se deve à retirada da casca no beneficiamento, embora já existam nos supermercados versões enriquecidas com minerais como zinco e ferro.INTEGRAL Este tipo mantém a camada externa do grão, o farelo. Além de conservar vitaminas do complexo B, contém fibras benéficas ao intestino. Para quem estranha o sabor, Maria Cecília Corsi recomenda refogá-lo com um pedacinho de canela e um dente de cravo, além de bastante cebola.
ARBÓREO O mais usado para fazer risoto, ele concentra bastante amido, o que confere aquela consistência cremosa. Também tem uma incrível capacidade de absorver condimentos.NEGRO Ainda não é muito popular por aqui, embora seja conhecido na China há milhares de anos. Era chamado de arroz proibido por ser um alimento exclusivo do imperador, conta a nutricionista Andréa Esquivel, especialista em gastronomia e professora da Universidade Norte do Paraná, a Unopar. Contém pitadas de ferro e, portanto, pode ser útil para afastar a anemia.NEGRO Ainda não é muito popular por aqui, embora seja conhecido na China há milhares de anos. Era chamado de arroz proibido por ser um alimento exclusivo do imperador, conta a nutricionista Andréa Esquivel, especialista em gastronomia e professora da Universidade Norte do Paraná, a Unopar. Contém pitadas de ferro e, portanto, pode ser útil para afastar a anemia.
Fonte: Saúde
Espremedor de alho
Receita para 2 pessoas:
Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz
2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de óleo
3 dentes de alho socados ou espremidos
1 colher (sopa) de cebola picada (opcional)
sal a gosto (não abuse do sal)
Preparo:
Lave o arroz e deixe escorrer num escorredor por alguns minutos. Numa panela, esquente o óleo e refogue o alho rapidamente. Em seguida acrescente o arroz e mexa bem para o tempero cubra todos os grãos. Deixe fritar um pouquinho e acrscente a água e o sal. Deixe no fogo alto até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe com a panele parcialmente tampada, que é para não entornar. Deixe cozinhar até toda água secar, prove o arroz . Se não estiver cozido totalmente, acrescente um pouco mais de água e deixe cozinhar até secar.
Feijão
O Preto é popular no Rio de Janeiro e no Sul do país. Os paulistas usam mais o tipo Carioca e o roxinho. Eo feijão jalo rende um caldo grosso.O feijão jalo pode ser encontrado em qualquer supermercado, nas feiras e em alguns sacolões. Folhas de Louro
Receita
250g de feijão 1 colher (sopa) de óleo
1 folha de louro
4 dentes de alhos socados ou espremidos
pedacinhos de bacon (opcional)
1/2 cebola picada (opcional)
sal a gosto
Preparo:
Escolha o feijão e deixe de molho de véspera.Jogue a água do molho fora, coloque o feijão e a folha de louro numa panela de pressão, cubra com água até 4 dedos acima dos grãos.Feche a panela, coloque para cozinhar em fogo alto. Depois que pegar pressão, deixe em fogo baixo e cozinhe por aproximadamente 40 minutos. Apague o fogo e deixe esfriar totalmente até sair todo o ar da panela. Numa panela, esquente o óleo, acrecente o alho, e refogue até ficar levemente dourado.
Junte o feijão e a água do cozimento, acerte o sal e cozinhe em fogo baixo até o caldo engossar.
Nota: Se for colocar bacon e cebola, primeiro frite o bacon, acrescente o alho deixe dourar. Só depois coloque a cebola que é para queimar a cebola.
Boa sorte e bom apetite!
4 comentários:
Parabéns pelo post!
Adorei.
Beijos
Vim ter no seu cantinho por essa amiga ai do lado...amei tudo.Bjooooo
Bete, que doce da sua parte me dedicar esta receita...hehehe. Adorei, é isso mesmo... muitas pessoas acabam mesmo se desligando do trivial,ne? Muito bom. Um beijo enorme pra ti e uma excelente semana.
Muito boa idéia, eu mesma não tive coragem de fazer o meu primeiro feijão. Quanto ao arroz, o melhor é o arroz branco,é claro!
Postar um comentário