sábado, 2 de julho de 2011

Suflê ou Soufflér de Abóbora no Micro-ondas


Suflê [Do francês Soufflér] iguaria de origem francesa, preparada com farinha de trigo, a que ser adicionam outros ingredientes (queijo, camarão, legumes, frutas, etc.) reduzidos a purê, tudo ligado com gema de ovo e claras batidas em neve,e levado ao forno. É uma verdadeira delícia está receita, vale a pena conferir.

Fonte: Dicionário Aurélio


Ingredientes:
1 kg de abóbora 
2 colheres (sopa) de água
1 copo de requeijão
100g de queijo parmesão ralado
3 gemas
3 claras em neve
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pacote de creme de cebola


Preparo:
Num refratário coloque a abóbora e adicione as 2 colheres de sopa de água. Cubra e cozinhe por 20 minutos no micro-ondas em potência alta (P 10) mexa na metade do tempo. Se precisar acrescente mais tempo.  Retire do micro-ondas, amasse a abóbora  com um garfo juntando a ela os outros ingredientes  menos as  claras em neve. Misture bem e agora acrescente as claras em neve delicadamente. Leve novamente ao micro-ondas por mais 15  minutos em potencia alta (P 10). Bom Apetite!

É Bom Saber:

Maravilhosa está receita, super saborosa além de nutritiva é rica em fibras que estão em sua composição e auxiliam no equilíbrio das taxas de colesterol.

Possui niacina, substância originária das vitaminas do complexo B, que age evitando problemas na pele e no aparelho digestório.

Contém ainda cálcio e fósforo, minerais que formam os ossos e dentes.

A semente da abóbora é um dos alimentos mais ricos em fibra entre todos já pesquisados até agora no Brasil.
“Nós encontramos cerca de 23% de fibra na semente de abóbora. Se nós formos comparar com tabelas de composição existentes, nós observamos que a farinha de semente de abóbora tem um teor maior do que o feijão, que a lentilha, do que o próprio pão integral, em 100 gramas da sua composição”, diz a nutricionista Cristina Freitas. 

A semente de abóbora pode ser transformada em farinha para enriquecer alimentos. É um bom substituto da farinha de trigo refinada, que é usada em bolos, pães e biscoitos. 

Esta farinha enriquecida pode ser preparada em casa. A abóbora é bem lavada e depois fica em solução de água com cloro por cinco minutos. A semente é retirada e fica de molho para separar a polpa. Em seguida, fica 12 horas secando ao natural ou pode ser levada ao forno por 10 minutos. 

O próximo passo é torrar numa frigideira até ficar dourada. A semente torrada é batida no liquidificador e peneirada até virar um pó bem fino. A farinha ajuda a prevenir e combater doenças no intestino. 

“Ela ajuda a prevenir no momento em que ela diminui o tempo de contato das substâncias tóxicas existentes no intestino e de substâncias secundárias que também estão presentes no intestino, e essa farinha ela atua como que varrendo esse intestino, eliminando essas susbstâncias tóxicas”, explica a nutricionista.
Fonte: Globo Reporter

 Não deixe de acrescentar esta maravilha em sua mesa na hora das refeições


5 comentários:

Isadora disse...

hummm q delicia!!!

dá uma passadinha pelo meu blog:
http://deliciasdaisa.blogspot.com/

A Paixão da Isa disse...

hummm mas que bom que ficou parabens beijinhos

Fla disse...

Eu não faço quase nada no meu micro e acho fantástico quando encontro receitas para testar. ADorei.
Bjs

adriana nikolatos disse...

Bem diferente essa idéia de suflê. Adorei como também as informações sobre a abóbora.
Cozinhando e aprendendo, né?

Então espero que goste do selinho que tenho p/ você no meu blog:
http://livrodereceitasculinarias.blogspot.com/2011/07/selinho.html

Beijos

Val disse...

amiga que arrazo esse sufler..

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA