sábado, 21 de janeiro de 2012

Doce de Goiaba caseiro da Betechef





Eu tinha apenas duas goiabas aqui em casa e já estavam bem maduras, foi ai que pensei porque não aproveitá-las e fazer um deliciosos docinho.  Eu  adoro goiabas, apesar de não poder abusar muito desta delícia, pois para quem tem intestino preso ela não é muito indicada. Ela  apresenta grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. É tudo de bom e o melhor estamos na estação da goiaba, aproveite!

Ingredientes:
2 goiabas grandes ou médias
1 xícara (chá)  de açúcar 

1 pedaço de canela em pau


Preparo:
Lave bem as goiabas, descasque, retire a polpa e corte em pedacinhos. Bata  no liquidificador ou processador. Coloque o mínimo de água que conseguir! Quanto mais água, maior o tempo de fogo. Levar ao fogo, mexendo sempre até ferver. Abaixar o fogo e mexendo sempre até obter o ponto desejado. Deixar esfriar e pronto!




É Bom Saber:

A goiaba é o fruto produzido pela goiabeira. Possui alto valor nutritivo, pois apresenta grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa de coloração variável podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes. 


 A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias a goiaba auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Deve somente ser evitada por pessoas cujo aparelho digestivo é delicado ou por pessoas que apresenta problemas de intestino preso. 


Por ser um fruto delicado, a goiaba deve ser consumida assim que iniciar o processo de maturação, pois se muito madura pode não ativar seus nutrientes. É importante guardar a fruta em temperatura ambiente ou na geladeira em locais menos frios. 




A goiabeira se adapta em diferentes solos, mas é importante cultivá-la em locais onde o vento frio não a atinja. O melhor período de safra ocorre entre janeiro e maio.


Por Gabriela Cabral
Fonte: Brasil Escola


3 comentários:

Ana disse...

Bete que delícia é esta?Esrou aqui salivando...goiaba é uma das minhas frutas prediletas,o doce então...
Vou anotar sua receita,obrigada pela partilha.
Boa noite,uma maravilhosa e abençoada semana pra vc.

luci disse...

ai que delicía é a fruta que eu mais gosto,adorei seu blog

Anônimo disse...

gostei





.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA