domingo, 16 de junho de 2013

Sobremesa Gelada de Iogurte de Graviola e Cobertura de Mel



Arrasei na sobremesa hoje, saudável sem deixar de ser deliciosa. Os ingredientes usados fazem muito  bem para nossa saúde a começar pelo iogurte que já é um velho conhecido nosso por seus benefícios para nossa saúde. O creme de soja é um excelente substituto para o nosso creme de leite com a vantagem que não tem colesterol. Essa sobremesa também é ideal para a criançada e para os de mais idade também por ser uma sobremesa leve e  recheada de vitaminas.




Ingredientes do Creme:
1 garrafinha de iogurte da batavo kissy sabor graviola (180 g)
1 copo de iogurte natural (170 g)
1 caixinha de creme de soja 
1 sachê de gelatina incolor sem sabor
1/2 xícara (chá) de água fria

Ingredientes da Calda:
120 g de mel
120 ml de água
4 colheres (sopa) de suco de limão  natural
1/2 colher chá) de raspas de limão 

Preparo da Calda:
Em uma panela pequena, mas que seja alta. Misture o mel, a água, o suco de limão e as raspas de limão. Cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até ferver. Quando começar a ferver, não saia de perto e continue mexendo, até que a calda tenha reduzido  e ficado meio grossinha, mas em ponto de fio bem molinho. Deixe esfriando.












Preparo do Creme:
Comece dissolvendo a  gelatina na água fria. Misture bem, leve ao fogo baixo ou leve ao microondas por aproximadamente 15 segundos ou até dissolvê-la totalmente. Não deixe ferver para não perder a capacidade de gelificação. Agora coloque no fluidificador e   vá adicionando os demais ingredientes. Bata tudo muito bem. Unte uma forma para pudim ou tacinhas com água e gotas de óleo. Escorra e coloque o creme batido. Leve a geladeira até ficar bem firme. Retire da geladeira desenforme e coloque a calda já fria delicadamente. A combinação ficou perfeita. Ah, essa receita é uma criação minha, By Betechef.

Obs.: me descuidei por um segundo  e  minha calda derramou, não saia de perto da sua.



Creme de Soja 
O Creme de Soja Naturis é um substituto do Creme de Leite, sem lactose e sem colesterol. É ideal para ser utilizado em pratos doces e salgados e consumido puro em cima de frutas


É Bom Saber:
Iogurte Natural e seus Benefícios para a Saúde: 

No iogurte natural encontramos em um centímetro cúbico 600 a 800 milhões de lactobacilos, são seres vivos invisíveis, em forma de flor, que se reproduzem na temperatura ideal dos intestinos. 

O iogurte não é um simples leite que fermentou, onde os lactobacilos se multiplicaram: ele é rico em fibras e é uma fábrica de vitaminas de vital importância, é ainda rico em probióticos, bactérias envolvidas na produção de gamainterferon, substância com ação antiviral, e imunoglobulinas, moléculas liberadas pelas células de defesa para combater invasores, e também favorece a absorção de nutrientes de outros alimentos. Em sua composição encontramos: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas: A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D, minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, sódio. biotina, ácido pantotênico, ácido fólico, colina, inositol, ele não contém glúten.

O iogurte origina-se da ação de três tipos de bactérias:

Lactobacillus bulgaricus: transforma o sabor doce do líquido em ácido.

Streptococcus acidophilus: atua sobre a lactose, transformando-a em ácido láctico.

Streptococcus termophilus: faz o iogurte ficar cremoso.

Essas três espécies de bacilos proporcionam um reforço alimentar, regularizam o processo digestivo e imunizam o corpo contra as infecções.O consumo constante de iogurte natural em sua dieta diária, poderá no decorrer do tempo alterar também suas preferências pelos alimentos, fazendo-o abandonar os produtos industrializados, açucarados, compulsão por doces, desprovidos de fibras, como os pães comuns (branco), pastéis, batatas fritas, sanduíches comerciais, refrigerantes, chocolates. Com certeza, aos poucos você passará a adotar os alimentos saudáveis, que irão ficar ainda mais gostosos com o hábito de beber um copo de iogurte diariamente.Saiba mais informações sobre o iogurte e seu uso e suas indicações aqui.

Fonte: Hilton Fito



Um comentário:

Nane Cabral disse...

Beth, que delícia de receita, parabéns! Está rolando sorteio no blog, participe! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA