sexta-feira, 25 de março de 2016

Os lactobacilos do leite fermentado e seus benefícios para saúde



Minúsculos aliados eles jogam a favor da saúde.

Você já deve ter ouvido falar que os leites fermentados são ricos em lactobacilos eque eles são ótimos para sua saúde.mas, você sabe porquê? Nossa flora intestinal é composta por um equilíbrio desses bichinhos, bons e maus. Ou seja, temos um conjunto de mais de 400 bactérias que quando estão equilibradas não causam problemas à saúde, caso contrário podem provocar doenças, alergias e até desnutrição. Podemos dizer que os micro organismos considerados bons (lactobacilos ou probióticos) devem ser maioria no intestino. Cerca de 70% em relação aos outros, que devem estar em pequenas quantidades para não causar doenças. Em torno de um quilo do nosso peso corporal é de micro-organismos vivos.

Vários motivos levam à morte desses micro-organismos benéficos. Só para ter alguns
exemplos: stress, doenças intestinais, alcoolismo, uso de antibióticos, envelhecimento,
etc. Por isso é importante estarmos sempre "repovoando" nosso estoque com estes micro organismos. E isso nós fazemos com a consumo de alimentos probióticos, que,
como o próprio nome já diz, são pró ( a favor), bio (vida). Ou seja, promotores da
vida.

Eles tendem a melhorar e regular todo o funcionamento da flora intestinal, além de combater as substâncias tóxicas e causadoras de câncer. Não só: fortalecem o sistema imunológico, pois estimulam a síntese de interferon gama (substância produzida por leucócitos que combatem as doenças) e também minimizam os efeitos colaterais dos antibióticos - que desequilibram o intestino. Um novo estudo em andamento da empresa japonesa Yakult aponta ainda lactobacilos vivos como coadjuvantes na redução das taxas de colesterol.

Pesquisas comprovaram que alimentos com lactobacilos são eficientes na prevenção de doenças relacionadas ao intestino. É que o leite fermentado e produtos afins estimulam o organismo na produção de células de defesa, o que auxilia na proteção contra doenças. Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, realizada pelo nutricionista Manfrede Kroger, concluiu que o número de células cancerosas de 30 pacientes que participaram do estudo não aumentou depois que eles passaram a ingerir dois copos de iogurte por dia, durante um mês. De concreto, sabe-se que quando a flora intestinal não está saudável, isso desencadeia males como diabetes, colite, fadiga e até mesmo candidíase (fungo que provoca corrimento espesso, coceira e irritação), e aparece quando o organismo está debilitado, com baixa imunidade.

Um frasco por dia de leite fermentado e o uso constante e diário de queijos frescos, iogurtes e coalhadas são suficientes para proteger o organismo contra os fatores que desequilibram a flora intestinal. Isso vai ser o bastante para o organismo ficar mais resistente às bactérias e a qualquer tipo de infecção. Mas é bom evitar o consumo exagerado desses produtos, que podem causar desconforto intestinal e até aumento do peso devido ao excesso de calorias.

Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA