Uma receita muito saborosa. Também é uma receita que tem tudo a haver com saúde. Não contém glúten e Não tem adição de açúcar e seus ingredientes são funcionais. Mais abaixo na receita explico sobre alimentos funcionais.
Ingredientes:
3 bananas nanicas (d'água) bem maduras
3 ovos
1/3 xícara de óleo de coco
3 colheres (sopa) de Sucralose (adoçante culinário forno e fogão)
2 xícaras de aveia em flocos
1/4 de xícara de quinoa em flocos
1/3 de castanhas caju triturada (opcional)
2 castanhas da índia picadinha ( opcional)
1/3 de uva passas
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1/4 xícara de quinoa
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó
Óleo e aveia em flocos finos para untar e enfarinhar a forma
Preparo:
Comece a receita cozinhando em uma panela com água fervente 1/4 xícara de (chá) de quinoa por dez minutos. Retire do fogo escorra e reserve. Pegue uma vasilha redonda e coloque a aveia, a canela em pó, as passas, as castanhas já picadinhas a Sucralose , a quinoa já cozida e o fermento em pó.
Reserve.
Em um liquidificador coloque o óleo, os ovos e as bananas bem lavadas e picadas com as cascas. Bata tudo muito bem até ficar bem homogêneo, desligue o liquidificador e vá despejando o conteúdo batido a mistura reservada, mexendo sempre até ficar tudo bem misturado. Unte uma forma tamanho médio com óleo e aveia em flocos finos. Coloque a mistura já batida na forma e leve para assar por 45 minutos ou até que ao enfiar o palito o mesmo saia limpo.
É bom saber:
“Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas”, explica a nutricionista.
Os principais alimentos classificados como funcionais são: soja e derivados, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, uva, couve-flor e brócolis, linhaça, hortaliças com talo, leite fermentado, entre muitos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário