quarta-feira, 7 de abril de 2010

Luto: mais de 80 mortos no Rio de Janeiro e Chuvas no Rio devem continuar até sexta-feira

Infelizmente nossa cidade maravolhosa está de luto, é  isso mesmo, a chuva que caiu durante toda a noite causou muito estrago e muita morte em toda cidade. Acordar com uma notícia desta não é nada agradável e deixo aqui minha solidariedade  a todos que estão enfrentando este caos.









Até o início da noite de terça-feira já haviam sido confirmadas as mortes de mais de 80 pessoas no estado do Rio. A maioria das mortes, 40, aconteceu em  Niterói, disseram os bombeiros, acrescentando que na capital houve 36 vítimas. Outras cidades afetadas foram São Gonçalo e Nilópolis. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva dos últimos dias é o maior desde 1962. A média foi de 245 milímetros em 24 horas na cidade do Rio, mas algumas estações de medição, como a da Rocinha, registraram 299 milímetros.

As chuvas também provocaram deslizamentos de terra e inundações em cidades como São Gonçalo, Niterói e Itaboraí e em municípios da Baixada Fluminense. O temporal também afetou cidades da Região dos Lagos, no litoral norte do estado, entre elas Cabo Frio e Arraial do Cabo.

As mortes na capital ocorreram em deslizamentos de terra nos morros do Borel, Turano e Macacos, todos na zona norte da cidade. De acordo com a Defesa Civil, entre as vítimas estão um bebê de 5 meses e um criança de 9 anos. Outras cinco pessoas ficaram feridas em desabamentos e cinco estão desaparecidas.

Não está descartado o risco de haver um apagão. O Rio de Janeiro corre o risco de ficar completamente sem energia elétrica caso volte a chover forte na cidade, alertou na tarde desta terça-feira o presidente da concessionária Light, Jerson Kelman. Segundo ele, por enquanto menos de 1% dos 4 milhões de clientes está sem energia. "É um incômodo para estas mais de 30 mil pessoas, mas não é uma situação drástica. Se voltar a chover forte, porém, não está descartado o risco de ocorrer um blecaute generalizado na cidade", afirmou em entrevista à Agência Estado.

Para informações, o número da Defesa Civil é 199.



RIO - O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro a partir da noite de segunda-feira causou deslizamentos de terras, destruição e mortes.. Em Vila Isabel, cinco pessoas de uma mesma família morreram em um deslizamento de terra no alto no Morro dos Macacos. O casal, identificado como Eduarda e Mauro, estava em casa com os cinco filhos quando, por volta das2 horas,aconteceu o acidente. O casal e três meninas, de 6, 4 e 2 anos, morreram soterradas. Dois meninos sobreviveram. Pelo menos dez casas ao redor estão interditadas.

Em Santa Teresa um deslizamento de terras encobriu dois veículos - um carro de passeio e uma Kombi - na Rua Almirante Alexandrino, a principal via do bairro. O acidente aconteceu na altura do número 1581 e também fez um poste cair sobre a pista, impedindo que ônibus circulassem no local e causando falta de luz na região. Um fila de ônibus se formou atrás do obstáculo, que só podia ser ultrapassado por carros pequenos. Muitos trabalhadores que seguiram pelo bairro como alternativa para chegar ao Centro do Rio precisaram seguir a pé a partir do local.
No Humaitá, uma barreira atrás da Casa de Espanha, mas não há registro de feridos. Houve ainda um desabamento na Ladeira dos Guararapes.

No Morro da Mangueira, uma casa de três andares foi soterrada após um deslizamento de terras na Rua Visconde de Niterói, mais conhecida como loteamento. As nove pessoas da família que estavam na casa na na hora do acidente, que aconteceu por volta das 2 horas da madrugada, conseguiram escapar. Muitas casas vizinhas também foram parcialmente atingidas e moradores estão tentando salvar seus pertences, temendo que novos desabamentos ocorram.
No Andaraí, outro desabamento atingiu pelo menos dois imóveis na Rua Leopoldo 937. Uma criança de 9 anos, ainda não identificada, ficou ferida e foi para o Hospital do Andaraí.

Em Niterói, a Defesa Civil informou que menos 14 pessoas morreram em consequência de deslizamentos de terras. Os casos mais graves ocorreram nas ruas Ruas Jonathas Botelho (no bairro do Cubango), Coronel Leôncio (Engenhoca), Morro do Bumba (Viçoso Jardim), Travessa Iara (Cubango). Sete das mortes ocorreram na Travessa Beltrão.Na Rua Martins Torres, uma mulher e uma criança morreram.
A rodovia RJ-155, que liga Angra dos Reis a Barra Mansa, está fechada nos dois sentidos devido a queda de barreiras provocada pelas chuvas da madrugada. O deslizamento aconteceu no distrito de Lídice, em Rio Claro. A Viação de Ônibus Colitur, responsável pelo transporte de passageiros das cidades do Médio Vale do Paraíba para o litoral da Costa Verde, suspendeu temporariamente a venda de passagens para Angra e Paraty, até que a pista seja desobstruída.

Na Rodovia Rio-Santos, na altura do KM 476, o tráfego está em meia pista, por causa de deslizamentos de terra. O motorista também deve redobrar a atenção ao passar pelo quilômetro 478, também em Angra dos Reis, que desde a semana passada, o tráfego está fluindo no sistema pare e siga, quando uma passarela de pedestre desabou, devido às chuvas.

 As chuvas devem continuar no Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira, segundo previsão da Climatempo. O tempo deve continuar fechado e a partir de amanhã a intensidade da chuva varia entre fraca e moderada. A temperatura deve variar entre 18º e 25ºC.

Segundo a Climatempo, a queda da temperatura está associada à massa de ar polar de intensidade moderada a forte que acompanha a frente fria, ocasionando as chuvas.

A partir de sábado, o tempo deve começar a melhorar no Rio, porém ainda há possibilidade de chuva fraca pela manhã e entre o fim da tarde e o início da noite. Os termômetros devem variar entre 16º e 28ºC.

Para o domingo, a previsão indica um tempo um pouco mais firme, com mais aberturas de sol e a temperatura pode chegar aos 29ºC

Fonte da Pesquisa: yahoo! Notícias

2 comentários:

Iliane disse...

que coisa terrivel!!tô acompanhando na tv!!doi na pele de todos!!!!bjus...

Fla disse...

Muito triste tudo isso né!
Lamentável mesmo.
Bjs

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA