Para o almoço de fiz jiló no micro-ondas, aproveitando as cascas fiz um docinho mais que delicioso. É uma receitinha bem simples e rápida. O resultado me surpreendeu, ficou muito saboroso.
Ingredientes:
1 prato de casca de jiló bem lavadinhas
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pau de canela
cravos da índia a gosto
Preparo:
Coloque todos os ingredientes na panela de pressão. Tampe a panela e assim que começar a chiar conte 7 minutos e desligue a panela. Deixe sair todo o vapor, abra a panela e coloque sua compota em uma compoteira. Bom Apetite!
É Bom Saber:
O jiló contém carboidratos (3 a 6%), proteínas (1,4%), sais minerais como cálcio, fósforo e ferro e as vitaminas B5 e C. A vitamina C contida no jiló é perdida com o cozimento. Portanto jiló é uma fruta.
Considerável fonte de carboidratos e proteínas
Boa fonte de minerais como cálcio, fósforo e ferro
Boa quantidade das vitaminas A, C e do complexo B
Terapeuticamente
O jiló é recomendado como um estimulante do metabolismo hepático e um regulador digestivo. Considera-se também que ele possua propriedades antidiarréicas e mineralizantes.
O jiló provoca uma maior secreção de sucos digestivos, auxiliando a digestão dos demais alimentos. Esse fruto guarda também propriedades favoráveis para o fígado, devendo, para surtir o efeito benéfico desejado, ser consumido em refeições sem adição de óleo ou gorduras. Recomenda-se incluí-lo numa dieta redutora de colesterol, juntamente com berinjela e cenoura crua.
Nas áreas rurais do Brasil, onde também é chamado de jinjilo, o jiló cozido é utilizado como tratamento contra resfriados, gripes e estados febris.
Fonte:http://anakoelho.blogspot.com.br
Um comentário:
Olá, boa noite! Não conheço Jiló!
Beijinhos;
Aurea Sá
Postar um comentário