sexta-feira, 26 de junho de 2015

TANGERINA: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Benefícios da tangerina

Todas as espécies e variedades de Tangerinas, entre elas as mais conhecidas como mexerica, pocan, dancy, laranja-cravo (tangerina-cravo), montenegrina, dekopon e GTDH-alfaesterase, compartilham propriedades medicinais, porém há algumas diferenças. As tangerinas com casca de cor mais alaranjada em sua maioria possuem propriedades anti-inflamatórias, colagogas, carminativas, diuréticas e tônicas, enquanto as tangerinas com casca mais esverdeada possuem propriedades colagogas e carminativas.
A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e tônico. É indicada para o tratamento da hipertensão arterial e prevenção da arteriosclerose. É laxativa, vez que apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege o organismo de doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado um calmante e pode ser conservado na geladeira por até três semanas.

O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre uma boa fonte de vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais, tais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico, enquanto a vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele, além de aumentar a resistência do corpo às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.
A tangerina é acrescentada a doces, pães, biscoitos e bolos. Seu uso melhora a digestão dos alimentos. Também é muito utilizada como mistura para melhorar o sabor de outras ervas e compostos medicinais. A fruta é muito consumida naturalmente ou em forma de suco. O extrato da tangerina é muito usado em sobremesas.
As cascas da tangerina são usadas como um tônico para estimular a produção de ácido clorídrico. O extrato de tangerina é utilizado para evitar o ressecamento da pele, tratar vasos capilares danificados e estimular o crescimento de cabelos. Por esses motivos, o extrato é bastante utilizado pela indústria cosmética.

Contraindicações e efeitos colaterais da tangerina

Durante a gravidez, a tangerina deve ser utilizada com precaução, vez que doses grandes podem estimular contrações.
História e curiosidades
A espécie Citrus aurantium, nativa das Antilhas Holandesas, produz uma bebida que se tornou conhecida em praticamente todos os continentes, o licor Curaçau, muito utilizado na preparação dos mais diversos coquetéis. Na China, acredita-se que a planta é um símbolo da fertilidade, vez que ela pode produzir flores e frutificar ao mesmo tempo.



Nenhum comentário:

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA