sábado, 8 de agosto de 2009

Canjica Maravilhosa da Bete Para o Dias dos Pais e Canjica deliciosa com leite de soja


Já estou preparando hoje minha canjica, resolvi fazer neste final de semana para aproveitar a data festiva e também a casa estará cheia e todos gostam muito. Hoje vou caprichar, colocando leite condensado, coco e amendoim. Mas se quiser pode fazer da maneira mais simples e mais saudável, apenas com a canjica, o leite, canela e o açúcar. Quem não puder usar açúcar depois de pronta acrescente adoçante de forno e fono e fogão. Até com leite de soja a canjica fica ótima.

Ingredientes:
500g de canjica
água o suficiente para cobrir todos os grãos e passar mais uns 4 dedos
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
2 pedaços de canela em pau
1 colher de café de sal
açúca a gosto(eu usei 2 xícaras de chá)

Preparo:
Prepare a canjica: Cate a canjica para retirar grãos estragados, pedrinhas e outras sujeiras. Depois lave bem numa peneira e ponha de molho a noite toda numa tigela com água o suficiente para cobrir todos os grãos e passar mais uns 4 dedos. No dia seguinte quando fôr cozinhá-la, escorra esta água, coloque-a na panela pressão. Acrescente água que deve cobrir a canjica e ainda sobrar uns 5 dedos. Tampe-a e cozinhe por 40 minutos.
Para incrementar ainda mais a canjica:
1/2 xícara de amendoim torrado e moído
50g de coco ralado

Canela em pó a gosto para polvilhar

DICA: Nunca encha a panela de pressão acima da metade, pois caso contrário, quando começar a pegar pressão, o caldo começará a sair pelo furo da tampa da panela e dificultará o cozimento, sem contar com a sujeira que vai fazer.
Panela comum: Coloque a canjica numa panela grande com a água do molho e acrescente mais se achar necessário. Ela deve cozinhar até ficar bem macia. Vai demorar um pouco mais, mas ficará igualmente saboroso.

Terminando a canjica: Depois que a canjica estiver cozida, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado, a canela em pau e o sal. Se quiser acrescentar o amendoim torrado e moído e o coco ralado coloque também nessa hora. Misture tudo muito bem e deixe cozinhar até o caldo engrossar e ficar cremoso. Sirva quente ou ao natural. Se quiser pode polvilhar um pouco de canela em pó também.
Obs: Eu já compro meu amndoim torrado e moído, mas se quiser preparar o seu em casa faça o seguinte :
Torre o amendoim no fôrno e depois vire sobre um pano de prato. Dobre o pano e esfregue os amendoins para soltar as peles. Separe os amendoins das peles e passe-os por um processador de alimentos para moer bem fininho.

Resolvi colocar aqui a receita com leite de soja, já que o número grande de pessoas com intolerânica ao leite de vaca. Espero que goste. Vamos a receita:
Canjica deliciosa com leite de soja

Adoro canjica, mas como não consumo leite de vaca resolvi fazer minha canjica com leite de soja.
Ficou muito gostosa e todos aqui em casa aprovaram. Dei um pouco para uma amiga e ela também aprovou. Como já sabemos a soja é muito mais saudável e seus benefícios são muitos.

Para começar, as proteínas encontradas nos grãos da soja têm qualidade equivalente às proteínas encontradas na carne, leite e ovos. A soja tem eficácia comprovada na prevenção ao câncer, e a doenças do coração, além de aliviar sintomas da menopausa, contribuir para o controle do peso e ajudar na recuperação muscular.

Ingredientes:
300 gramas de canjica
1 litro de leite de soja
4 colheres de açúcar
1 xícara leite de condensado de soja
50 g de coco seco ralado
1 litro de água
1 canela em pau
Canela em pó a gosto para polvilhar
Preparo:
Lave bem a canjica e deixe de molho, coberta de água por 6 horas. Escorra a água e leve a canjica a uma panela de pressão adicionando o litro de água, a canela e deixe cozinhar por 40 minutos. Depois de cozida coloque o leite de soja, o condensado de soja, a canela em pau o coco ralado e 4 colheres de açúcar, deixe ferver por mais 15 minutos sem pressão, é necessário mexer para que o leite não derrame. Esta pronta é só servir.


3 comentários:

Mar Varela disse...

Para poder copiar tus recetas las traduzco primero, pero no consigo saber que es canjica, la foto tiene muy buena pinta pero espero que me digas lo que es a ver si se puede comprar por aquí
Un beso cielo

Talita disse...

Canjica é bom pra dar uma esquentada no inverno. Hummm...

Betechef disse...

Olá Mar!
Obrigada pela visita! Canjica é um prato feito com grãos de milho branco.Espero que tenha te ajudado amiga.
Bjs e uma ótima semana!

.

O SABOR DA VIDA COMEÇA NA COZINHA